Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação aos clientes e às constantes mudanças que estamos presenciando, qual a relação que as empresas precisam desenvolver com eles?
Em relação aos clientes e às constantes mudanças que estamos presenciando, qual a relação que as empresas precisam desenvolver com eles?
a. As organizações devem buscar a admiração do cliente, e não apenas a sua satisfação. Essa admiração significa a empolgação e a fidelidade do cliente, alimentada pelos serviços e produtos disponíveis e que excedem às suas expectativas; o cliente se torna fã da empresa.
b. As organizações não devem se preocupar em atender o cliente, pois as relações entre cliente e empresas atualmente são bastantes impessoais, normalmente intermediadas pela tecnologia.
c. As organizações devem buscar a satisfação do cliente; mais do que isto poderá gerar uma dependência excessiva do cliente e isto poderá trazer prejuízos às empresas.
d. As organizações devem buscar atender o cliente naquilo que ele quer, não se pode pensar em superar suas expectativas, pois os clientes nunca estão satisfeitos.
e. As organizações devem buscar atender o cliente somente no momento em que ele acessa a empresa, porque hoje os clientes são muito voláteis, eles, com certeza, vão mudar de empresa. Dessa forma, é inútil tentar cativá-lo.

No atual cenário corporativo, marcado por uma evolução rápida da tecnologia atrelada a uma busca constante por novos produtos e serviços por parte dos consumidores, as empresas precisam de novas ferramentas de gestão que incrementem precisão e rapidez nas tomadas de decisão, principalmente em processos de mudanças organizacionais.
Neste contexto, surge o Balanced Scorecard (BSC) ou, em português, indicadores balanceados de desempenho. Assinale a alternativa que melhor resume o conceito de BSC.
a. As estratégias organizacionais.
b. Medições de desempenho organizacional.
c. Desempenho organizacional.
d. Rentabilidade organizacional.
e. Capacidade de inovações organizacionais.

O físico Albert Einstein dizia: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Qual a relação que podemos fazer da frase com as mudanças dentro dos negócios?
a- Podemos fazer, pois experimentar ter novas ideias, experimentar ter atitudes diferentes e gerenciar os negócios de forma que a união de processos e pessoas traga os resultados positivos de que a empresa tanto necessita. Não se pode temer arriscar em novas estratégias, se não der certo, fica o aprendizado, se der certo, aprendem-se novas formas de alcançar as metas e objetivos, e de conduzir os negócios aos bons resultados. Precisamos tentar fazer coisas diferentes para colher resultados diferentes.
b- Não podemos fazer nenhuma relação, pois um físico não estuda negócios.
c- Podemos fazer, pois experimentar, ter novas ideias, ter atitudes diferentes com precaução é importante, mas sempre com a preocupação de não errar, qualquer erro pode ser fatal no mundo dos negócios.
d- Podemos fazer, pois deve-se temer arriscar em novas estratégias, pois se não der certo, ficará o medo de mudar. Precisamos tentar fazer coisas diferentes, sempre com moderação, para colher resultados diferentes.
e- Não podemos fazer nenhuma relação com a mudança, pois esta frase reflete o que acontece com a maioria dos negócios que hoje não existem mais. Empresas que já fecharam as portas usaram o conceito que esta frase expressa no seu dia a dia e, por isto, não estão mais aqui para contar história.

A convergência das novas tecnologias vem transformando a maneira como as pessoas e empresas fazem negócios e abrindo oportunidades únicas de inovação.
A partir dessas colocações, podemos dizer que que o melhor caminho para as empresas é:
a. Seguir a inovação, pois inovar implica um custo muito alto e não traz competitividade.
b. Ditar a inovação, pois isso traz vantagens consideráveis para as empresas. Ao passo que seguir as inovações dos concorrentes, fará com que a empresa sempre esteja em situação de risco em relação a sua sobrevivência.
c. Nem seguir nem ditar, é necessário fazer uma análise de mercado para a tomada de decisão.
d. Abandonar qualquer iniciativa de inovação. A empresa não deve ditar nem seguir as inovações, mas permanecer com seus produtos e serviços atuais.

Para Kotter (1996), professor da Harvard Business School e um dos principais pensadores e autores de gestão da mudança organizacional, a gestão de mudanças possui oito diretrizes que devem ser pontos de atenção para se alcançar o sucesso na gestão de mudanças.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a pontos de atenção destacados por Kotter:
Não criar nenhuma área específica para gerir as mudanças e não estabelecer nenhuma liderança para administrar os impactos das mudanças.
Desenvolver o senso urgência nas pessoas envolvidas e montar a equipe de frente.
Desenvolver uma visão para a mudança e comunicá-la bem.
Empoderar os colaboradores e estabelecer metas de curto prazo.
Manter o curso e estabelecer a mudança como cultura.
a.
b.
c.
d.
e.

