Buscar

Hermenêutica Educação e cidadania uma contribuição ao ensino de estudos sociais

Prévia do material em texto

Hermenêutica: Educação e cidadania: uma contribuição ao ensino de estudos sociais 
Cidadania, uma contribuição ao ensino de estudos sociais:  
A cidadania surge com a luta do homem em prol de conquistas e interesses, e isso requer uma participação política e social, com base nisso, amplia-se a base democrática da sociedade. 
Tudo tem como base e pressuposto, a escola, ou seja, a educação, porque é ela que está comprometida com a formação do cidadão. 
Educação, uma contribuição ao ensino de estudos sociais 
Dentre os demais conteúdos escolares foram priorizados os estudos sociais, porque a sociedade é à base de tudo. Esses estudos eles tendem a influenciar na conduta do ser humano e em suas relações que ele estabelece em uma sociedade. 
No Brasil, as instituições educacionais atendem a proposta de inclusão/exclusão do indivíduo no universo da participação política e social.  
Lembrando do contexto histórico da década de 1930, nessa data se manifestou entre nós os estudos sociais. 
Já nos anos 80 a educação veio com duras críticas voltadas para superar os problemas da sociedade, em busca de uma base democrática. 
A Educação enquanto conceito vem sendo discutido ao longo dos séculos pela sociedade, Pode-se fazer uma analise hermenêutica que desde o período da Grécia antiga, os poetas é que eram os educadores da cidade, e por meio das declamações dos poemas, se reproduzia a historia dos seus ancestrais, e os filósofos queriam ter essa influencia na educação da cidade, pois a filosofia tinha uma forte ligação com a política, e era a melhor maneira de formar os cidadãos de bem. 
No que tange à Educação, a Hermenêutica como método serve como base relevante pelo fato de que o ponto fundamental da hermenêutica filosófica é o diálogo, pois somos seres inacabados e a compreensão sobre nós mesmos, sobre o outro e o mundo deve acontecer através da linguagem. 
A Educação é, por excelência, o lugar do diálogo, portanto o lugar da palavra, da reflexão, que ultrapassa a apropriação dos conhecimentos para nos conduzir a formação pessoal. A possibilidade compreensiva da Hermenêutica dá amplitude para o sentido da Educação.

Continue navegando