Buscar

ATIVIDADE ESCRITA 1 E 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESCRITA 1 
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS: ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA
O curso é ofertado em três etapas, sendo: Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental) Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental) Ensino Médio.
Nesse sentido, os conceitos aqui apresentados referem-se e sugerem o desenvolvimento de competências que se relacionem com habilidades necessárias à formação e sensibilidade do exercício docente, o que inclui as séries e disciplina mencionadas, criando possibilidades de interpretação para uma visão sistêmica sobre o tema,Além disso, propõe o pensamento analítico que procure interpretar sistematicamente os diferentes dados a serem analisados de forma crítica para solução de questionamentos da prática docente. Dessa forma, é proposta uma comunicação que estimule interpretar e produzir textos orais e escritos do meio acadêmico e profissional.
Também será estimulada a reflexão coletiva, propondo a flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas, reconhecendo a interdependência para o alcance dos objetivos comuns.
No decorrer da unidade, organizamos alguns assuntos pertinentes ao estudo de metodologias e práticas de ensino de artes visuais para o ensino fundamental II e EJA. Nele procuramos sintetizar saberes e aprendizagens, tratando de conceitos que estarão presentes de maneira teórica e ou prática no cotidiano e no exercício da docência. Tratamos de conceitos de métodos e metodologias buscando propor a compreensão das possibilidades de trabalho e procurando estimular a reflexão para o exercício de pedagogias que possam ser úteis em seus contextos, dentre elas a abordagem triangular. Procuramos abordar a observação de aspectos da cultura visual, considerando que nossa formação é baseada em contato com culturas visuais. É um estudo necessário e entendê-lo é essencial para a compreensão da arte e culturas visuais nos processos educativos e para EJA, em que foi abordada sua natureza e importância na construção do processo social inclusivo e formativo do sujeito para o desenvolvimento e atuação cidadã.
ATIVIDADE ESCRITA 3
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS: ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla,São questionamentos relevantes, pois afetam diretamente a forma de pensar e trabalhar as questões que envolvem todo esse ensino e os desafios que serão organizados pelo educador, diante de seu planejamento educacional. É válido lembrar ainda, que em artes, segundo a BNCC, são contempladas as quatro linguagens, mas, na realidade, não temos estruturada na educação básica a presença dos professores especialistas divididos em cada uma delas: artes visuais, teatro, música, dança, e, ainda, a possibilidade de trabalho com as artes integradas.
A arte pode ser uma importante ferramenta de aprendizado, sabia? Apesar dela fazer parte de nosso cotidiano mesmo sem percebermos, essa prática pode ser introduzida de forma consciente desde muito cedo nas creches e escolas. Suas várias modalidades podem auxiliar professores a ensinar com mais ludicidade e abrir a cabeça de crianças e adolescentes para um novo universo. Para tanto, é necessário que profissionais de ensino, bem como psicólogos, assistentes sociais e demais interessados saibam conceitos e técnicas de como aplicar a arte na educação com eficiência.
Uma maneira de se fazer isso com segurança e praticidade é por meio de cursos online. Se você procura meios de melhorar seu desempenho na profissão e o status de seu currículo, vai adorar descobrir que eles proporcionam conhecimentos abrangentes e ricos. Caso esteja em busca aprendizados na área de pedagogia e/ou arte, nós lhe indicamos o curso online Arte na Educação aqui do Educamundo. Ele traz um material completo sobre a temática, tratando desde o conceito de arte até as comprovações de seus benefícios para o desenvolvimento infantil.
Sabemos que, no ensino da arte, o currículo sofre constantes debates e reformulações. Também sabemos que a formação inicial do educador garante apenas uma especialização em uma das linguagens da arte, sendo que outras qualificações em mais de uma linguagem, ficam à cargo do próprio educador, ao mesmo tempo que aos estudantes, oficialmente, é de direito conhecer no ensino formal as várias linguagens artísticas.
Ensina a lidar com os sentimentos: A arte amplia a forma que as crianças têm de se expressar. De acordo com a psicóloga Lucilene Zavadzki, "por meio do criar em arte e do refletir sobre os trabalhos artísticos, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, lidar melhor com a raiva, tristeza, estresse, experiências traumáticas e desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais. A exploração do conteúdo artístico pode ser um recurso valioso para qualquer profissional da saúde".
Eleva a autoestima: estar em contato com as artes é estar sujeito às falhas. São elas que ajudarão as crianças, jovens ou adultos a aperfeiçoarem suas técnicas, ou seja, se superar. Com isso, elas ganharão uma boa dose de coragem para poder melhorar cada vez mais, desenvolvendo a autoconfiança e autoestima, essenciais para o bem estar de qualquer pessoa.
Incentiva a criatividade: os professores de artes, de quaisquer que sejam as modalidades, devem incentivar seus alunos a pensar e criar seus próprios objetos artísticos. Pode ser uma pintura, desenho livre ou composição de uma música, por exemplo.
Impulsiona a coletividade: qualquer arte trabalha a introspectividade, mas há algumas que impulsionam bastante as atividades em grupo, como teatro, música e cinema. Portanto, elas são uma ótima forma de combater o bullying, a solidão, a depressão e timidez.
Transmite consciência corporal: bebês e crianças ganham muito com o aprendizado de artes, como a coordenação motora e a noção de espaço. Através do tato, do contato com tintas, pincéis, sons, eles interpretam o mundo que os rodeia e aguçam a curiosidade. Muitos cursos EAD podem ajudar a entender esse fundamento, como o Psicomotricidade na Educação Infantil, que aborda a integração das funções motoras e psíquicas durante o desenvolvimento da primeira infância.
Ajuda em outras disciplinas: para Marcos Méier, educador e psicólogo, o papel da escola é flexibilizar a mente das crianças por meio da arte. Isto é, aprendendo música, dança, artes plásticas, entre outros, elas poderão melhorar seu desempenho em outras disciplinas também, pois desenvolve a cognição. Experiências com artes ajudarão na resolução de problemas, na construção de textos e a enxergar questões diversas com um olhar crítico.
Uma das formas de provocar essa reflexão pode ser a organização de visitas técnicas e temáticas, de acordo com o desenvolvimento ou situação de aprendizagem de cada grupo, e entender as sugestões propostas nestes documentos oficiais.
Um dos sinônimos da palavra diversidade é a palavra pluralidade. A pluralidade, a diversidade, estão presentes socialmente, individualmente, e a escola e o ambiente escolar concentram em seus indivíduos e em sua coletividade essas características.
Como sujeitos, trazemos nossas questões e particularidades pessoais como, gênero, crenças religiosas, idade, ser uma pessoa com deficiência ou não, entre outras coisas, e por isso, também, evidenciamos experiências, preferências ou necessidades específicas para cada caso, formas e visões de mundo.
Sendo assim, um desafio do professor é diversificar as atividades propostas, usando recursos que estão a seu alcance para tornar o conteúdo interessante e compreensível. Nesse caso, é possível usar, por exemplo, estratégias de gamificação,No Brasil, atualmente, embora de extrema importância, a produção artística é bastante desafiadora, em razão de preconceitos e de outros fatores sociais. Com efeito, incentivar a arte significa promover a construçãoda identidade nacional do país, bem como garantir a livre expressão do mosaico sociocultural brasileiro,O grande desafio do ensino da arte, atualmente é contribuir para a construção da realidade através da liberdade pessoa.

Continue navegando