No universo da inovação e do empreendedorismo, surgem oportunidades de espaços que promovam a inovação, como é o caso do FabLab do MIT. Em meados de 2012, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts iniciou o desenvolvimento de um projeto de criação e construção de um modelo de laboratórios de fabricação de conceitos e prototipação, chamado FabLab.
A partir disso podemos afirmar que:
O conceito dos FabLabs foi muito bem aceito no Brasil, pois envolve empreendedorismo e inovação, algo inerente às pessoas e aos negócios brasileiros.
Os FabLabs não agradaram e a ideia não foi bem aceita nos Estados Unidos e em outros países.
No Brasil o conceito não foi bem aceito pelas características da população.
Os FabLabs só existem no MIT.
Esse tipo de laboratório não é destinado a empreendedores.
a.
b.
c.
d.
e.

Por que afirmamos atualmente que no mercado temos dois tipos de negócios: aqueles que mudam e aqueles que desaparecem?
Por que afirmamos atualmente que no mercado temos dois tipos de negócios: aqueles que mudam e aqueles que desaparecem?
a. Porque mudar, atualmente, é algo que não precisa ser buscado a todo momento, as empresas podem mudar quando acharem prudente.
b. Esta afirmação é não verdadeira, na verdade, para não desaparecem, as organizações necessitam mudar pouco, porque mudanças trazem instabilidades.
c. Porque o ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva para as empresas permanecerem no mercado; se não o fizerem, irão desaparecer.
d. Esta afirmação não é verdadeira. Na verdade, podemos afirmar que quem muda desaparece, pois, como o mercado é muito competitivo atualmente, mudar demonstra que a organização está sem rumo.
e. Porque desaparecer faz parte do contexto de qualquer organização atualmente, assim como mudar também. Estas duas questões não possuem relação.

À medida que a sociedade se transforma, as empresas precisam acompanhar as mudanças e, assim, adaptarem suas sinalizações, de modo a responderem aos novos anseios.
Neste contexto, podemos afirmar que ou as organizações mudam ou podem desaparecer rapidamente.

A respeito da motivação podemos alegar que:
a. Motivação e estímulo são a mesma coisa.
b. A motivação e o estímulo são natos no ser humano. Todos nascem e são movidos pela motivação e pelo estímulo, sem necessitar de fatores externos.
c. Segundo alguns autores, a motivação está dentro do indivíduo e o estímulo é algo externo que nos traz mais motivação e vontade de realizar as coisas.
d. O estímulo é que impulsiona as pessoas a crescer profissionalmente, e não a motivação.
e. A motivação depende de estímulos materiais apenas. Por meio da aquisição de “coisas” ou de dinheiro é que as pessoas atuam.

O sonho dos gestores é poder contar com equipes que entreguem todos os resultados esperados, que batam as metas estabelecidas, que trabalhem sem conflitos e, ainda, que tenham como motor propulsor os desafios apresentados pelo mercado.
Nesse cenário alguns indicadores são importantes no desenvolvimento de equipes com o perfil descrito, assinale a alternativa que melhor descreve esses indicadores.
a. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar as desavenças, podar a autonomia dos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe.
b. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, não praticar o feedback, nem tão pouco fazer avaliações, e não abrir espaços para quebras de padrões.
c. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, não abrir espaços para quebras de padrões e manter a equipe homogênea.
d. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de novas inserções ou saídas de colaboradores, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe.
e. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, não recompensar para não criar mercenários, não abrir espaços para quebras de padrões e manter a equipe homogênea.

Por que não é aconselhável “vender” a mudança para os colaboradores como uma forma de acelerar a sua aceitação?
Porque não é uma estratégia sustentável para o sucesso, pois, no primeiro momento, poderá despertar um comportamento de indiferença e, provavelmente, de repúdio posteriormente.
Porque os colaboradores irão cobrar isto mais tarde.
Porque as empresas não podem ter esse comportamento perante os órgãos reguladores.
Porque a mudança deve ser imposta e não vendida.
Porque a empresa ficará subordinada totalmente aos colaboradores.
a.
b.
c.
d.
e.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação aos clientes e às constantes mudanças que estamos presenciando, qual a relação que as empresas precisam desenvolver com eles?
Em relação aos clientes e às constantes mudanças que estamos presenciando, qual a relação que as empresas precisam desenvolver com eles?
a. As organizações devem buscar a admiração do cliente, e não apenas a sua satisfação. Essa admiração significa a empolgação e a fidelidade do cliente, alimentada pelos serviços e produtos disponíveis e que excedem às suas expectativas; o cliente se torna fã da empresa.
b. As organizações não devem se preocupar em atender o cliente, pois as relações entre cliente e empresas atualmente são bastantes impessoais, normalmente intermediadas pela tecnologia.
c. As organizações devem buscar a satisfação do cliente; mais do que isto poderá gerar uma dependência excessiva do cliente e isto poderá trazer prejuízos às empresas.
d. As organizações devem buscar atender o cliente naquilo que ele quer, não se pode pensar em superar suas expectativas, pois os clientes nunca estão satisfeitos.
e. As organizações devem buscar atender o cliente somente no momento em que ele acessa a empresa, porque hoje os clientes são muito voláteis, eles, com certeza, vão mudar de empresa. Dessa forma, é inútil tentar cativá-lo.

