Buscar

Resolução do Caso (N1) - Canais de Distribuição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cynthia Maria Vicente Nogueira Andrade
MBA em Gestão Estratégica de Vendas
Canais de Distribuição
Resolução do Caso (N1)
Existem empresas que operam exclusivamente com vendas de bens físicos e serviços somente pela internet e, por isso, criam uma identidade quanto ao modelo de distribuição com os consumidores e potenciais clientes.
Por outro lado, a venda por meio de lojas físicas é representativa, pois muitos consumidores as procuram antes de fechar uma compra pela internet, a fim de conhecer um produto e experimentá-lo previamente.
Você é o gestor de operações de distribuição e foi contratado para orientar tecnicamente uma empresa quanto ao projeto de abertura de lojas físicas. Baseado nos conteúdos estudados, quais orientações você daria para as situações a seguir:
a) Qual a melhor opção para a empresa: manter somente o canal virtual de negócios para venda e distribuição? Justifique sua resposta.
A facilidade e rapidez na logística de compra gera satisfação no cliente, além do efeito de fidelização e marketing espontâneo. Por outro lado, a logística de troca costuma gerar decepção na maioria dos clientes, por conta de toda a demora e burocracia da mesma.
Ao abrir uma loja física, não invalida a opção da loja digital, muito pelo contrário, a fortalece. Por conta disso, a abertura de um canal presencial só tem a agregar valor a marca, pois irá promover mais assertividade nas compras. Pois ainda possuímos um público que não tem o costume de realizar compras online por receio, e tendo um ponto físico nós acabamos “abraçando” esse público também.
A opção híbrida é ideal, pois aproveita o melhor dos dois lados e também por diminuir a parte de logística, tendo a opção de retirada na loja.
b) Quais os riscos envolvidos em ambas as opções?
Toda mudança empresarial possui riscos e nesse caso temos dois riscos: o de se manter apenas no digital e o de investir na abertura de lojas físicas.
O risco de se manter apenas no digital, é que a loja acaba tendo apenas um tipo de público alvo, que é o público mais jovem. Pois o público com mais idade acaba tendo um maior bloqueio em fazer compras online, por receio. Então, essa marca acaba perdendo esse público com mais de 60 anos, o que enfraquece o branding da marca comparando com outras do mesmo segmento.
O risco de investir nas lojas físicas é referente a demora no retorno financeiro do investimento para a abertura delas, e também de elas virarem apenas um mostruário das opções dos produtos online e acabar não chamando tanta atenção do público jovem.

Continue navegando