Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'trabalho biotipologia (2) original NOVO' com você

Prévia do material em texto

1
NOÇÕES BIOTIPOLOGIA NA ODONTOLOGIA 
CURSO : ODONTOLOGIA 5º SEMESTRE
DISCENTE: ANA CLAUDIA, KATIA, GELIAN , VICTÓRIA
DOCENTE: Dra. Profª. PRISCILA VIEIRA
DISCIPLINA: ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA
 
. 
NOÇÃO DE BIOTIPOLOGIA
Araújo (1957), identidade é o conjunto de caracteres que individualizam uma pessoa ou uma coisa. 
Simas Alves (1965) é o “conjunto de caracteres físicos, funcionais ou psíquicos, normais ou patológicos que individualizam determinada pessoa.
 
Quem criou a Biotipologia?
Segundo o médico brasileiro Waldemar Berardinelli (1936), a biotipologia foi o termo criado, nos anos 1920, pelo médico italiano Nicola Pende (1880-1970) para caracterizar a “ciência das constituições, temperamentos e caracteres”.
 
 Duarte Santos (1941), biotipologista português, utiliza uma terminologia interessante que permite compreender o conceito de biótipo. Para esse autor o biótipo compreende o tipo 
Morfológico- a parte estática;
 Temperamento_ que compreende a parte dinâmico 
Fisiológica, -corresponde ao componente volitivo - afetivo, 
Inteligência_ que é o componente cognoscitivo, intelectual do indivíduo.
 
-
Os dois primeiros, ou seja, o tipo morfológico e o temperamento, caracterizam a indindividualidade física. Os dois últimos, isto é, o caráter e a inteligência, caracterizam a individualidade psíquica ou personalidade. Por sua vez, a somatória da individualidade física mais a individualidade psíquica vai representar a totalidade, a síntese final, o indivíduo em seu conjunto, ao qual se denomina biótipo.
5
Segundo Berardinelli (1942), os princípios fundamentais da doutrina constitucionalista são os seguintes:
 
 Todos os indivíduos são diferentes; não há duas pessoas iguais;
 O mesmo indivíduo é diferente de si mesmo a cada momento – momentos condicionais;
As diferenças individuais não são caóticas, obedecem determinadas leis;
 O indivíduo é uma unidade, havendo indissolúvel correlação entre suas diversas partes e funções;
.
 O conhecimento do indivíduo “normal” deve preceder e ser vir de base ao estudo do indivíduo patológico.
Na gênese das doenças, as reações individuais têm importância igual ou superior as causas externas.
 Dentro das diferenças há semelhanças que permitem agrupar os indivíduos em tipo;
Definição 
Tipologia.Etimologia (origem da palavra biotipologia). Do grego "bíos", vida + "týpos", tipo + "lógos", tratado + -ia.
Tipos relacionados a temperamentos
A Biotipologia é um dos caminhos para reconhecer estes tipos em suas diferenças mais fundamentais – quanto aos fatores:
 corporais, 
emocionais 
comportamentais. 
Desde a antiguidade já se considerava nos tipos distintos essas diferenças, assim como a partir delas entender o processo da doença e saber a forma mais adequada de tratá-las.
BIOTIPOLOGIA DIVIDE PESSOAS EM 4 BIÓTIPOS
1 – SANGUÍNEOS 
2 – FLEUMÁTICOS 
3 – MELANCÓLICOS 
4 – COLÉRICOS 
MAS COMO IDENTIFICAR OS BIÓTIPOS?
Eles são percebidos por meio de características, como :
cor de cabelos e olhos,
 modo de andar, 
distribuição muscular,
 compleição óssea,
 preferência por ambientes quentes ou frios,
 vínculos paternos ou maternos,
 idade dos pais na época da concepção, 
percepção da disposição ao longo do dia, preferência pelo dia ou pela noite, horas necessárias de sono, preferências alimentares, entre outras características.
Conhecer os biótipos ajuda a enxergar, compreender e conviver melhor com nós mesmos e com as pessoas.
 Sanguíneo
 Alegres, 
Esperançosas
 Calorosas,
Amáveis ,
 Simpáticas
De modo geral são explosivas, instáveis emocionalmente, impulsivas e até egoístas.
Sabe aquele seu amigo que tem uma certa dificuldade de ficar quieto? Que está sempre fazendo uma piada ou que te interrompe sempre que você está falando? Então, essas são características de um sanguíneo.
Os sanguíneos são uns autênticos devoradores de comida, literalmente comem tudo o que lhes aparece à frente. Quando estão num restaurante falam tanto que, normalmente, quando o empregado de mesa vem recolher o pedido, é que olham para o menu.
Alimentação recomendada: arroz integral, brócolis, cevada, couve, ervilha e espinafre.
Alimentação não recomendada: alho, açúcar, batata* , cebola, frutas ácidas, leite e derivados, mel, milho e derivados.
12
Fleumático
Dóceis,
 Pacíficas, 
Sonhadoras, 
Positivas,
Disciplinadas. 
Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? Então, essa é uma das características de um fleumático. Geralmente essas pessoas são confiáveis e equilibradas.
Os Fleumáticos alimentam-se de forma calma e deliberada.Normalmente são aqueles que terminam  sua refeição em último lugar, sendo esta a principal razão pela qual raramente ganham peso (são necessários cerca de 20 minutos para que o organismo sacie a fome).
Alimentação recomendada: abóbora, alface, almeirão, aveia, batata inglesa e doce, berinjela, cenoura cozida, feijão, frango, gengibre, pescada branca, milho e derivados, palmito, peixe de água doce (com escamas), repolho refogado, etc. Temperos: Gengibre, canela, óleo de milho, salsinha, óleo de gergelim e açafrão.
Alimentação não recomendada: leite e derivados, trigo e derivados, alho, açúcar, cebola, sal, e frutas como abacaxi, abacate, banana, melão, laranja, pinha e jabuticaba.
13
Colérico
Explosivas 
 Agressivas. 
Dominadoras,
 Ambiciosas, 
Determinadas, 
Impulsivas, 
Comandam e lideram
 Bons planejadores. 
Os Coléricos dificilmente variam o menu. No restaurante optam quase sempre pelas mesmas escolhas. Ao comer, engolem grandes pedaços, quase sem os mastigar, muitas vezes falando enquanto o fazem.
Alimentação recomendada: acelga, alface, azeitona, batata (assada com casca), cenoura, ervilha, mandioca, milho e derivados, peixe de rio com escamas, sardinha. Temperos: óleo de milho, limão, salsinha, vinagre, pouco sal. Adoçantes: mel puro ou karo. Frutas: abacaxi, banana prata ou maçã, goiaba, laranja, mamão, melão, morango, maracujá, pêssego e uva.
Alimentação não recomendada: leite e derivados, trigo e derivados, açúcar ou adoçantes, alho e cebola. Cervejas, destilados, refrigerantes, frutas, tais como: melancia, caqui, abacate e pinha. Não ingerir nenhum tipo de carne, exceto peixes de água doce (com escamas), sardinha ou cavalinha.
14
Melancólico
Sensíveis em suas emoções, 
São pessoas detalhistas, 
 Gostam de ficar mais quietinhas, 
Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, 
São fiéis,
Desconfiados. 
São pessoas leais, sensíveis e dedicadas.
Os Melancólicos são verdadeiros apreciadores de comida, eles selecionam bem os seus alimentos. Normalmente precisam de muito tempo para decidir o que vão comer, mas uma vez feita a escolha, saboreiam cada garfada.
Alimentação compatível: carne vermelha, peixes, derivados do leite, trigo, apenas frutas doces como abacate, pinha, etc.
Alimentação não-compatível: leite, frango; banana e frutas ácidas, como abacaxi, laranja e morango. Também entram milho, derivados e batata.
Lembre-se: o alimento não é apenas aquilo que se come, e sim, o que somos capazes de digerir. Desse modo, a questão alimentar é uma das chaves para a promoção do estado saudável do organismo.
15
O que é um biótipo de corpo?
O biotipo, é a forma física que tem o corpo do ser humano, sendo determinado por alguns fatores que variam de pessoa para a pessoa.
 