No atual cenário corporativo, marcado por uma evolução rápida da tecnologia atrelada a uma busca constante por novos produtos e serviços por parte dos consumidores, as empresas precisam de novas ferramentas de gestão que incrementem precisão e rapidez nas tomadas de decisão, principalmente em processos de mudanças organizacionais.
Neste contexto, surge o Balanced Scorecard (BSC) ou, em português, indicadores balanceados de desempenho. Assinale a alternativa que melhor resume o conceito de BSC.
a. As estratégias organizacionais.
b. Medições de desempenho organizacional.
c. Desempenho organizacional.
d. Rentabilidade organizacional.
e. Capacidade de inovações organizacionais.

O físico Albert Einstein dizia: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Qual a relação que podemos fazer da frase com as mudanças dentro dos negócios?
a- Podemos fazer, pois experimentar ter novas ideias, experimentar ter atitudes diferentes e gerenciar os negócios de forma que a união de processos e pessoas traga os resultados positivos de que a empresa tanto necessita. Não se pode temer arriscar em novas estratégias, se não der certo, fica o aprendizado, se der certo, aprendem-se novas formas de alcançar as metas e objetivos, e de conduzir os negócios aos bons resultados. Precisamos tentar fazer coisas diferentes para colher resultados diferentes.
b- Não podemos fazer nenhuma relação, pois um físico não estuda negócios.
c- Podemos fazer, pois experimentar, ter novas ideias, ter atitudes diferentes com precaução é importante, mas sempre com a preocupação de não errar, qualquer erro pode ser fatal no mundo dos negócios.
d- Podemos fazer, pois deve-se temer arriscar em novas estratégias, pois se não der certo, ficará o medo de mudar. Precisamos tentar fazer coisas diferentes, sempre com moderação, para colher resultados diferentes.
e- Não podemos fazer nenhuma relação com a mudança, pois esta frase reflete o que acontece com a maioria dos negócios que hoje não existem mais. Empresas que já fecharam as portas usaram o conceito que esta frase expressa no seu dia a dia e, por isto, não estão mais aqui para contar história.

A convergência das novas tecnologias vem transformando a maneira como as pessoas e empresas fazem negócios e abrindo oportunidades únicas de inovação.
A partir dessas colocações, podemos dizer que que o melhor caminho para as empresas é:
a. Seguir a inovação, pois inovar implica um custo muito alto e não traz competitividade.
b. Ditar a inovação, pois isso traz vantagens consideráveis para as empresas. Ao passo que seguir as inovações dos concorrentes, fará com que a empresa sempre esteja em situação de risco em relação a sua sobrevivência.
c. Nem seguir nem ditar, é necessário fazer uma análise de mercado para a tomada de decisão.
d. Abandonar qualquer iniciativa de inovação. A empresa não deve ditar nem seguir as inovações, mas permanecer com seus produtos e serviços atuais.

Para Kotter (1996), professor da Harvard Business School e um dos principais pensadores e autores de gestão da mudança organizacional, a gestão de mudanças possui oito diretrizes que devem ser pontos de atenção para se alcançar o sucesso na gestão de mudanças.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a pontos de atenção destacados por Kotter:
Não criar nenhuma área específica para gerir as mudanças e não estabelecer nenhuma liderança para administrar os impactos das mudanças.
Desenvolver o senso urgência nas pessoas envolvidas e montar a equipe de frente.
Desenvolver uma visão para a mudança e comunicá-la bem.
Empoderar os colaboradores e estabelecer metas de curto prazo.
Manter o curso e estabelecer a mudança como cultura.
a.
b.
c.
d.
e.

No universo da inovação e do empreendedorismo, surgem oportunidades de espaços que promovam a inovação, como é o caso do FabLab do MIT. Em meados de 2012, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts iniciou o desenvolvimento de um projeto de criação e construção de um modelo de laboratórios de fabricação de conceitos e prototipação, chamado FabLab.
A partir disso podemos afirmar que:
O conceito dos FabLabs foi muito bem aceito no Brasil, pois envolve empreendedorismo e inovação, algo inerente às pessoas e aos negócios brasileiros.
Os FabLabs não agradaram e a ideia não foi bem aceita nos Estados Unidos e em outros países.
No Brasil o conceito não foi bem aceito pelas características da população.
Os FabLabs só existem no MIT.
Esse tipo de laboratório não é destinado a empreendedores.
a.
b.
c.
d.
e.

