Buscar

AD1- Agenciamento-SG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Turismo Pedagógico 
Vinícius Lima de Oliveira
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CEDERJ 
vinicius.oliveira1422@gmail.com
VINHA LÚCIA, Maria e col. O Turismo Pedagógico e a Possibilidade de Ampliação de Olhares. Hórus – Revista de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, Ourinhos/SP, N°03, 2005. 
A obra de Maria Lúcia Vinha, Marcia Dias Garcia, Camila Romão, Danieli Luchesi, Fabiana Marin, Fernanda Botelho, Flávia Giacomo, Maria Clara Fonteque tem como objetivo abordar o turismo pedagógico numa perspectiva de ampliação de olhares, com ampliação também dos espaços da escola e compreender o ambiente como extensão da mesma, possibilitando a conversão do olhar dos estudantes para pontos que normalmente passariam despercebidos. E que essa perspectiva se assenta em pressupostos pedagógicos de Freinet. 
 A iniciação da obra indaga sobre qual o sentido do Turismo Pedagógico e quais as suas características e posteriormente segue dividido em subtítulos, abordando uma questão fundamental que é o planejamento e desenvolvimento do turismo pedagógico e que acontece através da formação de equipes multidisciplinares que visa elaborar propostas de atividades com o objetivo de organizar aprendizagens relacionadas a conteúdos curriculares, valores éticos e estéticos. 
Tal obra é fundamental para estudantes e pesquisadores da área de turismo com enfoque na área pedagógica, pois contém um rico experimento com estudantes de aproximadamente 14 anos e que frequentam a escola do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Jandira Lacerda Zanoni com 1300 alunos. Tal abordagem possibilita a ampliação de olhares dos estudantes, e como característica principal do Turismo Pedagógico é que sua estruturação é pautada no currículo escolar. Interessante abordagem que posso destacar também, é a democratização na escolha do local que será visitado pelos estudantes, e o processo de locomoção até o destino final como atividade prazerosa ao admirar e observar a paisagem. Por último, para tal atividade decorrer de forma exitosa, é preciso salientar a importância de parcerias com instituições privadas e públicas com gestão pública, a partir das respectivas secretarias estaduais e municipais de educação. Esta obra sem dúvida será novamente lida por mim, estudante de turismo e indicada aos meus amigos de faculdade pois seu conteúdo é muito útil para nossa formação enquanto inscritos no curso de Turismo. Vinícius Lima, estudante de Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Outros materiais