Buscar

Resenha critica - Copiar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA
REFERÊNCIA
DRAEGER, V.; ANDRADE, S.; MEIRELLES, B.; PEITER, C.; Práticas do enfermeiro no monitoramento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.; Universidade de Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- graduação em enfermagem, Florianópolis, SC, Brasil.; 
A presente resenha pretende analisar, primeiro descritivamente e depois criticamente, o artigo cientifico escrito por Viviana Mariá Draeger, Selma Regina de Andrade, Betina Hörner Schlindwein Meirelles e Caroline Cechinel- Peiter Que teve como título Práticas do enfermeiro no monitoramento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.
O artigo está dividido em 4 seções. A primeira seção é destinada a introdução, a segunda trata do método adotado no estudo, a terceira seção sobre a análise dos resultados e a última seção expõe as conclusões. O objetivo do estudo foi analisar as práticas do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde para o monitoramento das quatro principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas) em um município do interior do Estado de santa Catarina. 
Com o crescimento acelerado dessas doenças e o alarmante perfil epidemiológico de mortes prematuras os autores viram a necessidade de desenvolver um estudo para criar estratégias e projetar uma nova perspectiva de atuação da APS para à promoção à saúde e evitar o surgimento de novos casos de óbitos e promover qualidade de vida as pessoas acometidas por essa doença. Tendo o enfermeiro como um importante profissional para a consolidação e expansão da APS devido à sua contribuição na identificação das necessidades de cuidado comunitário e o empoderamento em relação aos processos de saúde e doenças e como sua atuação frente as dinâmicas de trabalho e intervenção às DCNT na APS podem ser modificadas. Entre outros problemas administrativo- assistenciais que podem influenciar a pratica de monitoramento das DCNT realizadas por esse profissional. Nesse sentido, a justificativa para este estudo é divulgar e expor as modalidades de tais práticas em um cenário real e contribuir para a vigilância e cuidado das pessoas com DCNT. E como atividades exercidas pelo enfermeiro na APS contribuem para a diminuição da taxa de mortalidade pelas principais DCNT.
 Os autores utilizaram a pesquisa de método qualitativa, do tipo de estudo de caso único, compreendendo uma investigação empírica por meio de um conceito holístico. Utilizou-se para coleta de dados, três principais fontes de evidências, para triangulação de dados: entrevistas, pesquisa documental, e pesquisa em bancos de dados públicos on-line. O estudo foi realizado em doze UBS da APS de um município de pequeno porte de Santa Catarina. A partir dessa triangulação de dados foi possível foi obter informações que permitiram uma abordagem mais aprofundada dos aspectos relacionados ao objeto de estudo, trazendo uma maior confiança ao material estudado. 
Para o levantamento de dados públicos foram utilizados registros de óbitos pelas DCNT classificados pelo CID-10: Doenças do aparelho circulatório (Cód.100-199), neoplasias malignas (Cód. C00-C97), doenças do sistema respiratório (Cód. J30- J98) e diabetes Mellitus (Cód. E10-E14), dados coletados por foram disponibilizados pelo DATASUS, ressaltando cautela com as análises dos dados fornecidos. 
As entrevistas foram realizadas realizada no local de trabalho de cada participante, com duração média de 30 minutos, utilizado como roteiro norteador do estudo de caso elaborado pelas autoras “Como os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde atuam no monitoramento do conjunto das quatro principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis”. Quanto a pesquisa documental fora utilizada por seleção, 18 documentos dentre as diretrizes, manuais, protocolos e Caderno de Atenção Básica do Ministério de Saúde e foram nomeados de DOC1 a DOC18. As taxas de mortalidade foram organizadas após o cálculo das taxas específicas de mortalidade de acordo com a faixa etária a partir da estimativa populacional do município. Os dados foram processados com o auxílio do software, sendo analisadas seguindo proposições teóricas previamente elaboradas para descrição e explicação do caso. 
Os enfermeiros da APS selecionados para o estudo de caso realizaram um planejamento para atuação frente às DCNT para as práticas de monitoramento, e melhoria do manejo dessas doenças, destacando os grupos: “HiperDia” ; educação em saúde; telemonitoramento; acolhimento; visita domiciliar; consulta de enfermagem; plano de cuidados; automonitoramento e protocolos. Que foi utilizado como instrumento para levantamento de informações acerca de morbimortalidade das DCNT e ficou constatado que traçar um plano de cuidado pela enfermagem acerca dos cuidados dessas doenças pode diminuir os dados estatísticos das mortes prematuras.
A APS é uma das portas de entrada do SUS, configurando-se como contato preferencial dos usuários e foi estabelecida com o intuito de identificar e reduzir riscos à saúde através do cuidado, educação e orientação comunitária de forma integral voltado para a família e é constituída por diversos profissionais de saúde que atuam em diversas áreas. Dentro do âmbito das DCNT, essas doenças deveriam ser vistas de forma mais criteriosa para evitar assim o crescimento de casos agudos e de mortalidade resultantes dessa doença. Com o atendimento em horário comercial e devido a carga de horário e muitas horas em transportes públicos que o usuário enfrenta para chegar em sua residência, esses cuidados vão ficando em segundo plano e grande parte da população apresenta sintomas crônicos de DCNT, porém não consegue tempo hábil para realizar uma consulta de qualidade. Quando há a procura do atendimento de forma espontânea sem um agendamento prévio, muitas vezes o quadro clínico de crônico evoluiu para agudo, diminuindo as chances de ofertar a esse usuário qualidade de vida mediante ao seu tratamento. Diante disso, deveria ser realizado uma reformulação de atendimento, onde essas unidades pudessem trabalhar além do horário comercial para que essa população tivesse acesso a um plano de cuidado adequado. É compreensível que, diante da extensa demanda de trabalho assistencial e gerenciamento administrativo de uma UBS, onde a responsabilidade muitas vezes fica sob os cuidados do enfermeiro, deve-se entender a importância de orientar e acolher os usuários, mostrando a importância do autocuidado para prevenção e controle dessas complicações. Utilizando ferramentas atuais para práticas de prevenção como propagadora de informação, ampliar no âmbito nacional teleatendimentos e a educação digital em saúde conduzido pelo enfermeiro.

Outros materiais