Os que são relevantes ao considerar os biotipos 
Constituição dos ossos.
Massa muscular.
Metabolismo.
Entre outros fatores.
Quais são os biotipos de corpo?
Corpo Ectomorfo
Corpo Endomorfo
Corpo Mesomorfo
 é responsável exatamente pela forma que o corpo se apresenta perante estes hábitos.
Sabe aquela pessoa magra que tem uma alimentação com muita comida, mas não engorda de jeito nenhum? Conhece alguém que é encorpado, mas na realidade só tem ombros largos? Então, a genética de cada um vai definir esses traços aparentes, o que formao conjunto que é o biotipo de corpo.
18
Corpo Ectomorfo
As pessoas de corpo ectomorfo : são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm uma grande dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. 
A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.
Corpo Ectomorfo
Os atletas nesta categoria precisam ingerir uma alta quantidade de calorias, vez que para suprir suas necessidades e para ganhar peso o organismo precisa estar bem alimentado para não emagrecer. 
São aconselhados treinos curtos, porém de alta intensidade para conseguir os resultados esperados.
Corpo Endomorfo
Já quem tem o corpo endomorfo : costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores. 
Neste caso, quem apresenta o padrão citado, normalmente tem um corpo de estética mais redonda, ganham gordura e músculo com facilidade, mas têm dificuldade para perder gordura, pois o metabolismo é lento.
Mesmo com as pernas largas e com grande potência para os exercícios com as pernas, o corpo endomorfo tem dificuldade para definir os músculos.
 Sendo assim, as atividades recomendadas para um bom desempenho são as modalidades aeróbicas, como corrida ou natação. Elas também podem investir em exercícios com peso, mas o resultado não será o mesmo para quem é mesomorfo, por exemplo.
Corpo Endomorfo
Uma singularidade para o biotipo endomorfo é que boa parte do peso ganho vem em forma de gordura, por isso é essencial investir em atividades que vão gastar essa reserva de energia. O organismo responde bem à alimentação, então ele consegue assimilar bem as proteínas, o que não faz necessário o uso de suplementos na alimentação
Corpo Endomorfo
Por fim, o biotipo dos mesomorfos é caracterizado por ganhar e perder peso muito fácil. São naturalmente fortes, o que ajuda na construção dos músculos, então o destaque vai para atividades como fisiculturismo. 
O músculo é bem definido, então a característica de corpo atlético surge com esse tipo corporal.
Corpo Mesomorfo
Os mesomorfos respondem melhor aos exercícios com peso, pois vão definir o músculo com facilidade. O corpo é caracterizado por uma formato retangular, além de ser forte. Contudo, como também apresentam facilidade para ganhar peso em forma de gordura, é bom tomar cuidado com a ingestão em excesso de calorias, pois o ganho é mais fácil que os ectomorfos.
Por terem essa última característica em relação ao peso, também são recomendadas atividades cardiovasculares para a resistência, além de ser uma ótima opção para queimar as calorias. 
Corpo Mesomorfo
Qual o biotipo corporal mais comum?
Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos
Padrão de crescimento vertical 
os Longilíneos tem a característica de serem magros, geralmente altos, membros longos comparados a altura dos ombros. 
Os Brevilíneos geralmente são baixos, pescoço curto e membros pequenos em relação a altura dos ombros e tronco mais largo que os outros tipos. 
Os Mediolíneos tem a característica de transição entre os outros dois tipos.
 Dangelo & Fattini (2007), 
Longilíneo:
Pescoço longo e delgado,Tórax afilado
Membros alongados com franco predomínio sobre o tronco
Musculatura delgada e panículo adiposo pouco desenvolvido
Tendência para estatura elevada
Mediolíneo:
Equilíbrio entre os membros e o tronco
Desenvolvimento harmônico da musculatura e distribuição adiposa
Brevilíneo
 Pescoço curto e grosso, Tórax alargado e volumoso
Membros curtos em relação ao tronco
 Musculatura desenvolvida e panículo adiposo espesso
Tendência para baixa estatura
Brevilíneo
 Pescoço curto e grosso, Tórax alargado e volumoso
Membros curtos em relação ao tronco
 Musculatura desenvolvida e panículo adiposo espesso
Tendência para baixa estatura
Perfil reto
O que é perfil facial reto?
