Buscar

AVA2 - PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA
8,0
Aluna: Dayane Cardoso Pinho da Silva Matrícula: 20212303124
ATIVIDADE II DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS
 
 Quando falamos de investimentos, precisamos levar em conta as duas modalidades existentes: de renda fixa, que se caracterizam por possuírem menores riscos, ideais para aplicações de curto prazo e de renda variável, que se caracterizam por serem de alto e altíssimo risco, sem possuir previsão de retorno, pois sua rentabilidade está atrelada a diversos fatores externos.
 Para tomar uma decisão financeira responsável, é necessário entender muito bem sobre os tipos de investimentos. No caso de Jair, sem experiências no mercado financeiro, o ideal seria investir em uma modalidade de renda fixa, a fim de diminuir as chances de perda de capital investido.
 Como o desejo de Jair é trocar de carro e ele possui um montante de R$200.000,00 de verbas rescisórias, ele pode simplesmente adquirir o veículo à vista para evitar de entrar em um financiamento e podendo ainda conseguir um bom desconto. Porém, caso Jair não deseje realizar o pagamento à vista e sim um financiamento para poder também adquirir o sítio tão desejado em um futuro próximo, uma opção mais segura e rentável seria a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).
 A LCI é um investimento de renda fixa emitida por bancos onde o investidor oferece um empréstimo ao banco em troca de uma rentabilidade que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. E como as letras de crédito sempre possuem uma data de vencimento previamente estabelecida, o investidor possui uma ideia de quanto seu dinheiro irá render até o fim do prazo estipulado. 
 Dentre as vantagens do LCI para o investidor temos a isenção da cobrança de Imposto de Renda, o auxílio no desenvolvimento do setor imobiliário, a garantia no FGC, a rentabilidade diária e a rentabilidade líquida geralmente é maior que a de tesouros diretos. 
 Outro investimento compatível com a situação de Jair é o CDB que é um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades. Em troca deste empréstimo de recursos ao banco, o mesmo irá devolver ao investidor a quantia aplicada mais o juro acordado no momento do investimento.
 Uma das vantagens de investir em CDB é a maior rentabilidade, que pode chegar até o dobro da poupança. Além disso, se o investimento for de até R$250 mil, seu título CDB será segurado pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) por CPF ou CNPJ. Essa garantia previne que o investidor perca o dinheiro aplicado, caso o banco quebre ou não consiga devolver a quantia prometida no prazo.
 Um dos pontos positivos dos CDBs é que eles são investimentos muito simples e populares, pois praticamente todos os bancos oferecem pelo menos uma opção aos clientes. Para aplicar, basta transferir o dinheiro da conta corrente para o CDB. Também por isso, nas corretoras e plataformas de investimentos normalmente há uma variedade de alternativas disponíveis.
 Por esse motivos, esses dois investimentos seriam ideais para o caso de Jair, desde que ele seja cauteloso e saiba muito bem como utilizá-los para seu benefício.
Referências Bibliográficas:
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/tipos-de-investimento
https://www.orama.com.br/investimentos/renda-fixa/lci

Outros materiais