Buscar

Anatomia END+ôCRINO - Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA
Hipófise: base do cranio, contida na fossa hipofisária(osso).
Terceiro ventrículo: delimitado pelo tálamo.
Hipotálamo: superior e inferior, abaixo do talamo e superior a hipofise. Relaciona-se com a hipofise pelo infundíbulo. Núcleo: agregado de neuronio.
Hormonio da hipófise: secretados pela adeno – prolactina(glan mamaria), gonadotrófico (gonodas), tireotrófico(tireóide),adrenocorticotrofico(ruprarenal) e somatostatina(osso).
Hormonio da neurohipofise: adh(nefron) e ocitocina (gln mamaria e utero)
Tireóide: 
Sistema reprodutor masculino:
As células responsáveis pela perpetuação da espécie estão alojadas em estruturas que estão localizadas fora do corpo e isso é importante para que haja a temperatura ótima de produção e armazenamento do espermatozóide. Em um caso que um indivíduo não ter o testículo localizado na bolsa escrotal, mas sim na região ignal, percebe-se que o indivíduo apresenta todas as características masculinas. Isso se deve ao fato das células responsáveis por essas características não serem dependentes de uma temperatura corporal mais baixa. Entretanto, espermatozóides precisam de uma temperatura mais baixa para serem produzidos e maturados e se o testículo não se encontra na bolsa escrotal, o indivíduo não terá a capacidade de perpetuar a espécie.
A prpsta localiza-se inferior a bexiga e posterior a sínfise púbica.Se quando o indivíduo urina e sai em gotas isso sinaliza uma possível obstrução da uretra. Um dos motivos dessa obstrução pode ser hipertrofia da próstata uma vez que a uretra possui uma porção denominada uretra prostática.
A bolsa escrotal possui várias fáscias de revestimento. O testículo produz e há também um sistema de condução do espermatozóide para o local onde ele será maturado. É no epidídimo q ocorre a maturação. O testículo é envolvido por uma túnica fibrosa ( albugínea) Essa túnica faz projeções e formam septos. 
Caminho da produção do espermatozóide até o local de maturação ( na ordem do local de produção até o de maturação): Túbulos seminíferos, túbulo reto, rede testicular, ducto eferente, epidídimo.
O epidídimo se divide em cabeça, corpo e cauda e posteriormente: ducto deferente ( ducto que conduz sptz para sair do local de maturação.)
Testículo e epidídimo são bem nutridos e oxigenados pela artéria testicular mas existem várias veias que realizam a drenagem. Esse conjunto de veias chama-se plexo pampiniforme.
Na realização da vasectomia é apalpado o funículo espermático (ducto deferente, artérias testicular, e plexo pampiniforme), é identificado o ducto deferente e ele é seccionado. Ducto deferente desemboca na próstata e nunca na bexiga! Até porque o pH da bexiga é muito baixo.
 Na face posterior da próstata apresenta inserção de dois ductos deferentes duas vesículas seminais. A união do ducto deferente e do ducto vesicular da o ducto ejaculatório. O ducto ejaculatório desemboca na uretra prostática. A uretra possui três porções: prostática, membranácea e esponjosa ou peniana.
O pênis possui dois cilindros: o mais interno chamado de corpo esponjoso que é por onde passa a uretra. E o segundo cilíndrico é maciço e é chamado de corpo cavernoso. Este dois cilindros estão revestidos pelo prepúcio. A glande é a parte mais sensível do pênis. Quando o pênis está flácido o cilindro denominado cavernoso está à frente e quando ereto o esponjoso fica à frente.
O orifício pelo qual passa a uretra que sai da bexiga é denominado óstio ureteral interno e o que tem contato com o meio com o meio externo ao final da porção peniana é denominado óstio uretral externo. 
A coroa da glande é uma expansão do corpo esponjoso. 
A inserção peniana é inferior a sínfise púbica.	
Sistema Reprodutor feminino:
O útero tem formato de pêra invertida e está localizado postero superior a bexiga.
No período pré menstrual o útero está mais pesado e com isso comprime mais a bexiga e conseqüentemente a mulher urina mais. A hipertrofia uterina também proporciona a mulher vai evacuação pois comprime a porção terminal do intestino grosso.
Os ovários estão localizados ao no abdômen, no início da pelve superior ao útero. É nele que estão contidos óvulos. A estrutura ovariana apresenta várias ondulações pois indicam processos de cicatrização devido ao desprendimento de óvulos.
	A tuba uterina é formada por músculos membranosos e é a conexão de útero e ovário. Ela realiza movimentos peristálticos. A tuba apresenta divisões: a parte mais distal- Infundíbulo. O infundíbulo sofre um espessamento e da origem a ampola e é lá que ocorre fecundação. A porção mais próxima ao útero é o istmo. A porção da tuba que se localiza já na parede uterina é a intramural.
O útero é dividido em : Fundo ( porção superior delimitada pela linha traçada a partir da entrada das tubas. O corpo(2), istmo(3) e cérvix(4). O miométri reveste o útero e endométrio ( mucosa) reveste internamente. O útero sofre mudança de posição e é o volume da bexiga que altera isso.
Sínfise púbica é localizada anterior a bexiga.
Genitália externa: Monte pubico ou pubiano: trata-se de pequena projeção anterior a sinfise pubica. É formada uma camada de gordura e pelos. Os grandes lábios são pregas que contem pelos e gordura. Já os pequenos lábios são pregas que apresentam apenas pele. O clitóris está localizado no pregue amento superior dos pequenos lábios e a porção visível é denominada glande do clitóris. No vestíbulo da vagina há dois orifícios : uretra e óstio vaginal. Este último apresenta musculatura muito resistente.
3
2
4�
1

Outros materiais