Buscar

Desenvolvimento de Objetos e Atividades de Aprendizagem MARÇO DE 2023 ENAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento de Objetos e Atividades de Aprendizagem
Módulo 1
Questão 1 C. 
Tem como foco estudar a capacidade de o estudante construir e armazenar conhecimento, com base em novas informações, considerando a carga cognitiva imposta por tais ações. Ao usar o conhecimento a respeito dos processos cognitivos do estudante e prover indicações de estratégias a serem aplicadas para estruturar os objetos e as atividades de aprendizagem, a Teoria da Carga Cognitiva recomenda, por exemplo, atentar para a capacidade que o estudante tem de reter informações de maneira simultânea, quando apresentadas em modo visual e auditivo.
Questão 2 A. 
Ao desenvolvedor do Objeto de Aprendizagem (OA), os recursos de multimídia oferecem possibilidades de explorar, de forma significativa, os diferentes canais pelos quais as informações são processadas pelo estudante.
Questão 3 C. 
Recurso digital, reprodutível e “referenciável”, utilizado em atividades de aprendizagem ou de apoio à aprendizagem.
Questão 4 D. 
Reutilização, Portabilidade, Granularidade, Interoperabilidade e Autossuficiência.
Questão 5 B.
 Carlos achou muito mais fácil compreender o conteúdo abordado no curso, quando foram apresentadas marcações que o ajudaram a identificar o que ele precisava analisar – Princípio da sinalização.
Módulo 2
Questão 1 A. 
Verdadeira
Questão 2 C. 
A técnica mash-up consiste em realizar levantamento da bibliografia e de referências de apoio para a produção de conteúdos inéditos e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Deve ser realizada por meio de pesquisa e de seleção de fontes confiáveis, sempre respeitando a cultura de direitos autorais.
Questão 3 A. 
Verdadeira
Questão 4 A. 
Verdadeiro
Módulo 3
Questão 1 C. 
O ODA deve ser planejado para oferecer conteúdos curtos, a Enap adota a aprendizagem em três cliques: estudar o conteúdo, realizar a atividade e observar o feedback.
Questão 2 A. 
Verdadeira
Questão 3 D. 
O FSC (Formulário de solicitação de capacitação) tem como função esclarecer a necessidade de capacitação do demandante, caracterizar o público-alvo beneficiado e identificar as restrições que limitam a solução. Esse formulário é preenchido pelo demandante.
O RAE (Roteiro de atividades de ensino) tem como função estruturar o curso. Nesse formulário, são definidos os objetivos de aprendizagem, tipo de conhecimento, carga horária etc. O preenchimento é feito pelo conteudista e pela Enap.
O RCI (Roteiro de conteúdos para implementação) tem como função o registro dos conteúdos. Ele apresenta informações orientadoras para o conteudista. É composto por espaço para a inserção de conteúdos, referências, atividades e glossário. Seu preenchimento é feito pelo conteudista para posterior análise da Enap.
Questão 4 A.
Posso elaborar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) que aborde a proteção de dados pessoais.
Como haverá muitas citações de legislação, posso sinalizar as partes principais dos artigos e seus incisos, fazer uma interpretação da lei e sugerir a sua leitura integral, por meio de hiperlink.
Utilizando a técnica Mash-up, conseguirei abordar o tema com várias fontes confiáveis, e agregar valor aos conteúdos selecionados.
Meu ODA ficou com muitos termos específicos, terei que montar um glossário.
Módulo 4
Questão 1 B. 
O Creative Commons (CC) é uma licença criada com base em Copyleft, e visa facilitar alguns usos na internet. Com ela, o próprio autor escolhe quais direitos serão liberados.
Questão 2 C. 
O movimento REA surgiu, segundo pesquisadores, a partir da discussão acerca do grau de liberdade de um objeto de aprendizagem. Desse modo, a definição inicial de REA é: quaisquer recursos educacionais baseados em tecnologia para consulta, utilização e adaptação, por uma comunidade de usuários, para fins não comerciais
Questão 3 D. 
Audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual, de natureza intersemiótica, que visa tornar uma produção audiovisual acessível às pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma locução adicional roteirizada que descreve as ações, a linguagem corporal, os estados emocionais, a ambientação, os figurinos e a caracterização dos personagens.

Continue navegando