Buscar

EDUCAÇÃO, ECONOMIA E POLÍTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO, ECONOMIA E POLÍTICA
1. Ao se estudar as realidades sociais, econômicas e políticas da humanidade verificamos suas relações são:
Históricas
2. Na sociedade feudal, o artesão era o proprietário das suas ferramentas de trabalho e o dono final do produto que produziu. No capitalismo grande parte dos homens perde a propriedade sobre suas ferramentas e sobre o seu produto final. Eles apenas possuem:
A força de trabalho
3. O liberalismo tinha como ponto central:	
A capacidade das leis da oferta e procura para regular o mercado
4. Em 1973 ocorreu um fato relevante nos preços de um fator de produção que impactou drasticamente na economia mundial. Estamos nos referindo à crise no fator de produção:
Petróleo
5. Para a teoria econômica neoclássica: a) as pessoas desejam satisfazer, pelo consumo, suas necessidades; b) a liberdade de troca é considerada o princípio da organização social; c) a realidade social é reflexo de gostos e preferências através de processos livres de escolha e troca;
Sobre as afirmações acima é correto dizer:
"a", "b" e "c" estão corretas
6. O período que a teoria do capital humano encontra embasamento e é difundida tem como característica a forte intervenção estatal, é o momento estudado do Estado do Bem-Estar Social. Sabe-se que o capitalismo está sempre se modificando para se manter e, como consequência de toda essa mudança, a estrutura montada para dar suporte ao desenvolvimento do capital também se transforma, com isso as ideias e as teorias também sofrem mutações. Ao ser elaborada, a teoria do Capital Humano fazia a defesa da seguinte noção:
O incremento da produtividade no trabalho decorrente do aumento da capacitação do trabalhador levaria a que o indivíduo tivesse um aumento de renda.
7. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere às estratégias pensadas pelos neoliberais para possibilitar que a escola garanta o desenvolvimento econômico dos países ditos ¿subdesenvolvidos¿ isto é, para que a escola cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: ( ) devem ser estabelecidos mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade para a escola e os serviços educacionais. ( ) o sistema escolar dever ser administrado e avaliado como qualquer empresa. ( ) a produção educacional deve ficar subordinada às necessidades do mercado de trabalho ( ) a escola deve ser submetida a um rígido controle gerencial que objetive a qualidade e eficiência Assinale a ordem correta das respostas
V/V/V/V
8. Considerando as características da sociedade do conhecimento, avalie as proposições a seguir:
I. Nessa sociedade, o eixo da riqueza e do desenvolvimento sai dos setores industriais tradicionais, para setores intensivos em tecnologia e conhecimento.
II. O valor dos produtos depende cada vez mais do conteúdo de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados.
III. Na economia baseada em conhecimento, a criação e uso do conhecimento são o aspecto central das decisões e do crescimento econômico. 
Está(ão) correta(s):
I, II e III.
9. Da mundialização à crise do sistema capitalista atual, do emprego ao desemprego, o trabalho está no centro das nossas vidas. Em uma perspectiva crítica é possível afirmar que o trabalho tem uma dimensão ontológica, o que significa dizer que o trabalho:
Tem uma dimensão fundamental na constituição de nossa humanidade.
10. Acerca da sociedade do conhecimento podemos afirmar que, exceto.
A promoção dos valores humanos e sociais se tornam uma forte vertente desta visão.