Por que afirmamos atualmente que no mercado temos dois tipos de negócios: aqueles que mudam e aqueles que desaparecem?
Por que afirmamos atualmente que no mercado temos dois tipos de negócios: aqueles que mudam e aqueles que desaparecem?
a. Porque mudar, atualmente, é algo que não precisa ser buscado a todo momento, as empresas podem mudar quando acharem prudente.
b. Esta afirmação é não verdadeira, na verdade, para não desaparecem, as organizações necessitam mudar pouco, porque mudanças trazem instabilidades.
c. Porque o ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva para as empresas permanecerem no mercado; se não o fizerem, irão desaparecer.
d. Esta afirmação não é verdadeira. Na verdade, podemos afirmar que quem muda desaparece, pois, como o mercado é muito competitivo atualmente, mudar demonstra que a organização está sem rumo.
e. Porque desaparecer faz parte do contexto de qualquer organização atualmente, assim como mudar também. Estas duas questões não possuem relação.

À medida que a sociedade se transforma, as empresas precisam acompanhar as mudanças e, assim, adaptarem suas sinalizações, de modo a responderem aos novos anseios.
Neste contexto, podemos afirmar que ou as organizações mudam ou podem desaparecer rapidamente.

A respeito da motivação podemos alegar que:
a. Motivação e estímulo são a mesma coisa.
b. A motivação e o estímulo são natos no ser humano. Todos nascem e são movidos pela motivação e pelo estímulo, sem necessitar de fatores externos.
c. Segundo alguns autores, a motivação está dentro do indivíduo e o estímulo é algo externo que nos traz mais motivação e vontade de realizar as coisas.
d. O estímulo é que impulsiona as pessoas a crescer profissionalmente, e não a motivação.
e. A motivação depende de estímulos materiais apenas. Por meio da aquisição de “coisas” ou de dinheiro é que as pessoas atuam.

O sonho dos gestores é poder contar com equipes que entreguem todos os resultados esperados, que batam as metas estabelecidas, que trabalhem sem conflitos e, ainda, que tenham como motor propulsor os desafios apresentados pelo mercado.
Nesse cenário alguns indicadores são importantes no desenvolvimento de equipes com o perfil descrito, assinale a alternativa que melhor descreve esses indicadores.
a. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar as desavenças, podar a autonomia dos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe.
b. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, não praticar o feedback, nem tão pouco fazer avaliações, e não abrir espaços para quebras de padrões.
c. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, não abrir espaços para quebras de padrões e manter a equipe homogênea.
d. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de novas inserções ou saídas de colaboradores, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe.
e. Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, não recompensar para não criar mercenários, não abrir espaços para quebras de padrões e manter a equipe homogênea.

Por que não é aconselhável “vender” a mudança para os colaboradores como uma forma de acelerar a sua aceitação?
Porque não é uma estratégia sustentável para o sucesso, pois, no primeiro momento, poderá despertar um comportamento de indiferença e, provavelmente, de repúdio posteriormente.
Porque os colaboradores irão cobrar isto mais tarde.
Porque as empresas não podem ter esse comportamento perante os órgãos reguladores.
Porque a mudança deve ser imposta e não vendida.
Porque a empresa ficará subordinada totalmente aos colaboradores.
a.
b.
c.
d.
e.

Prévia do material em texto

Usuário DEBORA DA SILVA PINTO 
Curso 2101-GESTÃO DA MUDANÇA 
Teste Clique aqui para iniciar o Quiz 
Iniciado 30/05/21 18:14 
Enviado 04/06/21 14:38 
Data de vencimento 07/06/21 23:59 
Status Completada 
Resultado da tentativa 9 em 10 pontos 
Tempo decorrido 116 horas, 23 minutos 
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
 Pergunta 1 
1 em 1 pontos 
 
Em relação aos clientes e às constantes mudanças que estamos presenciando, qual a relação 
que as empresas precisam desenvolver com eles? 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
As organizações devem buscar a admiração do cliente, e não apenas a sua 
satisfação. Essa admiração significa a empolgação e a fidelidade do cliente, 
alimentada pelos serviços e produtos disponíveis e que excedem às suas 
expectativas; o cliente se torna fã da empresa. 
 
