Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Curso de Psicologia
Certificação: Processos de análise e modificação de comportamento
Unidade de Aprendizagem: Análise comportamental de fenômenos e processos psicológicos
Professora: Juliane Viecili
Unidade 5 (Em 01 de abril de 2019)
A NOÇÃO DE OPERANTE COMO POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO DE COMPORTAMENTOS COMPLEXOS
“Nenhum relato do que está acontecendo dentro do corpo humano, por mais completo que seja, irá explicar as origens do comportamento humano. O que acontece dentro do corpo não é um ponto de partida”.
(Skinner, 1991, p. 24)
A preocupação com o fenômeno psicológico emerge desde tempos muito remotos embora o conceito e as atribuições de determinação do comportamento tenham mudado ao longo dos anos. Muitas questões mágicas, místicas e religiosas foram (e ainda são!) utilizadas para definir o que constitui o comportamento. Nenhuma dessas proposições, no entanto, conseguiu descrever com clareza suficiente a que se referia o fenômeno. Todavia, há de se considerar a complexidade da natureza do comportamento, mas também há de se advertir que não é o fato de ser complexo que o exime de uma análise científica. 
Skinner, ao discutir o conceito de operante, em 1969, assinala para a inter-relação entre o estímulo antecedente, a resposta e o estímulo consequente como definidores do conceito de comportamento. Esse fato (apesar de ainda não ser de conhecimento de muitos cientistas e professores de psicologia) promove uma revolução no conceito de comportamento e avança em direção a efetivação de uma psicologia científica. Essa promoção de uma psicologia científica ocorre, principalmente, por direcionar a discussão sobre o comportamento nos fatos, na descrição precisa dos fatos e não no que é dito sobre eles (“verborragia” que marcou e é ainda utilizada para caracterizar a psicologia). Como em todo processo da ciência o progresso acumulativo do conhecimento sobre o comportamento levou outros autores, após Skinner, a discutir a noção de comportamento (Staddon, em 1967; Schick, 1971; Catania, 1973) e a promover melhores explicitações de aspectos envolvidos no conceito que permaneceram confusos ou pouco explorados. 
O comportamento que foi, em princípio, compreendido como sendo apenas a ação de um organismo (apesar de muitas pessoas utilizarem ainda esse referencial) passa a contemplar o ambiente no qual esse organismo se comporta. Nesse sentido, o comportamento não é algo concreto, que possa ser diretamente observado, mas é a relação entre o que o organismo faz (a ação, resposta) e o ambiente no qual o faz. E ambiente também é analisado sob duas perspectivas: o que acontece antes ou junto da ação de um organismo e o que acontece depois da ação. Os três elementos componentes do comportamento também não são estanques e únicos, esses elementos envolvem classes (relacionado às diferentes dimensões) de estímulos (antecedentes e consequentes) e classes de respostas, que ocorrem ordenadamente formando uma cadeia comportamental. Assim, ao cientista é possível observar e descrever os elementos que compõe o comportamento: a situação antecedente (e os aspectos envolvidos nela), a ação do organismo e a situação consequente. Ao fazê-lo o cientista pode estabelecer algumas leis gerais para prever e controlar comportamentos – princípios básicos em Ciência. 
Mas o comportamento foi estudado relacionado a dois processos: condicionamento respondente e condicionamento operante. O condicionamento respondente está mais relacionado com o estudo das emoções, por envolver os músculos lisos e glândulas como características fisiológicas. O condicionamento operante como fundamental para compreensão de atividades complexas. Vamos examinar o que vocês conseguiram evoluir no estudo do comportamento a partir da discussão sobre comportamento operante?
Primeira atividade: analisar comportamento operante
Vocês deverão realizar uma análise a partir do texto que tinham como estudo para essa semana “O antes, o do meio e o depois”. Como atividade dessa semana, vocês deverão selecionar um comportamento operante de vocês e realizar uma análise do mesmo. Baseados no que Starling propõe, vocês deverão identificar “o antes”, “o do meio” e “o depois” do comportamento de vocês. Realizem essa atividade individualmente.
Segunda atividade: identificar características do comportamento operante
A segunda atividade consiste em vocês organizarem-se em grupos e neles debater o que compreenderam acerca do texto de estudo e na atividade que realizaram, com base em algumas questões. Para auxiliar na discussão, vamos também a noção de contingência apresentada no texto de “A bromélia e a teia de aranha” (disponibilizado no EVA), a ser lido em sala de aula e debatido no grupo. O que caracteriza cada componente do comportamento de vocês que foi analisado? O que justifica dizer que o comportamento apresentado é operante? Que relações fazem entre o comportamento de vocês e o que estudaram nos textos? Aproveitem e discutam as questões:
- O que é comportamento operante?
- Qual a diferença entre comportamento operante e reflexo/respondente? E entre condicionamento operante e condicionamento reflexo/respondente?
- O que vocês compreenderam pela expressão utilizada pelo autor sobre o comportamento operante ser fundamental para a aquisição de atividades complexas?
- Quais as decorrências de compreender o comportamento operante para atuação em Psicologia?
- Qual a relação entre comportamento operante e a noção de contingência de reforçamento?
- O que compreenderam acerca de contingências de reforçamento?
Terceira atividade: caracterizar comportamento operante
Vamos realizar um exame coletivo acerca do que foi estudado sobre comportamento operante e contingências de reforçamento. Ao apresentar as considerações teóricas, aproveitem para tirar dúvidas e curiosidades.
Quarta atividade: caracterizar processos comportamentais
A partir de hoje iniciaremos as apresentações de seminários com a apresentação de processos comportamentais característicos de estudo e intervenção em Análise do comportamento. Cada grupo terá 15 minutos para a apresentação. Lembrando que se trata de uma avaliação oral, é necessário que todos os membros do grupo se exponham na apresentação... bem como em sendo o objetivo a promoção de repertório comportamental dos colegas, utilizem os recursos necessários para que as aprendizagens sejam desenvolvidas.
ATIVIDADE DE CASA (Entre 01 a 08 de abril)
Para a próxima semana vocês terão que estudar e sintetizar um texto que ainda caracteriza o comportamento operante, para fortalecer essas aprendizagens.
Pessôa, C.V.B.; Velasco, S.M. Comportamento operante. Em: BORGES, N.B.; CASSAS, F.A. e cols. Clínica analítico-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 24-31.
Boas aprendizagens!
Juliane

Mais conteúdos dessa disciplina