Buscar

Sempre devemos nos preocupar em adequar a forma de preparo dos alimentos às necessidades dos indivíduos que irão consumir a refeição

Prévia do material em texto

Sempre devemos nos preocupar em adequar a forma de preparo dos alimentos às necessidades dos indivíduos que irão consumir a refeição.
NUTRICIONAL
O processo de preparo de alimentos deve ser devidamente controlado no sentido de evitar perdas demasiadas de nutrientes. Os alimentos apresentam características nutricionais próprias que devem ser levadas em consideração em diferentes etapas do seu preparo, desde o armazenamento até a distribuição. Sempre haverá expectativa de alteração do valor nutricional dos alimentos submetidos ao preparo, entretanto, o grau de alteração pode ser reduzido a um mínimo possível, quando são aplicadas as técnicas apropriadas de preparo dos alimentos. Cozinhar bem, no sentido de saber preparar pratos complicados, não significa cozinhar corretamente. O ideal é poder aliar uma coisa à outra: técnica e arte.
HIGIÊNICO
Os alimentos podem agir como veículos de agentes patológicos e/ou de substâncias tóxicas. O processo de preparo deve ser realizado respeitando-se as boas práticas de produção, visando à obtenção de alimentos adquiridos de fontes seguras de produção, com boa qualidade microbiológica e de acordo com os padrões preconizados na legislação brasileira. O controle higiênico sanitário é fundamental na produção de refeições, pois de nada adiantaria a distribuição de alimentos com alto valor nutricional se estivessem contaminados, o que iria de encontro ao compromisso maior dos nutricionistas: a promoção da saúde humana.

Continue navegando