Buscar

A ESSENCIA DO LÍDER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ESSENCIA DO LÍDER
O título original ("On becoming a leader") deixa mais clara a intenção do autor, que é realmente apresentar o caminho do desenvolvimento da liderança, em um texto didático e fácil de acompanhar. O autor, Warren Bennis, é considerado uns dos mais importantes autores sobre liderança, ele acredita que pessoas não nascem líderes, mas sim se desenvolvem.
O livro é um guia prático para quem tem interesse no assunto trazendo características, habilidades e atitudes típicas de um líder, detalhes de exemplos de líderes (de áreas variadas: da TV à pesquisa da cura da AIDS, passando pela indústria tecnológica, movimentos sociais e mais), e fala também sobre os passos que usualmente conduzem ao desenvolvimento da liderança é bem útil como complemento e guia para quem esteja sentindo a necessidade de trilhar este caminho, ou mesmo aprimorar a forma como lida com sua equipe e outras interações.
Apesar de ser um livro ter sido escrito há mais de 20 anos, isso não prejudica a compreensão, pois existem alguns elementos abordados que são atemporais como: a confiança em sua própria visão, o autoconhecimento, a busca dos mentores certos, a compreensão clara de objetivos, a capacidade de aprender com os erros e acertos e a diferença entre comandar e liderar.
Como sugestão de aplicação no time de Marketing, trazer os objetivos da organização de forma clara e com metas definidas para que todos possam entender o seu real papel e os ganhos, desenvolver a capacidade compreensão que os erros fazem parte do processo e ser o suporte na gestão de conflitos. 
Esta é a tradução da versão comemorativa de 20 anos da obra considerada um clássico sobre o tema. A presença de exemplos parcialmente datados não prejudica a compreensão, ainda mais considerando que o tempo não desgasta elementos básicos como:
a confiança em sua própria visão
o autoconhecimento
a busca dos mentores certos
a compreensão clara de objetivos
a capacidade de aprender com os erros e acertos
a diferença entre comandar e liderar
O título original ("On becoming a leader") deixa mais clara a intenção do autor, que é realmente apresentar o caminho do desenvolvimento da liderança, em um texto didático e fácil de acompanhar. São 248 páginas repletas de conhecimento prático bem fundamentado academicamente, e eu recomendo!
Considerado “o cabeça dos gurus de liderança” pela revista Forbes, Warren Bennis argumentou que líderes não nascem líderes — eles são feitos. Para incontáveis leitores, este livro serviu como fonte de insights, examinando as qualidades que definem a liderança, as pessoas que a exemplificam e as estratégias que qualquer um pode aplicar para alcançá-la. O autor critica o que considera uma falta de liderança em todo o mundo. Contra isso, ele fornece um guia prático e sólido para preencher essa lacuna por meio de uma obra filosófica e psicologicamente rica, que procura primeiramente definir o que é liderança — que, em sua visão, requere autoconhecimento e metas pessoais definidas. Num mundo fortemente definido pela turbulência e incerteza, o chamado para a liderança é mais urgente do que nunca. Com um epílogo novo sobre os desafios e oportunidades que os líderes enfrentam hoje, essa nova edição irá inspirar a nova geração e guiá-la rumo ao futuro.

Continue navegando