Buscar

Atividade conntextualizada Av1 -Prática em Logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

De acordo com Chiavenato e Sapiro (2003), o tempo é fonte crítica de vantagem competitiva nos processos produtivos, na introdução e desenvolvimento de produtos e serviços e no processo de distribuição logística.
Essas vantagens podem ter origens externas ou internas e cabe a empresa estar atenta a essas oportunidades e reconhecer a tempo para obter a vantagem competitiva.
É considerado vantagem externa a capacidade da empresa oferecer um produto ou serviço no mercado a tempo de atender seus clientes da maneira mais rápida e eficiente possível, reconhecer a oportunidade, tomar a decisão correta o mais rápido possível e atender a demanda de mercado.
As vantagens internas são consideradas as oportunidades dentro do seu ambiente, uma tomada de decisão mais rápida, diminuição do fluxo operacional ou qualquer oportunidade que possa diminuir o tempo de resposta as demandas da empresa.
A vantagem de tempo depende da capacidade da empresa de antecipar a demanda do mercado ou até mesmo de seus concorrentes, essa análise feita de forma correta traz resultados positivos e grandes lucros a empresa, pois aquela que atende as necessidades do mercado primeiro tem vantagem competitiva no mercado. 
Conhecer seus pontos fortes e fracos é um fator diferencial para todas as empresas, pois através desse conhecimento é possível buscar novos
mercados e estratégias para a criação de valor, redução de custos, otimização
dos fluxos de trabalho e soluções diferenciadas, com isso a empresa terá uma maior lucratividade, satisfação do cliente gerando uma vantagem competitiva
perante a concorrência.
Referencias.
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003.
Anotar