Logo Passei Direto
Buscar
Material
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Relatório sobre observação e contagem de bactérias submetidas ao método meio de cultura agar
 Introdução 
O relatório a seguir falaremos sobre o Meio de cultura Agar.
O Agar é um solidificante usado na preparação de meios de cultura isentos de qualquer tipo de microrganismo contaminante, pois vai facilitar na identificação, crescimento e desenvolvimento de outros microrganismos ,quando adicionado a um caldo nutriente ,esse caldo é necessário para o cultivo de um determinado microrganismo.
Os meios de cultura para se ter um cultivo desses microrganismos são necessários nutrientes muitos complexos a maioria desses meios são baseados em infusão de carne ou por exemplo extratos de peptona e outros ingredientes também são adicionados.
O meio de cultura é um meio liquido ou gel com nutrientes essenciais e parâmetros de crescimentos necessários para esses microrganismos.
Existem mais de 2.000 meios de cultura cada um atendendo a uma demanda diferente com seus nutrientes e fatores de crescimentos necessários para o desenvolvimentos e crescimento de bactérias, embora tenham diversas condições como umidade, temperatura, oxigênio, isolamento, alcalinidade o seu principal objetivo é o cultivo desses microrganismos para se obter o resultado no qual se espera.
A seguir veremos os meios de cultura ágar e explicaremos qual o seu método e para qual tipo de pesquisa e microrganismo ele é o mais indicado.
1. Meio Ágar Sabouraud
A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais. O Ágar Sabouraud é um método extremamente seletivo, pois seu pH, levemente ácido, favorece o crescimento de dermatófitos e inibe algumas espécies bacterianas de interesse clínico, isso acontece devido a presença de cloranfenicol, um antibiótico de amplo espectro que age contra as bactérias gram negativas, gram positivas e riquétsias.
Um dos diferenciais do meio Ágar Sabouraud é a elevada concentração de dextrose, que proporciona uma vantagem para o desenvolvimento dos fungos estáveis por osmose, a medida que a maioria das bactérias não suporta a elevada concentração de açúcar. O período de incubação do Ágar Sabouraud é de no mínimo 3 dias em temperatura de 25°C.
          Não há restrições quanto ao tipo de amostra a ser utilizada no Ágar Sabouraud. Em casos específicos pode ser necessária a cultura conjunta com um meio não seletivo para que o analista tenha uma resposta completa. O laboratório onde as amostras serão analisadas deve estabelecer critérios de coleta e conservação das amostras, de acordo com sua política de qualidade.         
  É importante ressaltar que para o método Ágar Sabouraud obter os resultados esperados é preciso considerar as necessidades específicas, suplementos característico ou ambiente controlado, de cada espécie de microrganismo, pois eles podem não apresentar o crescimento adequado se semeados em meio de cultura que não apresente os requisitos mínimos.
2. Ágar Mueller Hinton 
Conhecido como um dos melhores meios de cultura para a realização de Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA), o Ágar Mueller Hinton, também chamado de Antibiograma, atesta se uma bactéria é sensível ou não a certos antibióticos. Umas das vantagens do Ágar Mueller Hinton é que ele possui nutritiva fonte de proteínas e carboidratos que proporcionam o rápido desenvolvimento das bactérias analisadas. Além disso, o Ágar Mueller Hinton é a técnica padrão recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para essa finalidade.
O Ágar Mueller Hinton tem o princípio base que determina a propagação do antimicrobiano na superfície do produto, por meio de um disco. Sua composição consiste em ácido hidroselado de caseína e extrato de carne, que fornecem nitrogênio, aminoácidos, vitaminas e outros nutrientes que sustentam o desenvolvimento de microorganismos.
Uma das vantagens de utilizar o método Ágar Mueller Hinton é que um único disco permite testar uma bactéria com números variáveis de antimicrobianos, cerca de 12 drogas com concentrações diferentes.
3. Ágar Sangue de carneiro
O Ágar Sangue de Carneiro é um meio de cultivo para a grande maioria das bactérias gram positivas e gram negativas, como fungos (bolores e leveduras), a partir de uma base rica e suplementada que oferece ótimas condições para o desenvolvimento de microorganismos. A fórmula do Ágar Sangue de Carneiro é composta basicamente por extrato de levedura que fornece nitrogênio, carbono, aminoácidos e vitaminas. A fonte de nitrogênio para o Ágar Sangue de Carneiro é a Proteoma Peptona e o equilíbrio é mantido pela concentração de cloreto de sódio, utilizado como agente lubrificante.
