Logo Passei Direto
Buscar

N2 (A5)_ Revisão da tentativa

Prova (revisão de tentativa) da disciplina Gestão em Serviços de Saúde: questões de múltipla escolha sobre alimentação e nutrição hospitalar, responsabilidades do nutricionista e processos de tomada de decisão organizacional, com referências bibliográficas e pontuação da tentativa.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando a instituição é o hospital, que tem como objetivo principal a recuperação da saúde, a atenção integral ao paciente sob internação abrange um conjunto de cuidados, dentre estes os relacionados à alimentação e à nutrição [...] Com eles, além da oferta de alimentos seguros, se objetiva: corrigir e evitar deficiências nutricionais que concorrem para o aumento das complicações e da mortalidade; identificar em tempo hábil os pacientes que requerem um apoio nutricional especializado e individual e, ao reconhecer os benefícios de se alimentarem os pacientes hospitalizados.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras, e (F) as falsas.
I. ( ) Questões higiênico-sanitárias dos alimentos são de responsabilidade do setor de compras e não afetam a área de nutrição. A nutrição hospitalar se refere a gestão das refeições dos pacientes.
II. ( ) O serviço de nutrição tem como responsabilidades o preparo, porcionamento e distribuição das refeições chamadas diferenciadas. Já o serviço de dietética presta a assistência clínico-nutricional e executa refeições que atendam às preferências do paciente.
III. ( ) As Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares podem ser definidas como estabelecimentos que desempenham exclusivamente as atividades administrativas relacionada aos alimentos e de refeições no ambiente hospitalar. As atividades administrativas relacionadas a essas questões são de responsabilidade do setor de hotelaria.
IV. ( ) O nutricionista é o responsável técnico pelos cuidados nutricionais realizados no hospital. Uma das funções da nutrição e alimentação é restaurar a saúde dos pacientes, atuando como auxiliar no tratamento médico.
V. ( ) O nutricionista é responsável pelo planejamento, controle, organização, direção e supervisão dos funcionários do serviços de nutrição. Também é responsável pela requisição, solicitação de compras, administração de estoques, gerenciamento da equipe e previsão de pessoal.
a. F, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. V, V, V, V, V.
d. F, F, F, F, F.
e. F, F, F, V, V.

Conforme Gutierrez (1999, apud ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”.
Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
a. O processo de tomada de decisões nas organizações é relativamente simples, já que a as decisões sempre tem impactos locais, mesmo gestores de diferentes departamentos e níveis tendem a tomar as decisões de modo muito semelhante.
b. Quando tomamos uma decisão, escolhemos sempre entre duas alternativas, sendo que uma sempre é objetivamente melhor que outra, tornando a maioria das decisões relativamente simples, mesmo em níveis organizacionais mais altos.
c. No contexto hospitalar existem pouca intersecção entre as decisões relacionadas à saúde do paciente e decisões administrativas, dado que são áreas muito diferentes.
d. Objetivos de hospitais sem fins lucrativos e pertencentes a investidores são muito semelhantes, em ambos o foco é ser eficientes e usar os recursos disponíveis para atender os pacientes o melhor possível, independente dos custos.
e. As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação [...] A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale com V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Alguns dos objetivos da seguridade no Brasil são: universalidade da cobertura, universalidade do atendimento, distribuição igualitária entre os serviços para populações urbanas e rurais e base de financiamento diversa.
II. ( ) Previamente a criação do SUS, os brasileiros já tinham acesso quase que irrestrito a saúde, a criação do SUS foi utilizada como meio de formalizar esse acesso.
III. ( ) O INAMPS prestava serviço apenas a seus associados e dependentes, sendo que os associados eram apenas as pessoas que faziam parte da economia formal. A população considerada indigente recebia atendimento de algumas instituições específicas, mas isso era considerado como caridade.
IV. ( ) A transferência de responsabilidades do INAMPS para o SUS foi feita de modo sereno, a estrutura do INAMPS era subutilizada, então a ela foi suficiente para atender as necessidades de toda a população.
V. ( ) Um dos desafios enfrentados pelos gestores municipais do SUS é a heterogeneidade dos municípios. E, além disso, a descentralização dos recursos financeiros, que é um dos objetivos do sistema nem sempre é acompanhada de transferência do poder de decisão para os municípios, sendo que frequentemente os recursos estão associados com programas específicos, limitando a autonomia dos gestores.
a. F, F, F, F, F.
b. V, F, V, F, V.
c. V, F, F, V, V.
d. V, V, V, V, V.
e. F, V, F, V, F.

