Buscar

ANÁLISE E SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE E SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS
1/5 - Em uma atividade na escola, foi pedido aos alunos que pesquisassem sobre alguns gêneros textuais. A aluna Eduarda, que já tinha o hábito em escrever em diários pessoais, aproveitou para apresentar um dos seus diários em sala de aula. Embora conhecido popularmente, esse tipo de texto é pouco utilizado atualmente e, em muitos dos casos, foram substituídos por blogs que se assemelham aos diários, conhecidos como diários virtuais, porém com as mesmas características do diário escrito, ou seja, narrado em primeira pessoa, através de relatos, experiências, emoções e fatos cotidianos. Diante disso, podemos dizer que o diário pessoal é um texto com as seguintes características:
Relatos íntimos, com uma linguagem simples e sem uma preocupação literária.
2/5 - Paulo é um fã do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga. Em uma pesquisa para saber mais sobre o seu ídolo, encontrou o seguinte texto na internet: Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de 'Rei do Baião'. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música 'Asa Branca' feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro. Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Era filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, 'sanfoneiro de 8 baixos', e de Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos. Desde menino, Luiz Gonzaga já pegava na enxada, mas preferia ficar olhando o pai tocar sua sanfona. Logo aprendeu a tocar e animar as festinhas da região. Cresceu ajudando o pai na roça e na sanfona, mas também fazia pequenos serviços para os fazendeiros da região. Aos 13 anos, com o dinheiro que juntou e o emprestado pelo coronel, Luiz comprou sua primeira sanfona. Fonte: https://www.ebiografia.com/luiz_gonzaga O texto que Pedro encontrou trata-se de um(a):
Biografia.
3/5 - Os pronomes podem exercer função de complemento verbal. Nessa condição, os pronomes oblíquos o, a, os, e as são objetos diretos, enquanto lhe e lhes assumem função de objeto indireto. Os pronomes me, te, se, nos e vos, por sua vez, podem funcionar como objeto direto ou indireto. Para usar cada pronome como complemento verbal da forma correta, é preciso analisar a predicação verbal e verificar que papel o pronome exerce na oração. Em uma atividade da escola, um aluno recebeu a tarefa de substituir os complementos verbais destacados por pronomes e chegou às seguintes respostas: I. Ponham o bebê para dormir – Ponham-lhe para dormir. II. Você tem que respeitar as mulheres – Você tem que respeitá-las. III. A chuva destruiu os prédios – A chuva destruiu-os. A substituição do termo destacado por pronome que o aluno realizou está correta em:
II e III.
4/5 - Há três tipos de resumo a depender de como o autor deseja sintetizar o que leu, sendo eles: o indicativo, o informativo e o crítico. A aluna Carla do curso de Pedagogia tem uma atividade para realizar sobre os tipos de resumo em que ela deve identificar as características do resumo crítico. Assinale a alternativa correta com o que caracteriza um resumo crítico.
Sua característica é a opinião do leitor a respeito do que leu, além de emitir uma avaliação do mesmo.
5/5 - O pronome pode variar em pessoa, número e gênero, a depender de qual palavra está acompanhando ou substituindo. Os pronomes podem, ainda, ser classificados em pronome substantivo e pronome adjetivo. O pronome substantivo é aquele que substitui o substantivo da oração, enquanto o pronome adjetivo acompanha o substantivo. Uma noiva está prestes a se casar e comenta com o seu futuro marido: Minhacasa é grande. Sua casa tem cômodos que a minha não tem. Nossa casa será maior do que ambas. Os pronomes destacados são classificados, respectivamente, como:
Adjetivo, substantivo, adjetivo.

Mais conteúdos dessa disciplina