Buscar

Supply Chain na era digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A organização EM é uma empresa que produz erva mate para todo o território nacional, e também para o Uruguai. Como este mercado vem crescendo exponencialmente a empresa começou a ter dificuldades em alguns pontos de sua cadeia de suprimentos. 
Podemos observar ao longo do estudo de caso que a empresa tinha apenas um fornecedor, está é uma questão um tanto perigosa para qualquer organização, pois o ideal é que toda e qualquer empresa tenha ao menos de dois a três fornecedores, e que sejam de confiança. Para que essa confiança seja mutua e engajada o modelo de negociação precisa ser o de “ganha ganha”, onde ambos conseguem ter suas vantagens e gerar lucros, tanto a empresa contratante quando o fornecedor. 
A organização que tem um leque maior de fornecedores fica resguardada de um possível não comprimento de pedidos, por falta de matéria prima caso aconteça de algum fornecedor não conseguir atender a demanda.
Monitorar o transporte de matéria prima até a fábrica é de extrema importância, pois a empresa consegue se antecipar caso identifique algum atraso ou até mesmo a falta da entrega, se o fornecedor usa Software de roteirização de entrega e compartilha a localização em tempo real é possível fazer este acompanhamento para conseguir aplicar um plano de contingencia e minimizar possíveis perdas.
Para garantir o atendimento ao cliente dentro do prazo, com qualidade e na quantidade desejada uma boa estratégia é que a empresa invista em um estoque de segurança, que seja muito bem gerenciado e que seja manuseado pelo modelo FIFO (o primeiro que entra é o primeiro que sai), ou no caso de matéria prima perecível FEFO (primeiro que expira a validade é o primeiro que sai) para não haver perdas de estoque e consequentemente de dinheiro.
Além disso algo que é muito delicado são as grandes quantidades de processos, sub processos e atividades, e também a variação que acontece se o produto for entregue no território nacional ou internacional. A EM precisa ter todos esses processos muito bem gerenciados e interligados para não ocorrerem erros que venham impactar seu produto final e o atendimento ao cliente. Revisitar cada ponto dos seus processos e sub processos, mapear possíveis melhorias, eliminar aqueles que são dispensáveis, é uma maneira de mitigar erros durante a cadeia de suprimentos.
Cada processo, cada área envolvida dentro da cadeia de suprimentos precisa ter uma ótima comunicação e estar em completa sintonia, as equipes precisam estar totalmente integradas. 
Segundo blog da logística 
“Atuar de maneira integrada significa que cada etapa de trabalho precisa ser executada em sinergia e complementaridade com as demais”.
Com todos estes conceitos aplicados é possível inibir de ponta a ponta as ineficiências que prejudicam todo fluxo produtivo e ter uma cadeia de suplementos saudável. 
Referencia:
Entenda o que é Supply Chain – Blog Logística. 22.out.2020. Disponível em: https://bloglogistica.com.br/gestao/supply-chain/. Acesso em 13.dez. 2023

Continue navegando