Buscar

Atividade 2 ( Paleontologia Geral)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco 
Docente: Alcina Magnolia da Silva França.
Discentes: Amanda Caroline Huppes Moller,Carlos Belarmino de Farias, Karolaine Martins da Silva Santos, Poliana Maria da Silva, Viviane Silva de Souza.
Disciplina: Paleontologia Geral.
Respostas exercício 2
1) Procure responder, com suas palavras e dê exemplo de como a Paleontologia e os Fósseis contribuem, sendo uma evidência concreta para:
a) A compreensão da evolução da vida na Terra. Dê exemplo.
É muito importante investigar como ocorre a interação entre os diferentes componentes existentes na terra e sua evolução, a partir do entendimento de como os homens e outros seres vivos evoluíram. dessa forma, essa área das geociências abrange diversas disciplinas e várias áreas de conhecimento, que juntas permitem o entendimento acerca dos acontecimentos presentes na história, e que nos permite ter esse aprofundamento nos assuntos sobre a evolução e formação da terra como conhecemos hoje. Um exemplo são os fósseis encontrados, que possuem semelhanças ou diferenças com outros fósseis.
b) Reconstruir os antigos climas da Terra. Dê exemplo.
A partir dos estudos históricos e com a contribuição das marcas deixadas pelos antigos seres vivos ou até os simples anéis de uma árvore, é possível realizar um mapeamento com a ajuda dos modelos climáticos, de como era o clima na mesma época de sua existência. Ou seja, para se entender os antigos climas, os fósseis ou outros resquícios marcados na natureza são os objetos na linha de frente a serem estudados direta ou indiretamente, pois contém informações sobre adaptações climáticas, formas vidas no período passado, e até as mudanças climáticas ajudando a interpretar o clima antigo.
c) Reconstruir antigas configurações geográficas da Terra. Dê exemplo.
Os resíduos orgânicos deixados nas rochas, como por exemplo os fósseis que ficam depositados, são utilizados como ferramenta para o entendimento das sequências dos sedimentos presentes na crosta terrestre, contribuindo para entender a coluna geológica e mudanças ocorridas na superfície do planeta dando uma base para o entendimento da escala geológica da terra.
d) Reconstruir paleocomunidades. Dê exemplo.
Os fósseis e outros resíduos orgânicos também podem fornecer informações sobre a vida das comunidades de animais do passado no planeta, informações sobre as modificações que ocorreram em todas as espécies, as migrações entre os continentes e extinções em massa ao longo do tempo geológico. Os fósseis servem como base para as teorias da evolução das espécies de animais, sendo possível interligar a taxonomia dos mesmos, realizar possíveis datações e ordenação das mudanças ocorridas nessas paleocomunidades. 
2) Defina e dê exemplos de:
a) Fóssil: são resíduos de seres vivos que foram decompostos, soterrados e algumas partes ficaram preservados com a ajuda de vários materiais em rochas. Podem ser tanto de animais quanto de vegetais.
b) Icnofóssil: é o registro de atividade de algum organismo realizada no passado, e que de alguma forma foi preservado.
3) Quais as condições ideias para a fossilização?
A pré-existência do esqueleto para que ele seja mineralizado, protegido por camadas sedimentares de areia e lama, de forma que esses sedimentos se acumulem em camadas, transformando-se em rochas e o material biológico seja preservado.
4) O que é uma bacia sedimentar? Quais são as bacias sedimentares de Pernambuco com registro fossilífero mais conhecido?
São depósitos de sedimentos que criam camadas, e podem servir como repositório de recursos naturais e fósseis. Em Pernambuco, ganham destaque os municípios de Petrolândia e Tacaratu tem um vasto registro da Era Paleozóica. Na Era Mesozóica entra a Formação Romualdo da Bacia do Araripe, nos municípios de Exu, Araripina, Trindade e Ipubi. Do final do Cretáceo e o início do Paleógeno, a maior importância fica no município de Paulista, Bacia da Paraíba, com rochas e fósseis do limite Cretáceo/Paleógeno (K/Pg). Do Período Quaternário destacam-se os depósitos de mamíferos de grande porte, distribuído nas zonas do Agreste e Sertão, com ocorrência em mais de 45 municípios. Além disso, cerca de 40% do material-tipo dos acervos é procedente, principalmente, de pedreiras de calcários do Cretáceo e Paleógeno da faixa costeira de estados do Nordeste. Esse material-tipo corresponde a mais de 400 fósseis, representando a descrição de 103 novas espécies de macrofósseis e icnofósseis
5) Quais os ambientes deposicionais mais favoráveis para a preservação de fósseis?
O rápido soterramento e a ausência de bactérias decompositoras, são algumas das condições necessárias para a preservação dos fósseis. 
6) Quais rochas sedimentares tem maior potencial de preservação de fósseis?
Rochas Calcárias
7) Fósseis podem ser preservados em rochas ígneas? Explique.
Não, porque a conformação da rocha ígnea apaga os vestígios dos organismos.
8) Fósseis podem ser preservados em rochas metamórficas? Explique.
Dificilmente, pois a rocha metamórfica pode sofrer várias transformações.
9) Defina e dê exemplo de:
a) Sub-fóssil: A fossilização se dá de forma incompleta, exemplo o Ginkgo biloba.
b) Fóssil-vivo: Organismos atualmente vivos que são morfologicamente muito semelhantes aos que possuem registro fóssil, exemplo o Tatuara.
c) Pseudo fóssil: objetos inorgânicos que possuem marcações ou impressões que podem ser confundidos com fósseis, exemplo são pedras que possuem determinadas conformações.
d) Fóssil-guia: possuem uma ampla distribuição geográfica, exemplo são os amonites e trilobite.

Continue navegando