Respostas: a. 
As organizações devem buscar a admiração do cliente, e não apenas a sua 
satisfação. Essa admiração significa a empolgação e a fidelidade do cliente, 
alimentada pelos serviços e produtos disponíveis e que excedem às suas 
expectativas; o cliente se torna fã da empresa. 
 
 
b. 
As organizações não devem se preocupar em atender o cliente, pois as 
relações entre cliente e empresas atualmente são bastantes impessoais, 
normalmente intermediadas pela tecnologia. 
 
 
c. 
As organizações devem buscar a satisfação do cliente; mais do que isto 
poderá gerar uma dependência excessiva do cliente e isto poderá trazer 
prejuízos às empresas. 
 
 
d. 
As organizações devem buscar atender o cliente naquilo que ele quer, não 
se pode pensar em superar suas expectativas, pois os clientes nunca estão 
satisfeitos. 
 
 
e. 
As organizações devem buscar atender o cliente somente no momento em 
 
que ele acessa a empresa, porque hoje os clientes são muito voláteis, eles, 
com certeza, vão mudar de empresa. Dessa forma, é inútil tentar cativá-lo. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: A) As organizações devem buscar a admiração do cliente, e não 
apenas a sua satisfação. Essa admiração significa a empolgação e a fidelidade 
do cliente, alimentada pelos serviços e produtos disponíveis e que excedem às 
usas expectativas; o cliente se torna fã da empresa. 
Segundo Chowdhury (2003), as organizações do século XXI se dedicarão em 
conseguir o a admiração do cliente, e não apenas a sua satisfação. Essa 
admiração significa a empolgação e a fidelidade do cliente, alimentada pelos 
serviços e produtos disponíveis para ele, e que excedem às usas expectativas; o 
cliente se torna fã da empresa. 
 
 Pergunta 2 
1 em 1 pontos 
 No atual cenário corporativo, marcado por uma evolução rápida da tecnologia atrelada a 
uma busca constante por novos produtos e serviços por parte dos consumidores, as 
empresas precisam de novas ferramentas de gestão que incrementem precisão e rapidez 
nas tomadas de decisão, principalmente em processos de mudanças organizacionais. 
Neste contexto, surge o Balanced Scorecard (BSC) ou, em português, indicadores 
balanceados de desempenho. Assinale a alternativa que melhor resume o conceito de BSC. 
 
Resposta Selecionada: b. 
Medições de desempenho organizacional. 
 
Respostas: a. 
As estratégias organizacionais. 
 
 
b. 
Medições de desempenho organizacional. 
 
 
c. 
Desempenho organizacional. 
 
d. 
Rentabilidade organizacional. 
 
 
e. 
Capacidade de inovações organizacionais. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: B) Medições de desempenho organizacional. 
É uma poderosa metodologia de medições organizacionais, que contribui no 
para um planejamento estratégico mais enxuto e assertivo, pois traz aos 
gestores o controle e a medição de performance da empresa, além de fornecer 
 
feedbacks importantes, promovendo o aprendizado estratégico. 
 
 Pergunta 3 
1 em 1 pontos 
 
O físico Albert Einstein dizia: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar 
resultados diferentes”. Qual a relação que podemos fazer da frase com as mudanças dentro dos 
negócios? 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Podemos fazer, pois experimentar ter novas ideias, experimentar ter 
atitudes diferentes e gerenciar os negócios de forma que a união de 
processos e pessoas traga os resultados positivos de que a empresa tanto 
necessita. Não se pode temer arriscar em novas estratégias, se não der 
certo, fica o aprendizado, se der certo, aprendem-se novas formas de 
alcançar as metas e objetivos, e de conduzir os negócios aos bons 
resultados. Precisamos tentar fazer coisas diferentes para colher resultados 
diferentes. 
 
Respostas: a. 
Não podemos fazer nenhuma relação, pois um físico não estuda negócios. 
 
 
b. 
Podemos fazer, pois experimentar, ter novas ideias, ter atitudes diferentes 
com precaução é importante, mas sempre com a preocupação de não errar, 
qualquer erro pode ser fatal no mundo dos negócios. 
 
 
c. 
Podemos fazer, pois deve-se temer arriscar em novas estratégias, pois se 
não der certo, ficará o medo de mudar. Precisamos tentar fazer coisas 
diferentes, sempre com moderação, para colher resultados diferentes. 
 
 
d. 
Podemos fazer, pois experimentar ter novas ideias, experimentar ter 
atitudes diferentes e gerenciar os negócios de forma que a união de 
processos e pessoas traga os resultados positivos de que a empresa tanto 
necessita. Não se pode temer arriscar em novas estratégias, se não der 
certo, fica o aprendizado, se der certo, aprendem-se novas formas de 
alcançar as metas e objetivos, e de conduzir os negócios aos bons 
resultados. Precisamos tentar fazer coisas diferentes para colher resultados 
diferentes. 
 
 
e. 
 
Não podemos fazer nenhuma relação com a mudança, pois esta frase 
reflete o que acontece com a maioria dos negócios que hoje não existem 
mais. Empresas que já fecharam as portas usaram o conceito que esta frase 
expressa no seu dia a dia e, por isto, não estão mais aqui para contar 
história. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito D) Podemos fazer, pois experimentar ter novas ideias, experimentar ter 
atitudes diferentes e gerenciar os negócios de forma que a união de processos e 
pessoas traga os resultados positivos de que a empresa tanto necessita. Não se pode 
temer arriscar em novas estratégias, se não der certo, fica o aprendizado, se der certo, 
aprendem-se novas formas de alcançar as metas e objetivos, e de conduzir os 
negócios aos bons resultados. Precisamos tentar fazer coisas diferentes para colher 
resultados diferentes. 
Não se pode temer arriscar em novas estratégias, se não der certo, fica o 
aprendizado, se der certo, aprende-se novas formas de alcançar as metas e 
objetivos e conduzir os negócios aos bons resultados. 
Se continuarmos sempre com os mesmos modelos, sempre colheremos os 
mesmos resultados, por isto a mudança é importante para conseguirmos 
resultados diferentes. 
 
 
 Pergunta 4 
0 em 1 pontos 
 
A convergência das novas tecnologias vem transformando a maneira como as pessoas e 
empresas fazem negócios e abrindo oportunidades únicas de inovação. A partir dessas 
colocações, podemos dizer que que o melhor caminho para as empresas é: 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
Nem seguir nem ditar, é necessário fazer uma análise de mercado para a 
tomada de decisão. 
Respostas: a. 
Seguir a inovação, pois inovar implica um custo muito alto e não traz 
competitividade. 
 
b. 
Ditar a inovação, pois isso traz vantagens consideráveis para as empresas. Ao 
passo que seguir as inovações dos concorrentes, fará com que a empresa 
sempre esteja em situação de risco em relação a sua sobrevivência. 
 
c. 
Nem seguir nem ditar, é necessário fazer uma análise de mercado para a 
tomada de decisão. 
 
d. 
Abandonar qualquer iniciativa de inovação. A empresa não deve ditar nem 
seguir as inovações, mas permanecer com seus produtos e serviços atuais. 
 
 
e. 
Inovar comtoda e qualquer ideia que surgir, mesmo que sem nenhuma 
validação. O importante é inovar a qualquer custo. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: B) Ditar a inovação, pois isso traz vantagens 
consideráveis para as empresas. Ao passo que seguir as 
inovações dos concorrentes, fará com que a empresa sempre 
esteja em situação de risco em relação a sua sobrevivência. 
Ditar as inovações traz vantagens consideráveis para as 
empresas, que se passam a se destacar para o consumidor como 
referência em ineditismo. Essa é a prática da inovação como um 
aspecto vital da estratégia corporativa ou organizacional, 
enquanto seguir as inovações dos concorrentes, fará com que a 
empresa sempre esteja em situação de risco em relação a sua 
sobrevivência. 
 
 
 Pergunta 5 
1 em 1 pontos 
 
Para Kotter (1996), professor da Harvard Business School e um dos principais pensadores e 
autores de gestão da mudança organizacional, a gestão de mudanças possui oito diretrizes que 
devem ser pontos de atenção para se alcançar o sucesso na gestão de mudanças. Assinale a 
alternativa que NÃO corresponde a pontos de atenção destacados por Kotter: 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
Não criar nenhuma área específica para gerir as mudanças e não estabelecer 
nenhuma liderança para administrar os impactos das mudanças. 
Respostas: a. 
Desenvolver o senso urgência nas pessoas envolvidas e montar a equipe 
de frente. 
 
 
b. 
Desenvolver uma visão para a mudança e comunicá-la bem. 
 
 
c. 
Empoderar os colaboradores e estabelecer metas de curto prazo. 
 
 
d. 
Manter o curso e estabelecer a mudança como cultura. 
 
 
e. 
Não criar nenhuma área específica para gerir as mudanças e não estabelecer 
nenhuma liderança para administrar os impactos das mudanças. 
 
Comentário da 
resposta: 
Gabarito: E) Não criar nenhuma área específica para gerir as mudanças e não 
estabelecer nenhuma liderança para administrar os impactos das mudanças. 
Kotter destaca que se deve criar uma área e liderança para gerir as 
transformações organizacionais para se alcançar os resultados esperados. 
 
