Buscar

Supply Chain Management Essentials Apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Supply Chain Management Essentials
O lead time impacta a estratégia de atendimento ao cliente da empresa, pois representa o tempo total necessário para disponibilização de um insumo para uso. Podemos compreender o lead time em três grandes grupos de atividades: tempo de solicitação, tempo do fornecedor e tempo de liberação. Conforme Rota 04, relacione os grupos a seguir às suas respectivas descrições:
1. Tempo de solicitação
2. Tempo do fornecedor
3. Tempo de liberação
( ) A partir do momento que o fornecedor “aceita” o pedido, o tempo está com ele.
( ) Envolve atividades realizadas internamente, quando surge a necessidade de repor o item.
( ) O recebimento precisa ocorrer no menor tempo possível e de forma que evite a entrada de produtos visivelmente defeituosos no estoque.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: a alternativa correta é a letra d. O tempo de solicitação envolve atividades realizadas internamente, desde que surge a necessidade de repor o item. O tempo do fornecedor considera que a partir do momento que o fornecedor “aceita” o pedido, o tempo está com ele. No tempo de liberação, o recebimento precisa ocorrer no menor tempo possível e de forma que evite que produtos com defeitos, pelo menos aqueles que sejam identificados visualmente, entrem no estoque (Rota 04, p. 10).
Questão 2/5 - Supply Chain Management Essentials
Para constituir uma SCM, empresas distintas precisam interagir e estabelecer um ordenamento das ações a serem realizadas, de forma que todas atuem na mesma cadência, por se tratar de processo relativamente complexo. Conforme Rota 01, a respeito das atividades básicas para implementação de uma SCM, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para os elos da SCM terem uma interface eficiente, devem visar relacionamentos de curto prazo com grande número de parceiros.
	
	B
	O time responsável pela SCM precisa integrar parceiros fornecedores e clientes.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: a afirmativa correta é a da letra b. Para que os elos da SCM tenham uma interface eficiente devem visar relacionamentos de longo prazo, com um número pequeno de parceiros. É importante fomentar ações colaborativas e de benchmarking entre as empresas participantes da SCM. Dividir riscos e ganhos é uma ação importante para que seja possível idealizar relações de longo prazo. (Rota 01, p. 08)
	
	C
	É importante evitar ações de benchmarking entre as empresas participantes da SCM.
	
	D
	Riscos e ganhos devem ser mantidos em sigilo para não atrapalhar as relações entre os parceiros.
Questão 3/5 - Supply Chain Management Essentials
O conceito de gargalo é bastante difundido nas áreas produtivas e logísticas, entendido como restrição ao sistema. Isto significa dizer que, em cada ponto do processo (de produção ou de atendimento ao cliente) em que seja preciso aguardar algo, temos um gargalo. Conforme Rota 02, a respeito de possíveis gargalos entre os elos da SCM, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Um caminho comumente utilizado pelas empresas focais é a manutenção de uma carteira de fornecedores atualizada, na qual há mais de uma opção para cada item crítico, minimizando o gargalo do fornecimento.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: a alternativa correta é a letra a. A alternativa b é incorreta porque, considerando que a empresa focal não produz tudo o que precisa, deve monitorar a qualidade de entrega dos fornecedores. A alternativa c é incorreta porque pouco adianta a empresa focal realizar um grande esforço perante os seus fornecedores, para manter as entregas dos insumos em dia, se a distribuição do que produz também não for eficiente e eficaz. A alternativa d é incorreta porque o processo de uma SCM inicia no fornecedor e termina no cliente (Rota 02, p. 10-11).
	
	B
	Não cabe à empresa focal monitorar a qualidade de entrega da sua rede de fornecedores.
	
	C
	Quando a empresa focal monitora as entregas de seus fornecedores, garante que aconteçam outros gargalos internos na distribuição.
	
	D
	O processo de uma SCM inicia no cliente e termina no fornecedor.
Questão 4/5 - Supply Chain Management Essentials
O uso de armazéns como estratégia de redução do tempo de atendimento ao cliente é adotado por muitas organizações, como indústrias, montadoras, importadoras, distribuidoras, etc. Conforme Rota 04, a respeito das vantagens e desvantagens de armazéns próprios ou terceirizados, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	No caso de um armazém totalmente terceirizado, a indústria fecha a negociação com um operador logístico, que se responsabiliza por todas as atividades logísticas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: a alternativa correta é a letra a. O uso de armazéns terceirizados proporciona à empresa mais tempo para focar no seu core business. O operador logístico tem vários clientes no mesmo armazém, de modo que as operações são mais demoradas. O operador logístico se responsabiliza pela segurança dos estoques das empresas clientes (Rota 04, p. 22-23).
	
	B
	O uso de armazéns próprios proporciona à empresa mais tempo para focar no seu core business (negócio principal).
	
	C
	O operador logístico tem poucos clientes no mesmo armazém, de modo que as operações são mais rápidas.
	
	D
	O operador logístico não tem responsabilidade pela segurança dos estoques das empresas clientes.
Questão 5/5 - Supply Chain Management Essentials
O funcionamento da SCM atualmente depende da qualidade e da velocidade das operações logísticas. Conforme Rota 01, a respeito dos conceitos de logística de inbound, intralogística, logística de outbound e fluxos logísticos, analise as assertivas a seguir e marque V (verdadeira) ou F (falsa):
I. ( ) A logística de inbound representa as operações realizadas para viabilizar a entrada dos insumos, de modo que a empresa consiga desempenhar todas as suas atividades.
II. ( ) A logística outbound é responsável pela movimentação interna dos insumos, das matérias-primas e das indústrias.
III. ( ) A intralogística é responsável por fazer os bens produzidos ou importados seguirem o fluxo rumo ao atendimento ao cliente.
IV. ( ) Os fluxos logísticos são compostos pelos fluxos de informação, de material, financeiro e reverso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – F – V
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: a alternativa correta é a letra d. A assertiva I é verdadeira porque a logística de inbound representa as operações realizadas para viabilizar a entrada dos insumos, para que a empresa consiga realizar todas as suas atividades. A assertiva II é falsa porque a logística de outbound, por sua vez, é responsável por fazer com que os bens produzidos ou importados sigam o fluxo rumo ao atendimento ao cliente.  A assertiva III é falsa porque a intralogística é responsável pela movimentação interna dos insumos, matérias-primas das indústrias, bem como dos produtos acabados que chegaram nos varejistas para venda. A assertiva IV é verdadeira porque os fluxos logísticos são compostos pelos fluxos de informação, de material, financeiro e reverso (Rota 01, p. 16-18).

Outros materiais