De acordo com Moysés Filho (2015, s./p.) “Para se elaborar um planejamento estratégico existem inúmeras propostas metodológicas. Para que os objetivos sejam alcançados as orientações estratégicas são elaboradas e realizadas de forma integrada com seus respectivos planos de ação. [...] Planejamento e gestão estratégica, quando trabalhados adequadamente, propiciam que uma organização de saúde melhore sua posição no ambiente em que estiver atuando.”
Assinale as afirmativas a seguir a respeito do planejamento estratégico em serviços de saúde.
I. Ao determinar sua estratégia de serviços, o hospital escolhe quais são os serviços que vai oferecer, tanto na internação quanto ambulatorial. Isso é importante pois afeta questões como estrutura física, equipamentos, recursos humanos, entre outros.
II. O planejamento estratégico em um hospital pode ser realizado em nível corporativo (diversos hospitais, clínicas e afins). Se realizado para a corporação, ele pode ser dividido em planejamentos menores, desde que eles sejam capazes de competir entre si, de modo a ganhar mais mercado.
III. As quatro estratégias mais comuns para hospitais são: concentrado, especialista em emergências, especialista em serviços e superespecialista.
IV. Ao decidir os serviços em que vai competir, o hospital trata de sua estratégia operacional. A estratégia operacional foca em decidir quais planos de saúde irá atender e o percentual de pacientes SUS.
V. Hospitais são organizações profissionais, que se destacam pelo alto nível de capacitação de seus recursos humanos, mas é necessária uma estratégia para integrar as atividades e objetivos de todos.
a. I, II, III e IV.
b. I e V.
c. I e II.
d. II e IV.
e. III e V.

Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no processo. Os sistemas híbridos podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da instituição.”
Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.
II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.
III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.
IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.
V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.
a. V, F, F, F, F.
b. F, V, F, V, F.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, V, V.
e. F, V, V, F, F.

Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência, ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer, desde que ela se mantenha com bons resultados.
II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível fazer isso sem gerenciar as mudanças.
III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin para gestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem.
IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa.
V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão.
a. F, F, F, F, F.
b. F, V, F, F, F.
c. V, V, V, V, V.
d. V, F, F, V, V.
e. F, V, F, V, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando a instituição é o hospital, que tem como objetivo principal a recuperação da saúde, a atenção integral ao paciente sob internação abrange um conjunto de cuidados, dentre estes os relacionados à alimentação e à nutrição [...] Com eles, além da oferta de alimentos seguros, se objetiva: corrigir e evitar deficiências nutricionais que concorrem para o aumento das complicações e da mortalidade; identificar em tempo hábil os pacientes que requerem um apoio nutricional especializado e individual e, ao reconhecer os benefícios de se alimentarem os pacientes hospitalizados.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras, e (F) as falsas.
I. ( ) Questões higiênico-sanitárias dos alimentos são de responsabilidade do setor de compras e não afetam a área de nutrição. A nutrição hospitalar se refere a gestão das refeições dos pacientes.
II. ( ) O serviço de nutrição tem como responsabilidades o preparo, porcionamento e distribuição das refeições chamadas diferenciadas. Já o serviço de dietética presta a assistência clínico-nutricional e executa refeições que atendam às preferências do paciente.
III. ( ) As Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares podem ser definidas como estabelecimentos que desempenham exclusivamente as atividades administrativas relacionada aos alimentos e de refeições no ambiente hospitalar. As atividades administrativas relacionadas a essas questões são de responsabilidade do setor de hotelaria.
IV. ( ) O nutricionista é o responsável técnico pelos cuidados nutricionais realizados no hospital. Uma das funções da nutrição e alimentação é restaurar a saúde dos pacientes, atuando como auxiliar no tratamento médico.
V. ( ) O nutricionista é responsável pelo planejamento, controle, organização, direção e supervisão dos funcionários do serviços de nutrição. Também é responsável pela requisição, solicitação de compras, administração de estoques, gerenciamento da equipe e previsão de pessoal.
a. F, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. V, V, V, V, V.
d. F, F, F, F, F.
e. F, F, F, V, V.

