Buscar

PROJETO DE MECANISMO - Ativ 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO DE MECANISMO – ATIVIDADE I
As engrenagens são elementos de máquinas que efetuam a transferência de torque e velocidade. Com base nos seus conhecimentos de transmissão de potência por engrenagens, analise a Figura 1, que mostra um motor elétrico ao qual está acoplado um trem de engrenagens simples.
Figura 1 - Redutor composto de um trem de engrenagens e um motor elétrico
Fonte: Adaptada de Mott, Vavrek e Wang (2018).
#PraCegoVer: a figura ilustra um redutor, composto de um motor elétrico, cujo eixo está engatado com uma engrenagem de saída, o pinhão. Associados ao pinhão, existem três eixos, cada qual com uma engrenagem após a outra. A engrenagem no eixo do motor é designada como A; a seguinte, como B,; depois, C e, por fim, D.
 
É sabido que a geometria das engrenagens influencia, diretamente, as questões físicas, como a redução de velocidade e o torque transmitido. Com base nisso, escreva como é possível relacionar esses parâmetros entre si e a função no sistema, que é de reduzir velocidade e aumentar torque. De que forma o projetista pode tomar decisões sábias dentro de um projeto ou de uma melhoria na transmissão de um redutor?
Referências Bibliográficas
MOTT, R. L.; VAVREK, E. M; WANG, J. Machine elements in mechanical Design. New York: Pearson, 2018.
RESPOSTA:
Como sabemos, bem como apontado no texto, as engrenagens exercem grande influência no comportamento de um mecanismo de transmissão. Um projetista ao se antecipar, deve entender como o mecanismo precisa trabalhar e qual será o comportamento desses componentes, como velocidade angular de entrada e saída, transmissão de torque, sentido do movimento, número de dentes e geometria das engrenagens atendendo as necessidades do projeto. 
Em um mecanismo cujo objetivo é realizar a tração ou içamento de uma determinada carga, entendemos que seja necessária uma força de tração para tal. Nesse caso cabe a utilização de um motor elétrico acoplado a um trem de engrenagens simples, que tenha uma relação de transmissão de redução da velocidade angular do eixo do motor, ou seja, o pião que tem menos dentes será o eixo de motor e a coroa com mais dentes a engrenagem de saída, aumentando de forma inversamente proporcional o torque do mecanismo. A relação de transmissão é dada pela razão entre a velocidade angular de entrada (eixo do motor) e a velocidade angular de saída (engrenagem de saída), que em um sistema de redução tem a velocidade angular de saída menor que a de entrada.
Considerando esses fatores, o projetista pode tomar as seguintes decisões buscando a melhoria ou execução de um projeto:
1 – Selecionar materiais resistentes e duráveis que suportem a carga e o torque de trabalho. Pois isso interfere diretamente na resistência, durabilidade e na capacidade de transmissão de energia.
2 - Escolher o perfil do dente correto para minimizar o desgaste e maximizar a eficiência do conjunto com uma transmissão da energia de forma suave. 
3 – Selecionar as engrenagens com o número de dentes correto para alcançar a relação de transmissão desejada.

Continue navegando