O Ágar Sangue de Carneiro oferece vantagens exclusivas como a rapidez no isolamento dos microrganismos, realizado entre 18 e 24 horas de incubação em um único passo. Além disso, o Ágar Sangue de Carneiro é mais fácil de utilizar pois é fornecido em placas prontas para o uso, acabando com o trabalhoso processo de preparação nos laboratórios.
4. Ágar Chocolate
Ágar Chocolate é amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos.
O ágar Chocolate consiste em um meio enriquecido com suplemento VX de forma a favorecer o crescimento de diversos patógenos fastidiosos como Haemophilus spp. e Neisseria spp. isolados de materiais clínicos nobres (LCR, aspirados invasivos), ou não (sangue, secreções) entre outros.
 A adição de bacitracina no meio, facilita o desenvolvimento de espécies como Haemophilus spp., promovendo leve inibição a alguns microrganismos de microbiota. Indicado para a pesquisa clínica de microrganismos fastidiosos em amostras de origem nobre e em amostras de secreções. Carpenter e Morton descreveram um meio melhorado para o isolamento do gonococo em 24 horas.
 A eficácia deste meio, Agar GC suplementado com hemoglobina e concentrado de levedura, foi demonstrada num estudo de doze meios utilizados na altura para o isolamento deste microrganismo. A BBL® melhorou o meio substituindo o concentrado de levedura pelo suplemento de enriquecimento IsoVitaleX Enrichment®, um suplemento definido quimicamente, desenvolvido especialmente para auxiliar o crescimento de gonococos, embora seja amplamente aplicado a outros microrganismos como, por exemplo, o Haemophilus spp. e Streptococcus pneumoniae.
5. Ágar MacConkey 
O Ágar MacConkey é considerado um dos primeiros meios de cultivo para bactérias gram negativas indicando a fermentação por lactose. Recomenda-se a utilização do Ágar MacConkey em amostras clínicas que contenham microbiota mista, como urina, fezes, feridas e secreções. As bactérias gram negativas se desenvolvem melhor com essa técnica e se diferenciam por apresentarem a habilidade de fermentar a lactose.
Diferente dos outros meios de cultura, o Ágar MacConkey é seletivo, pois apresenta combinação de sais biliares e o cristal violeta, que inibem os microrganismos gram positivos, assim reduzindo relativamente doenças causadas por bactérias ou protozoários presentes nas fezes. Além disso, um dos diferenciais do Ágar MacConkey é que as bactérias gram negativas produzem colônias na cor rosa. As incapazes de fermentar permanecem incolores.
Além disso, o Ágar MacConkey também pode ser utilizado para a contagem de bactérias coli-aerogenosas encontradas nas fezes de gados e ovelhas e em carcaças de aves. Embora as características das colônias produzidas com o Ágar MacConkey ofereçam a possibilidade de serem realizados alguns testes de diagnóstico diretos, é indispensável a realização de testes bioquímicos para uma identificação completa.
CULTIVO DE MICRORGANISMOS
 - Ferramentas e etapas envolvidas:
· Meio de cultura – base que oferece nutrientes, favorecendo o crescimento de determinado microrganismo.
· Inóculo – quando os microrganismos de interesse são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento.
· Cultura – quando microrganismoscrescem e se multiplicam no meio.
· Placa de Petri – recipiente estéril, constituído por uma base e tampa, ideal para crescimento da amostra em condições controladas.
· Ágar – substância em gel colocada na placa de Petri que suporta e propicia o crescimento dos microrganismos.
· Alça de repicagem – é um instrumento de uso em laboratórios é um instrumento de uso em laboratórios
	
 Primeiro é preparado o ágar (muitos deles já contém os nutrientes necessários para a cultura) que em seguida é despejado na placa de Petri, formando uma camada no fundo. Depois que a solução endurece, o microrganismo pode ser inoculado, geralmente através de uma alça de repicagem. Nesta etapa alguns cuidados devem ser tomados para que não haja nenhuma contaminação e só o microrganismo de interesse esteja presente. As placas de Petri devem ser incubadas e armazenadas em posição invertida de forma que o ágar fique para cima, assim a condensação não cairá sobre a amostra interrompendo a superfície de crescimento.
Resultados e discussão 
Após observação, foi possível determinar que... 
 
https://www.laborclin.com.br/agar-sabouraud-seletividade-e-facilidade-no-cultivo-de-fungos/
https://www.advagen.com.br/product/agar-chocolate-thayer-martin/
https://kasvi.com.br/como-os-microrganismos-se-desenvolvem-em-meio-de-cultura/

Mais conteúdos dessa disciplina