Buscar

Questão 19 - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (96964)
Questão 19
“Indiscutivelmente Piaget deixou seu lugar marcado na história das ciências, abrindo um amplo caminho não somente para que pesquisadores investigassem continuamente seus temas de pesquisa em contextos posteriores aos de seus estudos, mas também para que novos temas fossem objeto de pesquisas piagetianas. Quanto à formulação de bons problemas de pesquisa, das perguntas científicas e da elaboração de métodos condizentes com investigações sobre como os indivíduos refletem, julgam, agem e se sentem em relação às suas condutas. O olhar para a criança como fonte primeira da inteligência, da afetividade, da moralidade e o foco em seu ponto de vista levou Piaget a construir um arcabouço teórico notável capaz de inspirar estudiosos do desenvolvimento humano a se perguntarem sobre aspectos da trajetória evolutiva desejável e também dos desvios desse percurso geral (transtornos do desenvolvimento)” (SOUZA, 2014, p. 136). SOUZA, M. T. C. C. de. Construção de conhecimento e psicologia do desenvolvimento: contribuições da teoria de Piaget. In: Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, p. 129-140, 2014.
Quais alternativas apresentam uma distorção com o pensamento de Piaget?
I - A Psicopedagogia, que reúne diferentes proposições e programas de intervenção pedagógica e psicológica buscando promover mudanças em atitudes desfavoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento de indivíduos de diferentes idades considerando o processo de tomada de consciência das ações estudado por Piaget.
II - Estudos piagetianos atuais abordam, também, questões sobre formação de conceitos acerca de gênero, conhecimento social, violência, personalidade, ética, economia solidária, valorizações afetivas, aprendizado de línguas estrangeiras, aspectos afetivos e cognitivos de crianças pequenas diagnosticadas como autistas e com transtornos de atenção.
III - Investigações sobre novos contextos de desenvolvimento e interação para as crianças e adolescentes como, por exemplo, ambientes virtuais têm trazido discussões interessantes sobre conceitos piagetianos tais como: os de ação; criação de possíveis; universo possível versus universo real, entre outros.
IV - De fato temos uma atualidade da obra de Piaget para estudar e discutir novos temas já que a Psicologia do Desenvolvimento desconsidera evidências sobre o modo como crianças constroem conhecimento (explicado pela epistemologia genética), e, inibe pontos que o autor indicou o campo do desenvolvimento infantil como o futuro da psicologia da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I – II – IV.
B I – II – III.
C II – III – IV.
D I – III – IV.

Outros materiais