Conforme Gutierrez (1999, apud ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”.
Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
a. O processo de tomada de decisões nas organizações é relativamente simples, já que a as decisões sempre tem impactos locais, mesmo gestores de diferentes departamentos e níveis tendem a tomar as decisões de modo muito semelhante.
b. Quando tomamos uma decisão, escolhemos sempre entre duas alternativas, sendo que uma sempre é objetivamente melhor que outra, tornando a maioria das decisões relativamente simples, mesmo em níveis organizacionais mais altos.
c. No contexto hospitalar existem pouca intersecção entre as decisões relacionadas à saúde do paciente e decisões administrativas, dado que são áreas muito diferentes.
d. Objetivos de hospitais sem fins lucrativos e pertencentes a investidores são muito semelhantes, em ambos o foco é ser eficientes e usar os recursos disponíveis para atender os pacientes o melhor possível, independente dos custos.
e. As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação [...] A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale com V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Alguns dos objetivos da seguridade no Brasil são: universalidade da cobertura, universalidade do atendimento, distribuição igualitária entre os serviços para populações urbanas e rurais e base de financiamento diversa.
II. ( ) Previamente a criação do SUS, os brasileiros já tinham acesso quase que irrestrito a saúde, a criação do SUS foi utilizada como meio de formalizar esse acesso.
III. ( ) O INAMPS prestava serviço apenas a seus associados e dependentes, sendo que os associados eram apenas as pessoas que faziam parte da economia formal. A população considerada indigente recebia atendimento de algumas instituições específicas, mas isso era considerado como caridade.
IV. ( ) A transferência de responsabilidades do INAMPS para o SUS foi feita de modo sereno, a estrutura do INAMPS era subutilizada, então a ela foi suficiente para atender as necessidades de toda a população.
V. ( ) Um dos desafios enfrentados pelos gestores municipais do SUS é a heterogeneidade dos municípios. E, além disso, a descentralização dos recursos financeiros, que é um dos objetivos do sistema nem sempre é acompanhada de transferência do poder de decisão para os municípios, sendo que frequentemente os recursos estão associados com programas específicos, limitando a autonomia dos gestores.
a. F, F, F, F, F.
b. V, F, V, F, V.
c. V, F, F, V, V.
d. V, V, V, V, V.
e. F, V, F, V, F.

De acordo com Moysés Filho (2015, s./p.) “Para se elaborar um planejamento estratégico existem inúmeras propostas metodológicas. Para que os objetivos sejam alcançados as orientações estratégicas são elaboradas e realizadas de forma integrada com seus respectivos planos de ação. [...] Planejamento e gestão estratégica, quando trabalhados adequadamente, propiciam que uma organização de saúde melhore sua posição no ambiente em que estiver atuando.”
Assinale as afirmativas a seguir a respeito do planejamento estratégico em serviços de saúde.
I. Ao determinar sua estratégia de serviços, o hospital escolhe quais são os serviços que vai oferecer, tanto na internação quanto ambulatorial. Isso é importante pois afeta questões como estrutura física, equipamentos, recursos humanos, entre outros.
II. O planejamento estratégico em um hospital pode ser realizado em nível corporativo (diversos hospitais, clínicas e afins). Se realizado para a corporação, ele pode ser dividido em planejamentos menores, desde que eles sejam capazes de competir entre si, de modo a ganhar mais mercado.
III. As quatro estratégias mais comuns para hospitais são: concentrado, especialista em emergências, especialista em serviços e superespecialista.
IV. Ao decidir os serviços em que vai competir, o hospital trata de sua estratégia operacional. A estratégia operacional foca em decidir quais planos de saúde irá atender e o percentual de pacientes SUS.
V. Hospitais são organizações profissionais, que se destacam pelo alto nível de capacitação de seus recursos humanos, mas é necessária uma estratégia para integrar as atividades e objetivos de todos.
a. I, II, III e IV.
b. I e V.
c. I e II.
d. II e IV.
e. III e V.

Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no processo. Os sistemas híbridos podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da instituição.”
Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.
II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.
III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.
IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.
V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.
a. V, F, F, F, F.
b. F, V, F, V, F.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, V, V.
e. F, V, V, F, F.

Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência, ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer, desde que ela se mantenha com bons resultados.
II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível fazer isso sem gerenciar as mudanças.
III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin para gestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem.
IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa.
V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão.
a. F, F, F, F, F.
b. F, V, F, F, F.
c. V, V, V, V, V.
d. V, F, F, V, V.
e. F, V, F, V, F.

Prévia do material em texto

17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 1/9
Minhas Disciplinas 222RGR1491A - GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE PROVA N2 (A5) N2 (A5)
Iniciado em sábado, 17 dez 2022, 14:51
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 17 dez 2022, 15:38
Tempo
empregado
46 minutos 58 segundos
Avaliar 9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
“Quando a instituição é o hospital, que tem como objetivo principal a recuperação da saúde, a atenção integral ao paciente sob internação
abrange um conjunto de cuidados, dentre estes os relacionados à alimentação e à nutrição [...] Com eles, além da oferta de alimentos
seguros, se objetiva: corrigir e evitar deficiências nutricionais que concorrem para o aumento das complicações e da mortalidade; identificar
em tempo hábil os pacientes que requerem um apoio nutricional especializado e individual e, ao reconhecer os benefícios de se
alimentarem os pacientes hospitalizados.”
DE SETA, M. H. et al. Cuidado nutricional em hospitais públicos de quatro estados brasileiros: contribuições da avaliação em saúde à
vigilância sanitária de serviços. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3413-3422, 2010.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras, e (F) as falsas.
I. ( ) Questões higiênico-sanitárias dos alimentos são de responsabilidade do setor de compras e não afetam a área de nutrição. A nutrição
hospitalar se refere a gestão das refeições dos pacientes.
II. ( ) O serviço de nutrição tem como responsabilidades o preparo, porcionamento e distribuição das refeições chamadas diferenciadas. Já
o serviço de dietética presta a assistência clínico-nutricional e executa refeições que atendam às preferências do paciente.
III. ( ) As Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares podem ser definidas como estabelecimentos que desempenham exclusivamente
as atividades administrativas relacionada aos alimentos e de refeições no ambiente hospitalar. As atividades administrativas relacionadas a
essas questões são de responsabilidade do setor de hotelaria.
IV. ( ) O nutricionista é o responsável técnico pelos cuidados nutricionais realizados no hospital. Uma das funções da nutrição e
alimentação é restaurar a saúde dos pacientes, atuando como auxiliar no tratamento médico.
V. ( ) O nutricionista é responsável pelo planejamento, controle, organização, direção e supervisão dos funcionários do serviços de nutrição.
Também é responsável pela requisição, solicitação de compras, administração de estoques, gerenciamento da equipe e previsão de
pessoal.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
a. F, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. V, V, V, V, V.
d. F, F, F, F, F.
e. F, F, F, V, V.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/my/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=18495
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=18495&section=7
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=520586
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 2/9
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Conforme Gutierrez (1999, apud
ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas
esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos
mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das
dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de
informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”
ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003. Disponível
