Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

14
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
UNOPAR
PEDAGOGIA -LICENCIATURA
Sandrine naiara da cruz pereira 
PIRAQUARA/PR
2022
Piraguára
SANDRINE NAIARA DA CRUZ PEREIRA 
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à universidade Unopar como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia.
PIRAQUARA/PR
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	4
2	PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	5
3	ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC	6
4	ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA	7
5	METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS	8
6	PLANOS DE AULA	9
CONSIDERAÇÕES FINAIS	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
No relatório apresentado será descrito o cotidiano escolar, como ele é vivenciado pela gestão, comunidade, alunos e tudo o que envolve o trabalho pedagógico.
Avaliado no relatório de estágio as leis nacionais, os planos pedagógicos e o que envolva o trabalho e como deve ser feit. No relatório de estágio descrevi como a parceria escola e família é importante e causa grandes benefícios as crianças.
O relatório é complementar no currículo da faculdade, buscando para os alunos vivencia, buscando meio de melhor desempenho profissional. Devido a pandemia que acometeu o Brasil e o mundo o relatório ficou por meio de observação. É observado o processo de ensino na área da educação infantil, o professor como transmissor do conhecimento e o aluno como o centro de todo trabalho escolar, ao final deste relatório terão 2 planos de aula apresentados com atividades lúdicas que correspondam as leis de educação.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Com o texto ofertado pela faculdade em mãos e analisando- o vemos pensamentos de figuras importantes da educação que demonstram suas grandes ideias, em sua maioria destaca o papel do ensino e do professor na educação infantil. É muito destacado no artigo que foi entendido antigamente que esta faixa etária de 0 a 6 anos era uma etapa menos importante na vida escolar, pois ela seria somente algo como um momento ou preparação para o ensino fundamental, era sintetizado nas escolas uma educação rígida e totalmente engessada, onde as crianças aprendiam um pouco sobre o básico. Essa faixa etária não era tida como importante ao ver da educação e por isso não era investido grandes recursos nela.
Já depois da reforma educacional é entendido pela área da educação como uma das mais importantes no processo cognitivo da criança, na educação infantil formamos ideias, gostos, aprendemos a conviver em sociedade e criamos as percepções sobre o mundo.
Devido a documentos oferecidos pelo Ministério da Educação podemos aprender o papel de cada pessoa no âmbito escolar, sendo muito importante o professor na vida do aluno da educação infantil.
Entendemos que o professor é o transmissor do conhecimento!
Muito importante que nós professores tenhamos claramente em nosso entendimento a importância do nosso papel na comunidade escolar, devemos buscar sempre aprendizado e chances de passarmos aos nossos alunos novos experiências enriquecedoras.
Vimos no artigo que fica evidente o papel fundamental do educador na formação do sujeito crítico, respeitoso e que se posiciona perante a sociedade de maneira correta e com ética, tendo em consideração a grande importância da etapa até os 6 anos, onde a criança desenvolve o seu descobrimento sobre o mundo e sua maior parte de experiências é dada na escola.
Devemos dizer que o professor nesta faixa etária de 0 a 6 anos deverá ensinar de forma lúdica, trazendo para a sala de aula temas que possam ser trabalhados com materiais lúdicos, deverá envolver nas suas aulas materiais recicláveis por exemplo ou jogos, tudo sempre buscando voltar a atenção do aluno para o conhecimento de forma alegre e diferenciada.
Tendo base que nesta faixa etária o que prende a atenção das nossas crianças sempre serão as novas descobertas e experiências que eles poderão ter em sala de aula com seus amigos, vemos aí o quão é necessário o professor estar disposto com boas referências para proporcionar aos seus alunos um planejamento que agregue ensino de qualidade e momentos satisfatórios em sociedade.
O texto que é oferecido ele fala do período infantil escolar na educação l é um dos mais importantes para os alunos por desenvolverem nessa fase tão importante e tão pouco vista até pouco tempo atrás.
Na fase da educação infantil criamos nossas primeiras impressões e alguns traços de personalidade são também desenvolvidos, na escola a criança aprende a dialogar, e, é nela que a criança aumenta sua rede de relações, pois convivemos todos os dias em comunidade com amigos e funcionários, a criança está num espaço que possui determinadas regras de convivência e deveres, com isto desenvolve sua aprendizagem, mas também carrega bagagem sociocultural e de convivência na sociedade.
O professor fica conectado ao aluno de imediato pois ao longo do ano vão formar laços já que viveram juntos esta experiência, o professor deve aproveitar este laço para se mostrar amigo e ouvinte, trazendo para seus alunos segurança, para que eles possam sanar suas dúvidas e expressar sentimentos em sala de aula
Quanto mais empenhado o professor e comprometido o empenho, melhor será o desempenho em sala de aula do aluno.
O professor desperta através do ensino a curiosidade no aluno e desenvolve estratégias que as crianças possam desenvolver mais a exploração do meio em que vivem. Sendo assim é primordial que na primeira infância o educador ofereça um ambiente acolhedor e todas as ferramentas necessárias para uma boa aprendizagem.
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O projeto político pedagógico é um documento desenvolvido para as escolas em âmbito nacional, é obrigatório o uso deles nas escolas, ele é o principal norteador para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico.
