Buscar

Atividade aula 3 educação a distância

Prévia do material em texto

A tecnologia chegou a novos tempos especialmente depois da globalização e passou a adquirir uma enorme importância, não só para os indivíduos, mas também para as nações e a sociedade em geral, levando problemas econômicos, políticos sociais e até mesmo culturais. A Tecnologia acabou sendo uma melhoria das condições de vida da sociedade, e tem sido alvo de muitas criticas por ser considerada dominação inconsciente da natureza, a serviço de interesses pessoais, industriais, militares, e muitas vezes podem ser prejudiciais ao ser humano, a Tecnologia tem causado desemprego, em decorrência da automação, O homem vem cada vez mais se desinteressando por algo tendo como solução pra tudo o computador chegando até a perder para uma maquina.
A relação ética e ciência é um dos debates que nos foram equacionados no século XXI. A partir do lançamento da bomba nuclear nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão no fim da II Guerra Mundial em 1945, e mais neste século com a degradação do meio ambiente, a ambiguidade do progresso científico e tecnológico passou do plano teórico para o existencial. Começamos a perceber na vida cotidiana a deterioração do ambiente físico e social ao lado do mundo maravilhoso da tecnologia. Isto cria um paradoxo entre a ciência e a ética.
As conquistas tecnológicas nos campos da comunicação, transporte, alimentação, moradia, saúde e lazer convivem ao lado do desequilíbrio ecológico, da miséria, da fome, o desemprego, os sem-terra, sem-teto, enfim ao lado de toda a violência que destrói dignidade humana.
A Ética, entre outras coisas, significa a restrição. O recurso a valores, constitutivos de qualquer agenda ética, implica aceitar proibições e limites. No contexto da sociedade atual, à que pertencemos, a criação dos campos científicos, entre outros fatores, da ideologia que preconiza a defesa da liberdade mais no que diz respeito ao conhecimento. A concepção moderna de ciência, a que estamos, ainda hoje, associados. Notamos que nos dias de hoje várias instituições se preocupam em elaborar um código de ética. Isso demonstra claramente a necessidade que a sociedade tem de controlar as medidas e atitudes das diversas profissões. 
A ética seria desta maneira então, intermediária, buscaria a justiça, a harmonia e os caminhos para alcançá-las. Quando buscamos, a justiça, a verdade, o entendimento e o conhecimento, o buscamos para satisfazer uma necessidade do sujeito.
Referências
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
 
MATOS, O. C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Editora Moderna, 1993 (Coleção Logos).
 
MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. 2.ed. São Paulo: JZE, 1998.
http://revistapesquisa.fapesp.br/1999/02/01/tecnica-tecnologia-e-ciencia-i/
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n1/a01v5n1.pdf

Continue navegando