em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 20 jul. 2020.
Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
a. O processo de tomada de decisões nas organizações é relativamente simples, já que a as decisões sempre tem impactos
locais, mesmo gestores de diferentes departamentos e níveis tendem a tomar as decisões de modo muito semelhante.
b. Quando tomamos uma decisão, escolhemos sempre entre duas alternativas, sendo que uma sempre é objetivamente melhor
que outra, tornando a maioria das decisões relativamente simples, mesmo em níveis organizacionais mais altos.
c. No contexto hospitalar existem pouca intersecção entre as decisões relacionadas à saúde do paciente e decisões
administrativas, dado que são áreas muito diferentes.
d. Objetivos de hospitais sem �ns lucrativos e pertencentes a investidores são muito semelhantes, em ambos o foco é ser
e�cientes e usar os recursos disponíveis para atender os pacientes o melhor possível, independente dos custos.
e. As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identi�car o problema, reunir os dados necessários para
entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 3/9
Questão 3
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
“O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples
atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral,
universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação [...] A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados
assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de
vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.” MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Único de Saúde (SUS): estrutura, princípios e
como funciona. Disponível em: https://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude. Acesso em: 15 de maio de 2020.
Com base no enunciado, analise as afirmativas a seguir e assinale com V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Alguns dos objetivos da seguridade no Brasil são: universalidade da cobertura, universalidade do atendimento, distribuição igualitária
entre os serviços para populações urbanas e rurais e base de financiamento diversa.
II. ( ) Previamente a criação do SUS, os brasileiros já tinham acesso quase que irrestrito a saúde, a criação do SUS foi utilizada como meio
de formalizar esse acesso.
III. ( ) O INAMPS prestava serviço apenas a seus associados e dependentes, sendo que os associados eram apenas as pessoas que
faziam parte da economia formal. A população considerada indigente recebia atendimento de algumas instituições específicas, mas isso era
considerado como caridade.
IV. ( ) A transferência de responsabilidades do INAMPS para o SUS foi feita de modo sereno, a estrutura do INAMPS era subutilizada,então
a ela foi suficiente para atender as necessidades de toda a população.
V. ( ) Um dos desafios enfrentados pelos gestores municipais do SUS é a heterogeneidade dos municípios. E, além disso, a
descentralização dos recursos financeiros, que é um dos objetivos do sistema nem sempre é acompanhada de transferência do poder de
decisão para os municípios, sendo que frequentemente os recursos estão associados com programas específicos, limitando a autonomia
dos gestores.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
a. F, F, F, F, F.
b. V, V, V, V, V.
c. V, F, F, V, V.
d. V, F, V, F, V.
e. F, V, F, V, F.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 4/9
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com Moysés Filho (2015, s./p.) “Para se elaborar um planejamento estratégico existem inúmeras propostas metodológicas. Para
que os objetivos sejam alcançados as orientações estratégicas são elaboradas e realizadas de forma integrada com seus respectivos
planos de ação. [...] Planejamento e gestão estratégica, quando trabalhados adequadamente, propiciam que uma organização de saúde
melhore sua posição no ambiente em que estiver atuando”.
MOYSÉS, J. F. Planejamento e gestão estratégica em organizações de saúde. São Paulo: Editora FGV, 2015.
Assinale as afirmativas a seguir a respeito do planejamento estratégico em serviços de saúde.
I. Ao determinar sua estratégia de serviços, o hospital escolhe quais são os serviços que vai oferecer, tanto na internação quanto
ambulatorial. Isso é importante pois afeta questões como estrutura física, equipamentos, recursos humanos, entre outros.
II. O planejamento estratégico em um hospital pode ser realizado em nível corporativo (diversos hospitais, clínicas e afins). Se realizado
para a corporação, ele pode ser dividido em planejamentos menores, desde que eles sejam capazes de competir entre si, de modo a
ganhar mais mercado.