O PPP É um documento que deve reunir as ideias, todas as decisões tomadas pela escola que contenham relação às práticas pedagógicas, junto com a organização da escola mostrando o que foi definido e dando segurança a realidade da escola e seus projetos educativos.
O PPP pode ser considerado o principal documento da escola, mas ele não é único, e nem deve ser engavetado ou deixado de lado, pois é ele que norteia todo trabalho a ser realizado.
Quando bem elaborado, um PPP servirá de base para as ações da comunidade escolar, quando o PPP está bem estruturado ele é um ótimo instrumento utilizado nos processos escolares, na organização escolar e na prática dentro de sala de aula. Com isso a escola desenvolverá um bom trabalho e pode ser referência no ensino. O PPP deve ser fruto de uma elaboração coletiva, que promova o engajamento dos gestores, coordenadores, professores, demais funcionários, alunos, pais e responsáveis e representantes das comunidades que participem do processo educativo na escola, o real envolvimento de todos promove e nos dar a segurança de que ele esteja sendo não formulado como algo obrigatório, com a participação de todas essas pessoas dá ao PPP uma representatividade aliando todos os interesses da escola.
6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Os temas transversais são de grande importância para serem trabalhados na escola, pois no mundo em que vivemos hoje, eles abordam questões diárias e atuais que podemos trazer para a sala de aula novos aprendizados e reflexões sobre o papel do cidadão no mundo.
Os temas transversais e contemporâneos são divididos em seis áreas que falam da ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e trabalho e consumo.
Os temas não são disciplinas impostas no currículo, mas são temas que vivemos todos os dias na nossa sociedade e estão extremamente enraizados no currículo, devemos trabalhar eles em sala de aula pois carrega muitas questões sociais. Os temas Transversais são caracterizados porvários assuntos transversais usados em áreas do nosso currículo, que nos mostram a real necessidade de todo um trabalho mais responsável e expressivo de temáticas sociais na escola.
Os temas transversais estão como uma ponte no currículo, tendo que ser trabalhado de modo coordenado no planejamento, e não sem contexto, solto nas aulas.
O papel da escola é trabalhar os temas transversais é ajudar e promover ações de modo contextualizado, buscando sempre não educar rigidamente os conhecimentos.
São temas necessários e que envolvem urgência social, a abrangência nacional, melhorando sempre o ensino-aprendizagem.
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Na escola todos tem seu papel importante e fundamental, é necessário que cada pessoa saiba o porquê está ali e em qual objetivo está trabalhando, que em todos os casos deve ser o melhor funcionamento da escola e do melhor ensino para os alunos.
O diretor é quem leva a construção do time escolar, ele deve estar inteirado de tudo que se passa na escola, deve fazer avaliação dos projetos e trabalhos, necessita proporcionar um clima favorável para a construção do ensino, já os coordenadores pedagógicos precisam orientar o trabalho dos professores no que é preciso para a conclusão e êxito na hora de ensinar, e os professores devem ser aqueles que transmitem total conhecimento, esta equipe toda necessita estar de forma planejada e engajada com o projeto político pedagógico para assim alcançar o êxito.
A BNCC é um documento que nos mostra quais são as aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nas escolas brasileiras, públicas ou particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A equipe pedagógica deve sempre orientar o professor mostrando como é a realidade escolar, pode-se utilizar gráficos para apresentar o rendimento dos alunos, a equipe pedagógica também é responsável por orientar o professor em seu planejamento, podendo indicar caminhos que haja adaptações devido à realidade escolar.
A equipe administrativa já trabalha na maioria das vezes com todos os dados, gerenciamento da execução do planejamento. A direção e coordenação precisam estar alinhadas, pois, juntas precisam apresentar eficácia seus projetos.
8
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Cada vez mais as metodologias ativas estão sendo usadas como forma de combater a evasão escolar, por diversos motivos vemos que as crianças estão mais antenadas em como usar as mídias e podemos trazê-las para a escola como fonte de aprendizado e entretenimento de forma lúdica nas aulas.
A tecnologia deve ser usada em prol do aluno e como estratégia para auxiliar o ensino nas escolas, sendo assim este meio serve como grande aliado para nós professores. Já o diretor da escola e sua equipe pedagógica podem usar a tecnologia como incentivo tanto para a ajuda no pedagógico como para chamar a atenção da comunidade.
Na educação infantil ela poderá ser usada de forma lúdica compondo nossas aulas ou sendo o carro-chefe para uma aula em laboratório. No planejamento é necessário termos objetivo em voltar a atenção das crianças para o conteúdo proposto, com isso podemos usar Data show, assim poderemos chamar a atenção das crianças com algo que seja colorido, pode ter música e figuras em slides grandes. Se possuir na escola uma sala de informática é interessante levar os alunos, pois nela podemos colocar em dupla a atividade proposta e que eles tenham acesso a um computador, dessa forma eles poderão ver e observar uma nova forma de aprendizagem.
No laboratório de informática podemos iniciar a aula com ajuda da professora regente mostrando o que foi planejado, podemos trabalhar jogos, músicas e conteúdos numéricos como bons incentivos a tecnologia e trazendo aos alunos aulas inovadoras e alegres.
9
6 PLANOS DE AULA
	Plano de Aula 1
	Identificação
	Disciplina 
	Português
	
