Buscar

atividade uc10 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – UNIDADE CURRICULAR 10 – TTI
Obs: O mesmo cliente, Roberto Santos, oito meses após locar o apartamento dele com um contrato de 30 meses, deseja colocar o imóvel à venda. Roberto ainda tem algumas dúvidas e gostaria de saná-las com você:
Orientação ao cliente
1. O locatário deve ser notificado?
É preciso notificar o inquilino!
Conforme assegurado no Art. 27 da Lei 8.245/91, todo inquilino deve ser notificado sobre a venda do imóvel que aluga. É obrigação do proprietário informar a imobiliária responsável pela locação sobre o desejo de venda.
Quem fará o contato com o inquilino sobre a venda é a imobiliária, podendo optar por mandar uma carta extrajudicial. O locatário terá 30 dias para manifestar o desejo de compra do imóvel que aluga. Este tem preferência de compra.
O locatário possui o denominado direito de preferência, previsto na Lei do Inquilinato. O proprietário tem que oferecer primeiramente ou em igualdade de condições com terceiros adquirentes, ao locatário!
2. O locatário é obrigado a permitir que clientes compradores visitem o imóvel? Como?
Sim. Segundo o artigo 23, inciso IX da Lei do Inquilinato, o locatário é obrigado a permitir a visita do imóvel por terceiros, mediante combinação prévia. Geralmente, o próprio contrato de locação estabelece as condições de visitação, como a antecedência necessária que deve ser solicitada a visita pelo proprietário.
Pode o locatário estabelecer dias e horários em conformidade com seu tempo livre exigindo por questões de segurança identificação antecipada e acompanhamento de Corretor de Imóveis, proprietário ou pessoa autorizada previamente por este.
3. Caso o imóvel seja vendido para um terceiro, o novo proprietário poderá denunciar o contrato de aluguel? 
Sim. Ele poderá denunciar o contrato com o prazo de 90 dias para desocupação, caso se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação.
Após a venda, o novo proprietário tem 90 dias para notificar o locatário pelo desinteresse de locação. Assim, após a notificação, o locatário tem 90 dias para desocupar.
Neste sentido, não é passível de denúncia pelo adquirente a locação que:
· contenha, em seu contrato, cláusula de vigência em caso de alienação a terceiros;
· esteja vigorando por prazo determinado;
· esteja devidamente registrada junto à matrícula do imóvel no cartório do registro imobiliário.
Uma vez presentes os três requisitos acima, a cláusula contratual conferindo vigência da locação em face de terceiros, ganhará a publicidade com o registro imobiliário na matrícula do imóvel, adquirindo eficácia contra todos (erga omnes) e não apenas entre as partes contratantes.
Com o cumprimento dos três requisitos acima o contrato terá vigência em face de terceiros, razão pela qual o adquirente do imóvel não poderá encerrar a relação locatícia, ficando obrigado ao cumprimento de suas cláusulas e condições enquanto estiver em vigor o prazo da locação.

Continue navegando