Buscar

A terra no espaço - Ana Carolina Tabanez

Prévia do material em texto

A Terra no espaço
Ana Carolina Tabanez da Silva
RA 382449313001
DEFINIÇÃO
O planeta Terra é o planeta que habita os seres vivos. Também conhecido como “planeta água”, recebendo essa denominação pois grande parte do planeta é formado por água. Esse é o maior dentre os quatro planetas rochosos (planeta telúrico) que fazem parte do sistema solar. Ademais, é o terceiro planeta mais próximo do sol.
ELEMENTOS
Na superfície terrestre existe a atmosfera, que é o conjunto de gases que permitem a respiração dos seres e protege o planeta dos raios solares, para que eles não na superfície com tanta intensidade. É basicamente formada por oxigênio, nitrogênio e água, no entanto contém outros elementos químicos.
ELEMENTOS
A hidrosfera é onde o ser humano retira recursos para sua sobrevivência, como a água, o alimento (peixes e/ou crustáceos), recursos minerais marinhos (como petróleo), ademais, usam os oceanos, mares e rios para o transporte (navios);
A biosfera ou ecosfera faz referência também à existência de vida na Terra. Na biosfera, existem os elementos orgânicos e inorgânicos e os seres vivos, que auxiliam na prosperidade da vida do planeta; 
Na litosfera, temos a formação de continentes e ilhas, as terras emersas. É uma das poucas áreas do mundo conhecidas de forma direta pelo ser humano, pois é onde se desenvolve várias tipos de atividades como a extração de recursos naturais e a transformação de bens para consumo.
ELEMENTOS
CLASSIFICAÇÕES
Localizado na Via Láctea, o planeta Terra é considerado o maior em diâmetro e densidade dentre os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte).
Esse planeta não é estático, portanto, realiza diversos movimentos, sendo os principais: o movimento de rotação e o movimento de translação.
A Terra tem um único satélite natural do Sistema Solar, que é a Lua, influenciando fortemente nas marés, em virtude da força gravitacional que existe entre esses astros. Por conta do posicionamento que está esse satélite em relação ao nosso planeta e ao Sol, é possível observar as quatro fases lunares existentes: nova, cheia, minguante e crescente.
CURIOSIDADES
O movimento de rotação da Terra vem diminuindo, aproximadamente, 17 milissegundos a cada 100 anos. Apesar de ser quase imperceptível, a longo prazo, essa diminuição terá como consequência o aumento da duração do dia;
A Terra é o único planeta do Sistema Solar que não teve seu nome originado de uma divindade romana;
Desde a Revolução Industrial, a temperatura média da superfície do planeta sofreu um aumento de aproximadamente 0,8°C recorrente do aquecimento global.
COTIDIANO
No cotidiano podemos notar como a Terra funciona no espaço através de dias e noites, estações do ano, diversidade térmica e tantas outras características são consequências dos movimentos que a Terra realiza.
O movimento de rotação (planeta gira em torno de si mesmo) é responsável pelas horas do dia, enquanto o de translação (Terra gira em torno do sol, demorando 365 dias) tem como resultado as estações e mudanças térmicas durante o ano.
REFERÊNCIAS
GRUPO EVOLUÇÃO. A Terra no Espaço. Disponível em: <https://grupoevolucao.com.br/livro/Geografia1/a_terra_no_espao.html>. Acesso em: 17, ago. 2022.
BRASIL ESCOLA. A Terra e o Universo. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-terra-universo.htm>. Acesso em: 17, ago. 2022.
ESCOLA KIDS. Planeta Terra. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/terra.htm>. Acesso em: 17, ago. 2022.

Continue navegando