Buscar

Educação na Antiguidade

Prévia do material em texto

A educação antes da Era Moderna (Parte I)
08 fevereiro 2022
Definindo um conceito…
A EDUCAÇÃO é um processo que leva o indivíduo a se apropriar de ensinamentos fundamentais para a inserção em seu mundo.
Educação - construção do “ser social” - civilização
O surgimento da escrita e as primeiras civilizações do dito Crescente Fértil, região onde o homem se tornou sedentário e pode desenvolver técnicas que tornaram possíveis a criação de caracteres que exprimiam suas ideias, dando-se assim, um suporte de aprendizado às futuras gerações.
Foi nesse “mundo” que surgiu algo fundamental para a educação: a escrita.
Antiguidade Oriental
e a educação
Revolução Neolítica (+/- 10.000 a.C.)
A educação deixa de ser “igualitária” - “dualismo educacional”
Transmissão de regras e modelos de conduta social
Forte influência da religião
Nas civilizações orientais não havia uma reflexão predominantemente pedagógica, restringindo-se a orientações de como educar, presentes nos escritos sagrados.
Estes ofereciam regras e modelos de conduta, seguindo valores religiosos e morais, com a finalidade, por um lado, de perpetuar os costumes e, portanto, as hierarquias sociais, e, por outro, evitar a transgressão das normas estabelecidas.
A influência da religião poderia ser vista no ensino da escrita, por exemplo, que era bastante restrito em função de seu caráter sagrado.
A educação na Antiguidade Clássica
Chamamos de educação clássica o ensino desenvolvido no Ocidente, entre os gregos e romanos, durante o século V a.C e o século V d.C.
A educação, nas civilizações clássicas, passa a ser encarada como um problema essencial da humanidade.
Paideia (Grécia)
Humanitas (Roma)
Grécia
Ênfase era dada na formação integral, que consistia na integração entre a cultura e a sociedade - paideia
As escolas somente aparecem com as primeiras póleis, tendo como finalidade atender a procura por instrução.
No período clássico a escola já se encontrava estabelecida, sobretudo em Atenas.
O aumento de estabelecimentos escolares na Grécia não representa uma “democratização” do ensino, uma vez que a educação permanecia elitizada, atendendo principalmente aqueles jovens oriundos das famílias tradicionais da antiga nobreza ou das famílias de enriquecidos mercadores.
A educação era reservada aos homens livres.
Roma
Em contato com os gregos, os romanos adotam o seu modelo de educação, apresentando, neste campo, algumas particularidades.
humanitas = algo equivalente à Paidéia grega, como aquela cultura geral que transcende os interesses locais e nacionais no sentido de educação, cultura do espírito.
No entanto, a humanitas distingue-se da Paideia por se tratar de uma cultura predominantemente humanística e, principalmente, cosmopolita e universal, buscando aquilo que caracteriza o ser humano, em todos os tempos e lugares.
Os romanos pretendiam universalizar, levar a todos os povos a sua humanitas, o que acabou conseguindo por meio do cristianismo.

Continue navegando