	Série 
	Infantil 
	
	Turma
	lV
	
	Período
	Vespertino
	Conteúdo
	Brincar, imaginação, fala, escuta.
	Objetivo
	Propiciar e incentivar, nas diversas situações do cotidiano, que as crianças imaginem, que transformem uma coisa em outra, que possam ir além do que está instituído. Organizar espaços, tempos e materiais (estruturados e não estruturados), para que o faz de conta e todos os outros tipos de brincadeiras aconteçam;
	Metodologia
	Passo 1: Em roda vamos cantar a música ‘’ minha boneca de lata ‘’.
Passo 2: Depois vamos confeccionar a boneca de lata com as crianças.
Passo 3: Após a confecção da boneca vamos levar pra casa e em casa junto com os pais eles vão cantar a música que foi aprendida e trazer para a escola uma foto desse momento.
	Recursos
	Som, lata, barbante e enfeite.
	Avaliação
	A avaliação será realizada através da observação da realização da atividade durante a aula.
	Referências
	Disponível em: https://cucasuperlegal.com/brincadeiras-para-educacao-infantil-editavel-pode-copiar-e-colar/
	Plano de Aula 2
	Identificação
	Disciplina 
	Arte
	
	Série 
	Infantil 
	
	Turma
	lV 
	
	Período
	Vespertino
	Conteúdo
	Cores
	Objetivo
	Identificar as cores amarelo e vermelho e desenvolver a coordenação motora fina.
	Metodologia
	Passo 1. Conversar com as crianças sobre as cores e estimular as crianças a identificarem objetos da sala de aula que sejam amarelos e/ou vermelhos.
Passo 2. Mostrar um cartaz com imagens de alimentos amarelos e/ou vermelhos e aproveitar para conscientizar sobre o que é saudável e sobre o que não é.
Passo 3. Falar sobre a importância de comer frutas e mostrar às crianças frutas de verdade nessas cores (exemplo: maçã, morango, banana, pera) – permitir que as crianças manuseiem, sintam o cheiro, a textura, etc. de cada fruta.
	Recursos
	Folha de sulfite, papel crepom amarelo, Papel crepom vermelho, Massa de modelar amarela e Massa de modelar vermelha Cola.
	Avaliação
	Entregar a cada criança um pedaço de massinha amarela e um pedaço de massinha vermelha e pedir que modelem uma das frutas que manusearam em sala. Distribuir folhinhas de atividades com imagens de frutas usadas em aula como exemplo e dar às crianças pequenos pedaços de papel crepom nas cores correspondentes. Pedir que as crianças amassem os pedaços de papel crepom formando pequenas bolinhas e que colem tais bolinhas na folhinha até preencher as imagens (o professor deve auxiliar a criança, mostrando como amassar o papel para fazer as bolinhas).
	Referências
	Disponível em: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com
11
	Plano de Aula 3
	Identificação
	Disciplina 
	Matemática 
	
