Buscar

Conceito e Evolucao

Prévia do material em texto

Indexação: Conceito e Breve historial
dr. Alex Virgilio

A indexação é vista como a acção de descrever e identificar um documento de acordo com seu assunto. Neet (1989) afirma que seu objectivo é facilitar a pesquisa de documentos ou informação contida em um documento.
Para Pinto (2000, p.63) “a indexação tem por objectivo teórico expressar de maneira mais fiel possível, a representação dos elementos que pertencem ao conteúdo de um documento, seja real ou virtual, a fim de que o mesmo possa ser recuperado posteriormente”.
Conceito da Indexação

Antiguidade (4000 a.C. a 476 d. C)
Nessa fase não se tem a ideia da indexação, mas já existia o esforço do tratamento da informação, o esforço de deixar a informação acessível. A indexação era baseada na memória e na oralidade.
Em 2700 a.C.- o Homem passou a se preocupar em tornar acessível a informação registada em um documento e para isso, resolve ordena-la de alguma forma (Gomes & Gusmão, 1983).
Pintura rupestre

Cont.
No século XVII a.C.- na antiga Suméria e Mesopotâmia se registavam tratados de comércios, leis e estudos científicos “pequenos resumos de livros antigos em tabuas de argila, através da escrita cuneiforme”.

No século IV- III a.C.- A Antiga Biblioteca de Alexandria, uma das maiores bibliotecas do mundo antigo, teve seu acervo organizado segundo a classificação de Calímaco, Seu catálogo, a Pinakes, era constituído por 120 volumes e era ordenado por temas e autores, com notas bibliográficas sobre estes últimos,
No século II d.C.- surge o guia De Libris Propiis Liber-. O surgimento deste guia cria um marco, em que compilações de obras isoladas são condensadas em um só documento, que continham cabeçalhos de capítulos na margem dos parágrafos.
cont.

No século V surge a obra anónima Apophthegmata- consistia na listagem de provérbios gregos sobre assuntos teológicos. A partir deste momento histórico, as obras começam a se configurar de forma a facilitar a recuperação de suas partes, através de capítulos, seções numeradas, cabeçalhos de capítulos, sumário e tábuas de matéria.
No século XIV - a concepção de índice evoluiu para a de listagem de conteúdo ou lista de resumos e notas. 
Idade Média (Século V-XV)

Cont.
Os copistas, de forma subjectiva e pessoal, escreviam as margens dos livros palavras ou frases que representassem o conteúdo do mesmo. Tentando desta forma criar uma espécie de indicação de relevância, (Silva & Fugita, 2004; Collinson, 1971).

Cont.
Nos finais da idade média (1440) Gutenberg aperfeiçoa a prensa móvel- com a criação de uma máquina capaz de produzir documentos em uma escala muito avançada, consequentemente vai aumentar o número de documentos disponíveis.

Surgimento da documentação que é vista hoje- como uma área responsável pelo tratamento da informação que reuni hoje a catalogação, indexação, arquivologia, etc. ela surge quando começam a produzir periódicos em 1665.
A reforma protestante, no século XVII, propiciou a tradução da bíblia e seu acesso ao público. Este fato demandou um esforço de indexação em grande escala, realizado em 1737 por Alexander Cruden, que lança a primeira concordância completa da Bíblia. Esta concordância relacionava citações com sua localização no texto, aspecto importante que influenciou os próximos índices (Ibid).
Idade Moderna (Século XV – XVIII)

No século XVIII há uma revolução na prensa, há uma evolução dos suportes de informação, consequentemente muda a forma de tratamento da informação. 
Segundo Silva & Fujita (2004) afirmam que, a indexação em si, como processo, foi realizada mais intensamente desde o aumento das publicações periódicas e da literatura técnico-científico ao longo dos séculos XVIII e XIX. Porque nesse momento, as publicações periódicas passaram a incluir listas e índices que remetiam para os documentos originais.
Idade Contemporânea (Século XVIII ao dias actuais)

Em 1791- Jean Baptiste Massieu cria o primeiro código de catalogação nacional, que abordava aspectos referentes a indexação de documentos. 
Em 1876 foi criado a CDD- Classificação Decimal de Dewey (EUA). 
Em 1882- poles Index, um índice cumulativo de periódicos usando palavra-chave, retiradas dos títulos dos artigos para representar as publicações indexadas.
Nessa época, a indexação é desempenhada por profissionais e especialistas no assunto. A revolução francesa proporcionou o surgimento do SNAE.
Cont.

H.W. Wilson lança a obra Reader`s Guide em 1901, no qual os artigos são indexados por autor e assunto específico, com inúmeras remissivas coordenando assuntos correlatos.
1911- Aprimoramento de índices, como é o caso da Encyclopedia Britânica que passaram a contar com um clareza maior e apresentação gráfica.
Em 1950- primeira aplicação da indexação automática, o índice KWIC (Keyword in contexto) P. Luhn propões uma análise automática da frequência da repetição das palavras em texto, e cria indexação baseada em raking de palavras retiradas do documento.
Década de 80- Surgimento de normas internacionais para padronização das actividades de indexação. 1990- Popularização dos computadores e 1998 indexação automática através do Google.
Cont.

Acesso aos documentos ocorre, muitas vezes, por intermédio de unidades de informação que os reúnem e disponibilizam. Para facilitar o acesso organizam a informação. A organização da informação ocorre em um sistema de informação.
O Sistema de Informação é um conjunto de elementos ou componentes relacionados para colectar, tratar e disseminar a informação. O SRI, ou simplesmente, Sistemas de Informação, visa dar acesso às informações potencialmente contidas em documentos registados, organizados e processados, a fim de garantir a eficácia do processo de busca e maximizar o uso (Jesus, 2002).
Sistema de Informação

A tarefa de indexar implica em circunscrever os sentidos, considerados em um sistema de conceitos, denotados pelos termos e explicados pelas definições (Perreira & Bufrem, 2005 citados por Monteiro, 2021: cp).
A indexação é primordial para a existência de uma unidade de informação e para o fechamento do ciclo informacional.
A indexação constitui representações de documentos para inclusão em algum tipo de base de dados. 
Função e Papel da Indexação 
no tratamento temático


Fim


Continue navegando