Buscar

APS - Modificações do organismo materno (Parte 1)

Prévia do material em texto

APS - Modificações do organismo materno (Parte 1)
Olá gravidinha, meu nome é Flávia, estudante de medicina do 8º semestre e como nós aqui do canal sabemos o quão ansiosa você é sobre tudo que envolve esse momento tão único, resolvemos abordar algumas modificações que podem ocorrer ao seu organismo nesta fase. Com isso, você fica sabendo que elas são esperadas e não precisa correr ao seu médico ou a sua médica assustada, tá bom?
Bom, vocês podem perceber um atraso da menstruação com 10 a 14 dias da concepção do bebezinho e começar a suspeitar. Maravilha né? Confirmando a gestação, esse atraso vai indicar que você tem 4 semanas. A partir daí muitas coisas começam a acontecer em diversas partes do seu corpo indicando que temos um bebê a caminho!	
 
Bem no comecinho da gestação as mamas irão passar por algumas mudanças. Com cerca de 08 semaninhas você pode notar o aparecimento de pequenas bolinhas ao redor das aréolas dos seios. Essas são os tubérculos de Montgomery, que são parte da preparação do corpo feminino para a gestação e a amamentação. São glândulas sebáceas que produzem secreções que irão ajudar na lubrificação do mamilo. Lá pela 16ª semana tem um aumento da vascularização em torno dos seios, uma rede de vasos que compõem a chamada Rede de Haller e com 20 semanas de gestação pode-se esperar um escurecimento do mamilo, tornando seus limites imprecisos como se fosse um alvo, este é o sinal de Hunter.
Modificações nas partes íntimas também irão acontecer. Há uma mudança na coloração da genital feminina que passa a ter uma tonalidade violácea que envolve a parte mais externa da vagina como a vulva e o meato urinário e de forma mais interna o canal vaginal. Essas mudanças na coloração ocorrem porque a irrigação sanguínea está mais intensa na região, afinal, temos um bebê para nutrir!
Tá, mas e o colo do útero? Essa região que separa o bebê do meio externo fica mais amolecida. Você sabia que ele deixa de ter textura de nariz e passa a ter uma textura labial?
Jú → você pode legendar a imagem do lado igual a imagem original
Lógico que o útero também passará por modificações, afinal vamos querer um barrigão ao final da gestação não é? Então, haverá um aumento do seu volume. Com cerca de 12 semanas temos uma barriguinha, e se passou da sínfise púbica podemos dizer que temos mais de 12 semanas. Quando o útero passar da cicatriz umbilical, aí sim deduzimos que a gestação deve ter cerca de 20 semanas.
Na pele materna podemos notar o surgimento de estrias, que são lesões no tecido decorrentes de um grande estiramento da pele para comportar o bebê. Na barriga, teremos o surgimento da linha nigra que é conhecida também por linha alba que corresponde ao aumento da melanina. No rosto pode surgir também o cloasma gravídico, que se assemelha muito a asa de borboleta devido ao estrogênio que está em alta na gestação e, por isso você não deve esquecer de usar o protetor solar, porque essa mancha é muito difícil de sair depois. Você pode se perceber também mais peluda, isso porque os pelos finos e claros podem aumentar durante a gestação, tá bom? 
Um sistema que você vai lembrar bastante e incomoda mais para o final da gestação é o sistema urinário, isso porque você vai perceber que a frequência para fazer xixi irá aumentar. Isso acontece porque o útero gravídico passa a apertar a bexiga; Quando você fizer xixi, vai perceber que ele vai descer um pouco mais devagar, isso ocorre por causa da progesterona que relaxa um pouco mais o canal da urina. Muito cuidado porque é um importante fator de risco para infecções urinárias e não queremos isso! 
Se você fizer exames para saber como está o trabalho dos seus rins, vai notar que a geração de urina irá aumentar e como diminui a reabsorção de glicose pelos rins, essa glicose pode parar na sua urina, mas fique tranquila, na gestação isso é esperado!
Bom, agora vou deixar vocês com nossa amiga Juliana que falará sobre outras modificações que são esperadas no seu organismo durante a gravidez!

Continue navegando