	Série 
	Infantil
	
	Turma
	lV
	
	Período
	Vespertino
	Conteúdo
	Números (1 a 10)
	Objetivo
	Adquirir noções de quantidade
	Metodologia
	Passo 1. Conversar com as crianças sobre a importância dos números: servem para nos ajudar a contar (dar exemplos mostrando a contagem de objetos como palitos de picolé, pregadores de roupa, etc.), Fita adesiva ou fita crepom ou durex, cadeiras e mesas da sala de aula, barbante, elástico ou qualquer outro tipo de material do tipo fita/fio e guizos informarmos a nossa idade (perguntar às crianças qual a idade delas), etc. Passo 2. Iniciar uma contagem a partir do número 1: mostrar às crianças o número colorido em borracha EVA, perguntar se sabem que número é, ensinar o numeral e deixá-lo exposto. Pedir às crianças que mostrem com a mão ao alto o número de palitos de picolé correspondentes. Fazer isso com todos os números. Passo 3. Depois de todos os números expostos, fazer uma contagem sequencial e pedir para as crianças repetirem o nome de cada número dito 4. Por fim, de forma a trabalhar a sequência numérica, retirar aleatoriamente alguns números que estão expostos e ao refazer a contagem, perguntar às crianças que números estão em falta.
	Recursos
	Números de 1 a 10 em material colorido (exemplo: borracha EVA), Pregadores de roupa, 10 palitos de picolé para cada criança.
	Avaliação
	Distribuir por toda a turma diversos números coloridos confeccionados em borracha EVA (cada aluno deve receber um); cantara música dos indiozinhos pausadamente e pedir aos alunos que mostrem o número correspondente conforme ele for dito na música.
	Referências
	Disponível em: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com
	Plano de Aula 4
	
	
	Identificação
Conteúdo
	Disciplina 
Série 
Turma
Período 
Linguagem teatral
	Linguagens
Infantil
lV 
Vespertino 
	Objetivo
	Reproduzir histórias e desenvolver a comunicação e a criatividade através da encenação
	Metodologia
	Dramatização: Passo 1. Contar a história dos três porquinhos com o auxílio de imagens de um livro ou com cartazes. Passo2. Em seguida, pedir aos alunos para recontarem a história (se necessário, auxiliar fazendo perguntas. Exemplo: quem eram os personagens? O que eles construíram? Por que? O que o lobo queria? Os porquinhos tinham medo do lobo?, etc.). Passo 3. Depois, dividir a turma em três grupos, e cada um deles ficará responsável por decorar a casinha de um porquinho (o professor já deve levar as casinhas prontas, que podem ser feitas de cartolina com um quadrado, que será a base da casa, e um triângulo, que será o telhado). Passo 4. Para cada casinha, usar os seguintes materiais: os palitos de picolé podem representar a madeira, retângulos de papel glacê vermelho podem representar os tijolos, tiras de papel pardo podem representar a palha. Passo 5. Depois de ter as 3 casinhas decoradas, sortear os alunos que representarão os personagem e pedir que encenem a história. O professor deve auxiliar, fazendo o papel do narrador, de forma a orientar as crianças.
	Recursos
	Livro de história “Os três porquinhos”, Palitos de picolé, Papel vermelho (papel glacê, cartolina, etc.)e Papel pardo.
	Avaliação
	Avaliar a habilidade das crianças de recontarem uma história através da linguagem teatral enquanto forma de expressão.
	Referências
	Disponível em: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com
	Identificação
Conteúdo
	Disciplina 
Série 
Turma
Período
Coordenação motora ampla
	Psicomotricidade global
Infantil
lV 
Vespertino
	Objetivo
	
	Recursos
	
	Avaliação
	
	Referências
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção do relatório de estágio me proporcionou a mudança de um novo olhar para o papel do professor dentro da escola, nós futuros profissionais devemos sempre ter um olhar minucioso aos nossos alunos.
Com o relatório de estágio foram desenvolvidos dois planos de aula, onde coloquei temas voltados para educação infantil, na elaboração deste plano de aula foi colocado temas pertinentes a trabalhar os temas da BNCC, pois devemos acreditar desde muito cedo que o ensino é universal e que socializa a criança bem pequena.
O relatório de estágio me trouxe novos olhares e percepções para o plano de trabalho.
REFERÊNCIAS
Colégio Marupiara Ltda © Todos os direitos reservados 2017. Página Inicial. Disponível em < www.marupiara.com.br Acesso em: 16 de setembro de 2022.
Copyright 2006-2021 - Todos os direitos reservados. InfoEscola - Navegando e Aprendendo - InfoEscola. Página Inicial. Disponível em < https://www.infoescola.com>. Acesso em: 16 de setembro de 2022.
Copyright © 2021 Rede Omnia. Brasil Escola - O maior portal de educação do Brasil. Página Inicial. Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br>. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
Tema Espetacular Ltda. Tecnologia do Blogger.. Professora Juce. Página Inicial. Disponível em < https://professorajuce.blogspot.com >. Acesso em: 18 de setembro de 2022.
Mimos e Encantos da Educação - By Maria Inês Alexandre Wroblewski. Página Inicial. Disponível em < mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/11/historia-infantil-um-redondo-pode-ser.html >. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina