Buscar

Atividade Nutr. Pratica Esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NUTRIÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA 
FABIANA SILVEIRA DE OLIVEIRA 
MATRÍCULA 01425611
CURSO NUTRIÇÃO
Análise e procedimento indicado para uma paciente do sexo feminino, 56 anos, professora do ensino médio, com sobrepeso e diagnosticada recentemente com diabetes do tipo II, realiza musculação das 18:30 as 19:20hs.
Diabetes se caracteriza pelo aumento da quantidade de glicose (açúcar) no sangue, denominado hiperglicemia. A tipo II geralmente aparece por volta dos 40 anos, mas atualmente devido a má alimentação está acometendo pessoas mais jovens e até crianças obesas. O diabetes tipo II não possui cura, porém o tratamento faz com que a glicose se mantenha em níveis normais.
Antes de dar início a uma conduta nutricional devemos avaliar se há doenças pré-existentes, se o paciente já está em tratamento médico em uso de medicações, realizar um recordatório alimentar de 24hs de preferencia de um dia habitual, mas também devemos avaliar como a paciente se alimenta nos finais de semana. Nesta paciente de 56 anos devemos avaliar dados específicos como os exames bioquímicos, os valores da glicose em jejum, qual grau da resistência insulínica e etc.
A paciente deverá seguir uma dieta balanceada, mas com a diminuição dos carboidratos, sempre de acordo com o VET individual. Deve-se excluir os
carboidratos simples como açúcares, pães, massas, leite, sucos, refrigerantes, mel, água de coco entre outros, pois eles possuem um alto índice glicêmico, isso quer dizer que aumentam rapidamente o nível de glicose no sangue. Priorizar a ingestão de carboidratos complexos, pois aumentam a saciedade e possuem baixo índice glicêmico são eles: grão de bico, batata doce, feijão preto, quinoa, arroz integral, lentilha, aveia, amendoim e etc. Aumentar o consumo de verduras e legumes, pois possuem um alto teor de fibras essencial para o controle da glicose. As frutas são essenciais, porém devem ser ingeridas com cautela, pois algumas possuem um alto teor de frutose como é o caso da manga, banana, ameixa, tâmara e outras. Deve-se evitar ao máximo os produtos ultraprocessados, pois são ricos em gorduras e açucares.
A atividade física como a musculação possui vários benefícios para os portadores de Diabetes Mellitus, aumenta a ação da insulina, aumenta a captação da glicose pelo músculo durante o exercício e pós-exercício por até 48hs, diminui a taxa da glicose, aumenta a sensibilidade a insulina, diminui a gordura corporal, diminui os fatores de risco para as doenças coronarianas associadas ao diabetes.
Devido ao risco de hipoglicemia durante e após os exercícios, é aconselhável ao diabético realizar as atividades no período matinal, com a frequência de no máximo três vezes por semana.
REFERÊNCIAS
KATZER, Juliana Izabel. Diabetes mellitus tipo II e atividade física. Efdeportes, 2007. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd113/diabetes-mellitus- eatividade-fisica.htm>. Acesso em 18 de fevereiro de 2023.
O'BRIEN, Frank. Manual MSD Versão para Profissionais de Saúde. Nefropatia diabética, 2021. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/ptbr/profissional/dist%C3%BArbios- geniturin%C3%A1rios/doen%C3%A7asglomerulares/nefropatia- diab%C3%A9tica>. Acesso em 18 de fevereiro de 2023.
FERNANDES, C. A. M.; NARDO JUNIOR, N.; TASCA, R. S.; PELLOSO, S. M.; CUMAN, R. K. N. <b>A importância da associação de dieta e de atividade física na prevenção e controle do <em>Diabetes mellitus</em> tipo 2</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1427. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 27, n. 2, p. 195-205, 26 mar. 2008.

Outros materiais