Buscar

estudo dirigido - sociedade de massa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

02 » SOCIEDADE DE MASSA
De que maneira as possíveis respostas à questão de por que é tão importante para o rei George V que seu filho, Bertie, consiga falar no rádio, no filme “O discurso do rei”, também servem para explicar o surgimento da Teoria da Comunicação, isto é, o interesse acadêmico nos meios de comunicação de massa?
O surgimento da Teoria da Comunicação veio à medida que houve uma necessidade humana em explicar as consequências das mudanças ocorridas na sociedade por conta do surgimento dos Meios de Comunicação de Massa e da própria Sociedade de Massa em si. Isso se relaciona com o acontecimento do filme – do Rei George V querendo ensinar seu filho à falar no rádio – à medida que ele também consegue ver a necessidade de utilizar (e entender) esse meio de comunicação e a influência que o mesmo tem na sociedade. 
Por que, no filme “O discurso do Rei”, o cineasta não filmou a cena da coroação de Bertie, mas mostrou, quase na íntegra, o primeiro discurso de guerra, transmitido pelo rádio, sendo esse, inclusive, o modo como ele encerra o filme? De que maneira essa opção de roteiro, direção e montagem se relaciona com o conteúdo da primeira unidade de nosso curso? 
O fato do diretor ter escolhido não mostrar a cena inteira da coroação e sim a cena de seu discurso final, o primeiro discurso de guerra, que foi transmitido pelo rádio, serve ao filme como uma maneira de identificar o personagem de Bertie durante os dois momentos distintos. Na cena da coroação, para o espectador, ele ainda não é Rei, porque ele ainda não consegue assumir a postura necessária. Já na cena do primeiro pronunciamento de guerra, ele é finalmente reconhecido como o Rei tanto pelo espectador quanto por seus súditos e seus companheiros, no filme. Isso se relaciona com o conteúdo da primeira unidade no ponto em que ele só se torna Rei de verdade quando consegue falar ao rádio, o que mostra a força dos meios de comunicação de massa para a formação de figuras de poder.
No filme “O discurso do Rei”, o Rei George V, fala para seu filho Bertie: “No passado, um rei só precisava parecer respeitável de uniforme e não cair do cavalo. Agora, invadimos a cada das pessoas e caímos nas graças delas. Esta família foi reduzida às criaturas mais rasas: nós nos tornamos atores.” Relacione a fala do rei com os motivos pelos quais, na sociedade de massa, os meios de comunicação são fator de socialização.
Os meios de comunicação de massa começam a ser vistos como fatores de socialização por eles solidificarem laços entre indivíduos que não teriam nada em comum. Isso é feito ao ponto que os meios de comunicação de massa estabelecem uma relação entre as pessoas de proximidade e, ainda por cima, de reapresentarem a comunidade ao leitor ou espectador de tais meios. No momento que os governos começam a usar esses meios como maneira de se propagarem por dentro da população, eles estão entrando nas casas das pessoas e fazendo parte de suas vidas, formando uma conscientização de sua existência dentro da mente do povo, da sociedade.
Por que, ao fazerem surgir a instância da atualidade, os meios de comunicação de massa tornam-se vitais para o estabelecimento dos laços sociais entre os integrantes de determinada sociedade?
Eles passam a ser vitais para o estabelecimento de laços sociais entre os integrantes de uma sociedade depois de criarem a instância da atualidade porque representam a totalidade social e criam um engajamento social. Essa representação citada no primeiro motivo vem de uma atualização das relações intrapessoais e na contribuição dos meios de comunicação de massa na criação de uma identidade coletiva. O engajamento social vem à medida que esses meios estabelecem fronteiras e ampliam as percepções sensoriais, trazendo à realidade do indivíduo o que estava aos limites temporais e espaciais.
Por que podemos dizer que as mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial permitem a proliferação dos meios de comunicação de massa?
Depois da revolução industrial houve uma mudança marcante na forma das pessoas se relacionarem e de viverem. Houve uma enorme mudança no centro da sociedade, que passou do campo para a cidade, o que fez com que o eixo social se deslocasse de uma maneira bárbara. Dentro dessas mudanças, a população começa a ter uma idéia de abandono e de solidão, como se o homem-massa fosse um ser sozinho. Desse conceito parte a proliferação dos meios de comunicação de massa, que servem para unir os diferentes grupos dentro das esferas urbanas de maneira a quebrar tal espectro de solidão e de afastamento.
Qual é o impacto experimentado pelo indivíduo com as mudanças sociais decorrentes do surgimento, nas cidades industrializadas, dos espaços de massa?
Por que o surgimento da sociedade de massa leva ao desenvolvimento dos meios de comunicação social?
O desenvolvimento da sociedade de massa vem com as consequências da Revolução Industrial, que quebrou com os paradigmas das antigas sociedades rurais. Agora, a população não está mais majoritariamente no campo, ela está na cidade. Ela deixa de ter a sua tradição à ponto de trocar isso por uma vida mais urbana. Deixa de ter aquela conexão de ordem com o seu suserano e passa a ser regida por um contrato de trabalho. Dentro dessas mudanças todas, vem uma sensação de solidão e de que a sociedade poderia estar por acabar, de que isso poderia ser o fim de todas as relações que há entre cada um. De tal maneira, surgem os meios de comunicação social que levam as pessoas a terem a ideia de grupo novamente, pois os meios de comunicação de massa fazem a conexão dentre os diversos grupos da sociedade.

Outros materiais