III. As quatro estratégias mais comuns para hospitais são: concentrado, especialista em emergências, especialista em serviços e
superespecialista.
IV. Ao decidir os serviços em que vai competir, o hospital trata de sua estratégia operacional. A estratégia operacional foca em decidir quais
planos de saúde irá atender e o percentual de pacientes SUS.
V. Hospitais são organizações profissionais, que se destacam pelo alto nível de capacitação de seus recursos humanos, mas é necessária
uma estratégia para integrar as atividades e objetivos de todos.
Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta as afirmativas corretas.
a. III e V.
b. I, II, III e IV.
c. I e II.
d. I e V.
e. II e IV.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 5/9
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um
conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em
seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está
embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no pro cesso. Os sistemas híbridos
podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da
instituição.”
BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331,
2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf. Acesso em: 20
jul. 2020.
Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso
torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.
II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam
prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.
III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos
para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.
IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e
afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.
V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses
erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.
Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
a. F, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, F, F.
e. F, V, V, F, F.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 6/9
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
“Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já
organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a
restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto
dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência,
ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes (FONSECA, 2000).”
GUIMARÃES, R. S. et al. Gestão da Mudança: uma alternativa para a avaliação do impacto da mudança organizacional. Revista de
Administração FACES Journal, [Belo Horizonte], v. 10, n. 1, p. 95-113, 2011. Disponível
em: https://www.redalyc.org/pdf/1940/194019752006.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer,
desde que ela se mantenha com bons resultados.
II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível
fazer isso sem gerenciar as mudanças.
III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin paragestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem.
IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da
organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa.
V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa,
basta boa vontade da gestão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
a. F, V, F, V, F.
b. V, F, F, V, V.
c. F, F, F, F, F.
d. V, V, V, V, V.
e. F, V, F, F, F.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://www.redalyc.org/pdf/1940/194019752006.pdf
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 7/9
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
“Sob o ponto de vista da atividade econômica, sabemos que o setor privado da saúde, assim como todos os demais, também trabalha sob a
lógica do lucro e que cada empresa tem em sua memória de cálculo, por definição, avaliação de eficiência econômica. Quanto ao sistema
público [...] a partir dos anos 2000, é um crescente aporte de recursos federais transferidos a Estados e municípios que por sua vez, são
acrescidos de recursos próprios destes entes federados e aplicados em uma gama variada de programas cuja avaliação tem sido
negligenciada”.
MELAMED, C. Controvérsia: o sistema de saúde brasileiro é eficiente? Desafios do desenvolvimento, ano 6, edição 50, 2009. Disponível
em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2248:catid=28&Itemid=23. Acesso em: 13 de maio de
2020.
A partir do texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
Os brasileiros têm a possibilidade de optar, dependendo de suas condições financeiras e disponibilidade dos serviços, por utilizar o sistema
público ou privado de saúde. Os serviços públicos são direito de toda a população, já os privados dependem de condições específicas.
 
