Buscar

Diagrama de Ishikawa para Solução de Problemas na Produção de Mortadelas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Daniella Mariz de Sousa
A ferramenta escolhida foi o diagrama de Ishikawa 
O diagrama Ishikawa é uma ferramenta simples mas poderosa para a solução eficaz de problemas. Ela fornece uma representação visual usada para ajudar a identificar e documentar todos os fatores que podem contribuir para um problema. Esse recurso pode ser aplicado em diferentes áreas para facilitar a compreensão de dados e etapas. Essa ferramenta tem como base os 6M, classificando os problemas nessas 6 categorias: método, matéria-prima, mão de obra, maquinas, medição e meio ambiente. A elaboração e aplicação do diagrama de causa e efeito deve seguir regras básicas. O processo começa com a definição do problema, seguido da construção do gráfico e das propostas de solução.
A pouco tempo trabalhei em uma empresa que estava enfrentado atrasos recorrentes na produção de mortadelas, o que tem atrapalhado nas entregas e, consequentemente, nos lucros. Desta forma, as equipas de produção foram reunidas para apurar as principais razões deste atraso, tendo sido identificadas 3 causas dentro da normas dos 6M: Maquinário: o maquinário utilizado era antigo e exigia manutenção constante. Método: Os processos estavam desatualizados e configurados incorretamente. Matéria-prima: os funcionários reclamam da queda na qualidade do material utilizado.
Apontando as causas, os gestores responsáveis elaboraram um diagrama de causa e efeito de acordo com os procedimentos necessários e elaboraram um plano de ação. As principais ações apontadas foram: Operar o maquinário comprando novas ferramentas e maior rigor com a periodicidade de manutenção e treinamento dos funcionários. Promover o alinhamento de tarefas e serviços em cada setor. E mudança de fornecedor de matérias-primas. A partir dessas ações, a empresa espera melhorar a produção e minimizar os atrasos que estavam atrapalhando a lucratividade da mesma.

Continue navegando