Buscar

Introdução à Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
CAP 1 - Teoria Geral da Administração
Grupo: 
Aluna: Matricula:
1) Defina Administração – Cite 4 atividades dos administradores.
 
 Administração é o processo ou atividade de tomar decisões sobre recursos e objetivos.
 Financeiros, Gerente de Projetos, Administradores Hospitalares e Administradores Gerais.
2) Defina Administração e cite os 2 componentes importantes.
 Objetivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Além de objetivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão de trabalho.
3) Defina e de exemplos de:
a) Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou econômico na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é. Insumos – Esforços e recursos empregados para fazer produtos e serviços.
b) Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Output – Entrega de produtos e serviços para os usuários.
Exemplo para ‘a’ e ‘b’: Se você precisa trocar um pneu de carro, talvez precise de mais de 30 minutos. A eficácia ( pneu trocado) ocorre no contexto em que a eficiência (30 minutos) não é muito relevante para você, mas, se você é piloto de Fórmula 1,precisa trocar o pneu em menos de 3 segundos.
c) Efetividade é uma medida de desempenho utilizada em alguns contextos, especialmente na administração pública, como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados.
Exemplo: Criar um produto é medida de eficácia; esse produto trazer benefícios para a empresa é medida de efetividade. No caso administração pública, benefícios sociais são medidas de efetividade.
​ 
4) Faça uma síntese separadamente das 4 principais escolas da administração.
· Escola Clássica
 A escola clássica tem esse nome por ter sido criada na transição para o século XX. Seus principais conceitos são: eficiência, organização e processos produtivos. Suas principais preocupações eram atender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial. Frederick Taylor liderou o movimento da administração científica, com ênfase ao combate ao desperdício. Henry Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem. Henri Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar. Max Weber lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia,
· Relações Humanas e Enfoque Comportamental
 		Com as lentes do enfoque comportamental, vemos as pessoas como indivíduos: as características que as singularizam, seus interesses e sentimentos, suas motivações e atitudes.
		Esse enfoque tem raízes muito antigas e é assunto de que se ocupam em diferentes disciplinas, algumas delas ciências, que focalizam em dois temas principais: as características que diferenciam as pessoas umas das outras; o comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.
Um dos eventos mais importantes na historia do enfoque comportamental na administração é o chamado experimento de Hawthorne, que revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.
· Pensamento Sistêmico
· Enfoque Contingencial
5) Explique detalhadamente os 7 novos paradigmas da administração no presente.
6) Dê exemplos específicos de uso dos conceitos e ferramentas da administração nos seguintes casos e explique sua resposta:
a) Realização de um trabalho escolar
b) Uma festa de formatura
c) Campeonato esportivo
d) Divisão do dia a dia e da semana entre diferentes atividades (escola, estudo, laser etc.).
e) Atividade voluntaria e comunitárias etc.
7) Dos recursos que você utiliza – tempo, dinheiro, meios de transporte, materiais de estudo, casa, relações com familiares e colegas, equipamento publico etc. – quais são mais importantes e exigem mais capacidade de administração? Por quê?
 Todos são muito importantes porque dependemos de todos para que tudo corra bem, se tiver falha em um, todos podem ser comprometidos e o que exige mais capacidade de administração e o dinheiro.
8) Cite 4 exemplos específicos de desempenho eficiente (ou ineficiente) e eficaz (ou ineficaz), em qualquer caso de uso de recursos que você conheça.
 Moto táxi: transporte público eficiente, chego ao meu destino em menor tempo.
 UPA: saúde pública eficiente, atendimento rápido em caso de urgência e emergência.
 Internet: meio de comunicação eficiente, comunicação em massa.
 Site de compras: eficiente, compras no conforto de casa.
9) Em que mundo você vive? Cite e explique uma ideia da administração na atualidade que você conheça.
10) No processo de seleção de traines de uma grande corporação multinacional, foi solicitado aos candidatos que explicassem, resumidamente, o que é e o que se deve fazer para não se ficar perdido dentro da “selva de teorias”. Qual sua resposta?

Outros materiais