PORQUE
 
O setor privado utiliza os pagamentos feitos diretamente pelos usuários ou pelos planos de saúde, sendo assim seus serviços são focados
naqueles que se encaixam nessas condições.
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justi�cativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justi�cativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2248:catid=28&Itemid=23
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 8/9
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
“Atualmente, espera-se que a farmácia hospitalar desenvolva atividades clínicas e relacionadas à gestão, que devem ser organizadas de
acordo com as características do hospital onde se insere o serviço, isto é, manter coerência com o tipo e o nível de complexidade do
hospital [...] compreendendo seleção de medicamentos necessários; programação, aquisição e armazenamento adequado dos
selecionados; manipulação daqueles necessários e/ou indisponíveis no mercado; distribuição e dispensação com garantia de segurança e
tempestividade; acompanhamento da utilização e provimento de informação e orientação a pacientes e equipe de saúde”.
MAGARINOS-TORRES, R.; OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S.; PEPE, V. L. E. Atividades da farmácia hospitalar brasileira para com pacientes
hospitalizados: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 4, p. 973-984, 2007.
Com base no conteúdo estudado ao longo desta unidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Para seguir padrões internacionais é necessário que a farmácia hospitalar se concentre na distribuição dos medicamentos. O registro e
armazenamento são responsabilidades do setor de enfermagem.
II. O registro e controle manual da estocagem e distribuição de medicamentos é o formato mais utilizado. Hospitais de maior porte resolvem
problemas de volume de dados designando mais profissionais de farmácia para realização dos registros manuais.
III. As três tarefas principais da farmácia hospitalar são: verificação dos pedidos, preparação dos medicamentos e distribuição dos
medicamentos.
IV. É reponsabilidade da farmácia tratar do cumprimento das prescrições, distribuir medicamentos, garantir sua administração correta,
racionalizar custos, registros de incidentes, entre outras atividades. A dispensa do medicamento está condicionada a prescrição médica.
V. O dimensionamento de recursos humanos para a farmácia, assim como para qualquer outra área do hospital, varia de acordo com o nível
de complexidade dos cuidados, do grau de informatização e de mecanização da unidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
a. II, IV e V.
b. I, II e V.
c. I, II, III e V.
d. III, IV e V.
e. I, II e III.
Ao abordar o tema de gestão de pessoas, Dutra, Dutra e Dutra (2017, p. 4) trazem que “Historicamente, as pessoas vêm sendo encaradas
como um insumo, ou seja, como um recurso a ser administrado. Apesar das grandes transformações na organização da produção, os
conceitos sobre gestão de pessoas e sua transformação em práticas gerenciais tem ainda como fio condutor principal o controle sobre as
pessoas.”
DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
Dado o contexto descrito e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
a. Algumas das críticas aos resultados encontrados no experimento de Hawthorne focam na forma como os resultados foram
interpretados. Julgando que eles poderiam ser derivados de um viés do pesquisador e não da realidade.
b. Foram destaque na mesma época do estudo das relações humanas, o estudo da liderança, em especial as lideranças
democrática, populista e centralizadora.
c. O experimento de Hawthorne mostrou que o modo como a gestão tratava os empregados era irrelevante para a
produtividade. No estudo recompensas �nanceiras se mostraram muito mais relevantes.
d. A teoria comportamental / das relações humanas foi um complemento a visão humana dos empregados, que era destaque
na administração cientí�ca e clássica que tinham como base a satisfação dos empregados.
e. Previamente ao estudo das relações humanas nas organizações, já havia uma grande preocupação com o bem estar e
motivação dos funcionários, principalmente na administração cientí�ca.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
17/12/2022 15:43 N2 (A5): Revisãoda tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1731761&cmid=520586 9/9
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
“As organizações transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de revolver problemas de seus usuários e das
pessoas que as criaram. Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso de recursos, todos ficam satisfeitos: clientes,
usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral.”
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed., p. 5. São Paulo: Atlas, 2010.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
a. Previamente a administração cientí�ca as empresas focavam em fazer os trabalhadores produzirem mais e desenhavam os
processos focando na e�ciência.
b. As organizações eram consideradas muito e�cientes, mesmo antes da administração cientí�ca. As contribuições da
abordagem se concentraram principalmente em gestão de pessoas.
c. A administração cientí�ca divulgou muito a prática de deixar para o trabalhador a gestão e design de seu próprio trabalho.
d. A divisão entre gestão e operação era uma das marcas de antes da administração cientí�ca.
e. Um dos focos da administração cientí�ca é a melhoria da e�ciência. Para atingir esse objetivo uma das iniciativas foi o estudo
de tempos e movimentos. A ideia era conhecer as profundamente as atividades a serem executas, o tempo necessário e
utilizar isso como base.
◄ Revisão Atividade 4 (A4)
Seguir para...
Revisão Prova N2 (A5) ►
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=520585&forceview=1
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=520588&forceview=1
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina