Buscar

lingua inglêsa contextualização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,16 em 0,16 pontos
	
	
	
	Leia a passagem abaixo sobre metacognição.
O termo cognição designa mais a atividade de conhecimento do que propriamente os conhecimentos compreendidos como produto dessa atividade, o que confirma a definição de S.R. Yussen (1985) de que é uma atividade mental pela qual os outros processos mentais são objetos de reflexão. Nestas fórmulas estão bem presentes as ideias de: tomada de consciência; reflexividade e desdobramento ambos fazem do sujeito uma espécie de espectador atento a seus próprios modos de pensamento e procedimentos que utiliza para resolver problemas, aos conhecimentos para melhor dominá-los. O controlo interno ou auto-regulação pelo sujeito da sua própria atividade é um dos aspectos que definem a metacognição.
(Adaptado de Doly, Anne-Marie. A metacognição, um apoio ao trabalho dos alunos. 1999. Porto Editora )
De acordo com a passagem acima e o que foi estudado no conteúdo da unidade 2, assinale a alternativa que apresenta uma postura metacognitiva.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Após a leitura de um texto, o aluno que não compreendeu o seu conteúdo reflete sobre as estratégias que usou durante a leitura e retoma-a utilizando outra estratégia.
	
	
	
· Pergunta 2
0,16 em 0,16 pontos
	
	
	
	Levando em consideração a abordagem comunicativa (o método comunicativo), analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (verdadeiro ou falso).
I - Uma comunicação autêntica e significativa deve ser o objetivo das atividades de sala de aula.
II - A comunicação deve envolver a integração de outras habilidades linguísticas
III - Aprender é um processo de construção criativa que envolve tentativa e erro
IV - Para a abordagem comunicativa importa somente a fluência (e não a precisão) na língua que está sendo aprendida.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V,V,V,F
	
	
	
· Pergunta 3
0,16 em 0,16 pontos
	
	
	
	Leia o parágrafo abaixo sobre leitura extensiva.
A leitura extensiva é uma prática que favorece o ________________________de diferentes tipos de ________________________ textual, proporcionando, mais ou menos conscientemente, a consolidação de marcas ________________________ específicas de cada modo de ________________________ discursiva e, a partir daqui, a criação de hábitos de antecipação de sequências textuais. Acresce que o aprendente tem oportunidade de explorar abundantemente a ________________________ textual e progressivamente abandonar a tendência de procurar decodificar, de modo indiscriminado, todos os elementos do texto." (HORST, 2005 p. 355)
(Extraído de: HORST, M.2005 - "Learning L2 Vocabulary through Extensive Reading: A Measurement Study", The Canadian Modern Language Review / La revue canadienne des langues vivantes , 61 (3): 355-382.)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas no parágrafo
acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
reconhecimento, estrutura, linguísticas, organização, redundância
	
	
	
· Pergunta 4
0,16 em 0,16 pontos
	
	
	
	Leia a passagem abaixo sobre a habilidade leitora.
Mokhtari e Reichard (2002) relatam que há concordância entre pesquisadores sobre a importância da consciência e do monitoramento para uma leitura habilidosa e eficiente. Os autores definem o termo metacognição aplicada à leitura como sendo o conhecimento que o leitor possui de sua própria cognição envolvida na atividade de leitura e as estratégias de auto-controle que possui para monitorar e regular a compreensão textual. Por sua vez, Jacobs e Paris (1987) apontam para o fato de que leitores menos habilidosos raramente utilizam estratégias de leitura para auxiliá-los na compreensão, ao passo que leitores mais habilidosos frequentemente utilizam uma série de estratégias para verificar sua compreensão durante a leitura, como, por exemplo, prever o conteúdo, ler à frente e voltar na leitura, entre outros. Assim, para os autores, a diferença entre leitores mais e menos habilidosos é o uso independente que fazem das estratégias de leitura .
BRAATZ, Simara Cristiane. & MINDAL, Clara M. A consciência como estratégia metacognitiva para a Compreensão leitora de textos na língua inglesa.
Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3036/384.
De acordo com a passagem acima é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Uma leitura habilidosa e eficiente é exclusivamente o resultado de uma habilidade leitora natural que alguns alunos possuem.
	
	
	
Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023 15h

Continue navegando