 Pergunta 6 
1 em 1 pontos 
 
No universo da inovação e do empreendedorismo, surgem oportunidades de espaços que 
promovam a inovação, como é o caso do FabLab do MIT. Em meados de 2012, o Instituto de 
Tecnologia de Massachussetts iniciou o desenvolvimento de um projeto de criação e construção 
de um modelo de laboratórios de fabricação de conceitos e prototipação, chamado FabLab. A 
partir disso podemos afirmar que: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
O conceito dos FabLabs foi muito bem aceito no Brasil, pois envolve 
empreendedorismo e inovação, algo inerente às pessoas e aos negócios 
brasileiros. 
Respostas: a. 
Os FabLabs não agradaram e a ideia não foi bem aceita nos Estados Unidos 
e em outros países. 
 
b. 
No Brasil o conceito não foi bem aceito pelas características da população. 
 
c. 
Os FabLabs só existem no MIT. 
 
d. 
O conceito dos FabLabs foi muito bem aceito no Brasil, pois envolve 
empreendedorismo e inovação, algo inerente às pessoas e aos negócios 
brasileiros. 
 
e. 
Esse tipo de laboratório não é destinado a empreendedores. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: D) O conceito dos FabLabs foi muito bem aceito no Brasil, pois envolve 
empreendedorismo e inovação, algo inerente às pessoas e aos negócios 
brasileiros. 
O projeto FabLab tomou corpo e foi expandido para diversas instituições de 
ensino, primeiro nos Estados Unidos e depois em diversos países. Existem mais 
de 200 FabLabs, em mais de 40 países. No Brasil, existem FabLabs em São 
Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belém. 
Essa iniciativa está presente em Instituições de Ensino e em iniciativas privadas, 
compondo espaços de inovação e desenvolvimento de ideias, projetos, 
protótipos e conceitos de tecnologias disruptivas. 
 
 
 Pergunta 7 
1 em 1 pontos 
 Por que afirmamos atualmente que no mercado temos dois tipos de negócios: aqueles que mudam 
e aqueles que desaparecem? 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
Porque o ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de mudar se 
tornou uma vantagem competitiva para as empresas permanecerem no 
mercado; se não o fizerem, irão desaparecer. 
Respostas: a. 
Porque mudar, atualmente, é algo que não precisa ser buscado a todo 
momento, as empresas podem mudar quando acharem prudente. 
 
 
b. 
Esta afirmação é não verdadeira, na verdade, para não desaparecem, as 
organizações necessitam mudar pouco, porque mudanças trazem 
instabilidades. 
 
c. 
Porque o ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de mudar se 
tornou uma vantagem competitiva para as empresas permanecerem no 
mercado; se não o fizerem, irão desaparecer. 
 
d. 
Esta afirmação não é verdadeira. Na verdade, podemos afirmar que quem 
muda desaparece, pois, como o mercado é muito competitivo atualmente, 
mudar demonstra que a organização está sem rumo. 
 
 
e. 
Porque desaparecer faz parte do contexto de qualquer organização 
atualmente, assim como mudar também. Estas duas questões não 
possuem relação. 
Comentário da 
resposta: 
Gabarito: C) Porque o ritmo das mudanças é tão veloz que a capacidade de 
mudar se tornou uma vantagem competitiva para as empresas permanecerem 
no mercado; se não o fizerem, irão desaparecer. 
À medida que a sociedade se transforma, as empresas precisam acompanhar 
as mudanças e, assim, adaptarem suas sinalizações, de modo a responderem 
aos novos anseios. Neste contexto, podemos afirmar que ou as organizações 
mudam ou podem desaparecer rapidamente. 
 
 
 
 Pergunta 8 
1 em 1 pontos 
 A motivação rege o comportamento humano. Por meio da motivação o ser humano pode 
ou não realizar coisas. A respeito da motivação podemos alegar que: 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
Segundo alguns autores, a motivação está dentro do indivíduo e o 
estímulo é algo externo que nos traz mais motivação e vontade de realizar 
as coisas. 
 
Respostas: a. 
Motivação e estímulo são a mesma coisa. 
 
 
b. 
A motivação e o estímulo são natos no ser humano. Todos nascem e são 
movidos pela motivação e pelo estímulo, sem necessitar de fatores 
externos. 
 
 
c. 
Segundo alguns autores, a motivação está dentro do indivíduo e o 
estímulo é algo externo que nos traz mais motivação e vontade de realizar 
as coisas. 
 
 
d. 
O estímulo é que impulsiona as pessoas a crescer profissionalmente, e 
não a motivação. 
 
 
e. 
A motivação depende de estímulos materiais apenas. Por meio da aquisição 
de “coisas” ou de dinheiro é que as pessoas atuam. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: C) Segundo alguns autores, a motivação está dentro do indivíduo e o 
estímulo é algo externo que nos traz mais motivação e vontade de realizar as 
coisas. 
A motivação que existe dentro das pessoas pode ter vários sentidos, como 
realização pessoal, realização material, sucesso e notoriedade. Depende de 
cada pessoa. Para cada ser humano existe uma motivação. O estímulo ajuda o 
ser humano a ter motivação. O estímulo pode ser algo “material” ou 
simplesmente o reconhecimento. 
 
