Buscar

N3 Modelagem computacional doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

N3 Modelagem computacional
Conforme já descrito por especialistas, os processos de modelagem e simulação computacional podem utilizar vários modelos, porém qual dos modelos utilizar, sempre provoca uma série de questionamentos. Nesse sentido, os experimentos com modelos reais geralmente não são usados, uma vez que são bastante caros  e torna-se inviável, principalmente, por não permitir a segurança dos resultados obtidos. Por exemplo, realizar um experimento real para o desempenho de um avião caça, sem todos os testes terem sido feitos. Neste exemplo, pode ocorrer que avião não suporte a pressão do ar, altitude ou velocidade e venha a cair, sendo assim os prejuízos serão grandes.
Já os experimentos com modelos físicos são interessantes quando é necessário a construção de maquetes, portfólios, entre outros, assim como os modelos matemáticos, normalmente aplicados para simulação de processos de Engenharia, devido às formulações necessárias para análise de tomadas de decisões. 
Explique as diferenças encontradas em simulações nos experimentos com sistemas reais, modelos físicos e modelos matemáticos
Minha resposta:
A simulação computacional de sistemas real estuda o comportamento de sistemas reais, utilizando exercícios de modelos. Basicamente é a utilização de técnicas matemáticas, aplicadas em computadores, que permitem simular o funcionamento da maioria dos tipos de operação ou processo do mundo real, quer dizer, é o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos.
Modelo físico pode ser definido como um modelo em escala, o qual possui características físicas que representam as características físicas do sistema que está sendo modelado. Deve obedecer um escalonamento entre grandezas e relações correspondentes à representação física em correspondência biunívoca ao sistema real que se quer estudar.
Similaridade é a principal especificação a ser obedecida na implementação de um modelo físico. 
Consiste em obedecer a um escalonamento entre as grandezas e relações correspondentes ao criar e implementar uma representação física em correspondência biunívoca ao sistema real objeto de estudo. 
Comumente utilizado nas áreas de engenharia civil, hidráulica ou mecânica para representar ambientes inacessíveis e projetos de grande porte.
Modelo Matemático pode ser definido como um modelo simbólico o qual possui propriedades expressas em símbolos matemáticos e suas relações”. 
O desenvolvimento de modelos matemáticos necessita da análise e definição de algumas propriedades fundamentais do sistema que pode ter consequências diferentes sobre o tipo de modelo e a definição do sistema como linear ou não linear.
Quando definido como não linear, o princípio da superposição não pode ser aplicado. 
Quando definido como sistema linear, a definição da relação causal entre entrada e saída é facilmente definida.

Outros materiais