Buscar

METODOLOGIAS PARA DESENVOLVER A PSICOMOTRICIDADE

Prévia do material em texto

METODOLOGIAS PARA DESENVOLVER A PSICOMOTRICIDADE
Desde o primeiro contato da criança com o ambiente escolar, é importante que os docentes elaborem atividades com o objetivo de trabalhar todo aspecto da psicomotricidade nas crianças. É válido salientar que a divisão das brincadeiras deve considerar a idade das crianças, pois aquele aluno que tem menos de três anos não apresenta firmeza como um pequeno com quatro ou cinco, por exemplo.
Os docentes que atuam com a educação infantil podem estimular o desenvolvimento da psicomotricidade como uma ferramenta de ampliação da construção dos conhecimentos da criança. 
Algumas propostas interessantes são jogos de imitação, quebra-cabeça de um boneco desmontável, completar o desenho de uma figura humana, representar partes do corpo humano com guache, tinta colorida, circuitos com figuras geométricas, pneus, bastões, caixas, modelagem com massinha, recorte de revistas e jornais com objetivos específicos, como formação do nome próprio jogos de memória, entre outros.
Brincadeiras que envolvem movimentos diversificados da criança e o fortalecimento do aspecto afetivo dela são indispensáveis para sua vida. 
Até os três anos de idade são interessantes gincanas que favoreçam o estímulo da descoberta do espaço, exercícios com bolas e peças de plástico; atividades táteis, pintar os pés, solicitando que a criança trace um caminho; brincadeiras de encher e esvaziar vasilhas pequenas com areia também são ótimas para essa fase da primeira infância.
Acima dos quatro anos de idade são indicadas atividades que estimulem os pequenos a pular, rolar, saltar, dançar e exercícios que apresentam as mesmas rotinas que farão parte da sua vida, como pentear os cabelos, vestir uma roupa, amarrar os sapatos, escolher um brinquedo, etc. 
Ressaltando também algumas atividades independem da idade, como desenhos, pinturas e colagens.

Continue navegando