Indivíduos com esse padrão possuem um crescimento ósseo extremamente equilibrado. O perfil reto proporciona um selamento passivo. Com isso, o paciente pode efetuar os movimentos com naturalidade, uma vez que não realiza força para abrir ou fechar a sua cavidade bucal.
Perfil convexo
 O perfil convexo é decorrente de um crescimento deficiente da mandíbula ou um crescimento acentuado da maxila para frente (maçã do rosto) ou ainda uma combinação de ambos.
Perfil concavo
O Perfil côncavo ocorre em virtude de um crescimento exagerado da mandíbula (também chamado de prognatismo mandibular) ou por uma deficiência de crescimento anterior da maxila (maçã do rosto) ou uma combinação de ambos.
 braquifacial
 Apresenta direção de crescimento horizontal maior do que vertical.
Caracteriza o tipo de face mais curta, quadrada e ampla que apresenta mandíbula forte e marcada.
A musculatura mandibular é mais espessa e evidencia os contornos faciais.
Para harmonizar este tipo de face os tratamentos devem ser voltados para o eixo vertical.
Este biotipo tem tendência a parecer senil mais cedo do que os demais com o passar dos anos.
37
As más oclusões frequentemente encontradas nos pacientes braquifaciais apresentam as seguintes características:
Mordida profunda;
Mordida cruzada unilateral ,
Interposição de lábio inferior por entre os incisivos (overjet);
Apinhamento de canino a canino inferior;
Vestibuloversão e diastema entre os incisivos superiores.
Dolicofacial
Apresenta direção de crescimento vertical maior do que horizontal.
É o tipo de face longa, cabeça ovalada, comprida e estreita que não apresenta mandíbula marcada.
As más oclusões freqüentemente encontradas nos pacientes dolicofaciais apresentam as seguintes características 
Mordida topo a topo ou aberta;
Mordida cruzada uni, bilateral ou total;
Deglutição atípica com interposição de lingua entre os incisivos
Ausência de apinhamento infenor;
Geralmente caninos superiores em supraversão
 Mesofacial
Apresenta crescimento proporcional entre os diâmetros vertical e horizontal.
O termo mesofacial deriva de meso, que está na média, equilibrado e proporcional.
Trata-se da face com perfil de crescimento proporcional ao longo da vida, com boa relação entre os maxilares.
É considerado o tipo mais rápido e tranquilo para harmonizar esteticamente.
Os indivíduos mesofaciais possuem dimensões verticais e horizontais correspondentemente proporcionais.
 Neste grupo intermediário da classificação biométrica da face normalmente as más oclusões são mais discretas, geralmente dentárias, com raro comprometimento das bases ósseas, não requerendo mecânicas complexas, entretanto advertimos não ser estes pacientes imunes aos efeitos iatrogênicos de um diagnóstico mal conduzido.
Tipos faciais de atriz; 
BRAQUIFACIAL: ALINE MORAIS; DOLICOFACIAL: ADRIANA BIROLI; MESOFACIAL: CAROLINA DIECKMAM .
QUAL PROFISSIONAL , QUE DEVO PROCURAR PARA FAZER O DIAGNOSTICO CORRETO DE MINHA ASSIMETRIA FACIAL:
PARA O CORRETO DIAGNOSTICO PROCURE UM ORTODONTISTA OU CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL.
43
Como descobrir o seu biotipo de corpo?
Os biotipos, além de mostrarem traços na aparência, dizem muito sobre o metabolismo, então fazer uma avaliação física é essencial para encaminhar os exercícios corretos. Outro ponto é em relação aos alimentos ingeridos, pois, como dito, alguns têm facilidade para o ganho de peso em forma de gordura, mas outros, mesmo que comam bastante, não ganham peso por terem o metabolismo acelerado.
Como identificar o biotipo? Observando as características do corpo e comparando com as dos biotipos dá para ter uma noção de qual se encaixa. Porém, apenas um profissional é capaz de identificar O BIOTIPO CORPORAL ; QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS;
EDUCAÇÃO FISICA 
NUTRICIONISTA OU NUTROLOGO. 
44
Conclusão 
A biotipologia apresenta-se como estudo da essência do ser humano e como contribuição a auxiliar a humanidade a vislumbrar uma caminhada de fé e confiança em um mundo melhor..
Cada ser humanotem seu biotipo, ninguém é igual.
 
 REFERÊNCIAS
Berardinelli W. Tratado de Biotipologia e Patologia Constitucional. 4 e d. Rio de Janeiro, Francisco Alves ,1942
Duarte Santos L A . Biotipologia Humana. São Paulo, Acadêmica, 1941
Biotipicos faciais e suas caracteristicas morfodiferenciais, cursos e eventos
O que são Brevelinos, mediolíneo e longilíneos? Ciencia do treinamento.com.br
Biotipologia: mapear traços pessoais www.personare.com.br
47

Continue navegando