Buscar

Aminoácidos: Composição e Funções

Prévia do material em texto

UVA- UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CAMPUS TIJUCA
DICIPLINA QUÍMICA E BIOQUÍMICA
Professora: BETINA SCHMIDT
AMINOÁCIDOS
CRISTIANE DE CARVALHO CARDOSO (Mat.20162104047)
Rio, 12 de JUNHO de 2021.
INTRODUÇÃO
Os aminoácidos são compostos quaternários de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) e, em alguns casos, pode conter enxofre (S), como a cistina. Os aminoácidos são macromoléculas que formam uma proteína.
Existem muitos tipos de aminoácidos, porém somente 20 são utilizados no organismo humano, sendo denominados aminoácidos essenciais e não essenciais.
QUAL O OBJETIVO
Cada aminoácido é responsável por um papel específico no organismo e, em conjunto, eles são capazes de promover o equilíbrio da saúde e ajuda no sistema imunológico. De modo geral, os aminoácidos são essenciais para curar feridas, reparar e criar músculos, ossos, órgãos, ligamentos, tendões, glândulas, unhas, pele e cabelo.
CURIOSIDADE:
Dentro da Biomedicina estamos constantemente trabalhando com os aminoácidos. Pois na cadeia polinucleotudica de DNA, a cada 3 nucleotídeos são responsáveis pela captura de um aminoácido.
Outra descoberta por cientistas com aminoácidos é uma doença rara chamada de Fenilcetunúria, que é um defeito congênito e genético, no qual o indivíduo nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas de um aminoácido, chamado de fenilalamina. Uma pessoa com a fenilcetunúria nasce com a atividade prejudicada da enzima que processa a fenilalamina em tirosina. Essa doença se não detectada e tratada inicialmente, pode prejudicar o intelectual de uma pessoa, ela é detectada no teste do pezinho.
CONCLUSÕES
Os aminoácidos são usados para a síntese de proteínas.
Os vegetais são capazes de sintetizar os 20 aminoácidos necessários à produção de suas proteínas, os animais sintetizam apenas alguns. Por esse motivo, eles são divididos em dois grupos:
Essenciais (Não são sintetizados pelo organismo) e Não essenciais (são sintetizados no organismo).
Os aminoácidos Não essências são:
Glicina (Gli), Tirosina (Tir),, Alanina (Ala),
Arginina (Arg), Serina (Ser), Histidina (His), Cisteína (Cis), Asparagina (Asn), Ácido Glutâmico (Glu), Glutamina (Gln), Ácido Aspártico (Asp) Prolina (Pro).
Os aminoácidos Essenciais são:
Fenilalanina (Phe), Valina (Val), Triptofano (Tpr), Treonina (Thr), Lisina (Lis), Leucina (Leu), Isoleucina (Ile), Metionina (Met).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Imagem: wwwgoogle.com
Livros: Bioquímica Básico (Anita Marzzoco/ Bayardo Batista Torres) Lehninger Princípios de Bioquímica (David L. Nelson/ Michae M. Cox)

Continue navegando