 
 Pergunta 9 
1 em 1 pontos 
 
O sonho dos gestores é poder contar com equipes que entreguem todos os resultados 
esperados, que batam as metas estabelecidas, que trabalhem sem conflitos e, ainda, que 
tenham como motor propulsor os desafios apresentados pelo mercado. Nesse cenário alguns 
indicadores são importantes no desenvolvimento de equipes com o perfil descrito, assinale a 
 
alternativa que melhor descreve esses indicadores. 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de 
novas inserções ou saídas de colaboradores, dar autonomia aos colaboradores, 
praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços 
para quebras de padrões e incentivara diversidade dentro da equipe. 
Respostas: a. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar as desavenças, podar a 
autonomia dos colaboradores, praticar o feedback, entregar avaliações, 
recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de padrões e incentivar a 
diversidade dentro da equipe. 
 
b. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de 
desavenças, dar autonomia aos colaboradores, não praticar o feedback, nem 
tão pouco fazer avaliações, e não abrir espaços para quebras de padrões. 
 
c. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de 
desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar 
avaliações, recompensar, não abrir espaços para quebras de padrões e manter 
a equipe homogênea. 
 
d. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de 
novas inserções ou saídas de colaboradores, dar autonomia aos colaboradores, 
praticar o feedback, entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços 
para quebras de padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe. 
 
e. 
Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em casos de 
desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, entregar 
avaliações, não recompensar para não criar mercenários, não abrir espaços 
para quebras de padrões e manter a equipe homogênea. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: D) Desenvolver a resiliência na equipe, incentivar a coesão rápida em 
casos de desavenças, dar autonomia aos colaboradores, praticar o feedback, 
entregar avaliações, recompensar, desafiar, abrir espaços para quebras de 
padrões e incentivar a diversidade dentro da equipe. 
Sugestões podem contribuir para a montagem de uma equipe de alto 
desempenho voltada para a inovação. 
Desenvolver a Resiliência na equipe A equipe precisa adapta-se facilmente às 
situações novas, pois o universo da inovação é recheado de situações inéditas. 
Incentivar a Coesão rápida As equipes voltadas para a inovação precisam 
possuir em seu DNA a capacidade de aceitar de forma harmônica e rápida a 
 
entrega de novos integrantes. Os colaboradores precisam ter autonomia Os 
colaboradores precisam tomar decisões dentro das equipes, e, para isto, é 
necessário que exista uma pré-aprovação dos líderes para que isto aconteça. 
Avaliações e Feedback As equipes inovadoras precisam ser avaliadas e 
necessitam receber feedback para que possam sempre evoluir e mostrar 
novidades. Recompensar e desafiar As equipes inovadoras precisam ser 
recompensadas e desafiadas na medida correta. Abrir a possibilidade de quebrar 
padrões Velhos padrões devem ser questionados e os colaboradores precisam 
saber que isto é possível. A diversidade deve existir A diversidade das pessoas 
precisa estar presente em equipes que querem ser competentes em promover a 
inovação. O mix de idades, de formação, de habilidades e competência ajuda a 
impulsionar as inovações tão necessárias. 
 
 Pergunta 10 
1 em 1 pontos 
 Por que não é aconselhável “vender” a mudança para os colaboradores como uma forma de 
acelerar a sua aceitação? 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
Porque não é uma estratégia sustentável para o sucesso, pois, no primeiro 
momento, poderá despertar um comportamento de indiferença e, 
provavelmente, de repúdio posteriormente. 
 
Respostas: a. 
Porque os colaboradores irão cobrar isto mais tarde. 
 
 
b. 
Porque as empresas não podem ter esse comportamento perante os 
órgãos reguladores. 
 
 
c. 
Porque não é uma estratégia sustentável para o sucesso, pois, no primeiro 
momento, poderá despertar um comportamento de indiferença e, 
provavelmente, de repúdio posteriormente. 
 
 
d. 
Porque a mudança deve ser imposta e não vendida. 
 
 
e. 
Porque a empresa ficará subordinada totalmente aos colaboradores. 
Comentário 
da resposta: 
Gabarito: C) Porque não é uma estratégia sustentável para o sucesso, pois no 
primeiro momento, poderá despertar um comportamento de indiferença e, 
 
provavelmente, de repúdio posteriormente. 
Não é aconselhável “vender” a mudança para os colaboradores como uma forma 
de acelerar a sua aceitação. Essa estratégia não é sustentável para o sucesso. 
Quando uma pessoa de alta administração tenta “vender” uma mudança, 
normalmente, desperta nos impactados um comportamento de indiferença, no 
primeiro momento, e, provavelmente, de repúdio posteriormente. 
 
Sexta-feira, 4 de Junho de 2021 15h20min25s BRT 
 
	 Pergunta 1
	 Pergunta 2
	 Pergunta 3
	 Pergunta 4
	 Pergunta 5
	 Pergunta 6
	 Pergunta 7
	 Pergunta 8
	 Pergunta 9
	 Pergunta 10

Mais conteúdos dessa disciplina