Buscar

Apresentação TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresentação TCC
Nome: Aline Bueno
Curso: Pedagogia 
Polo: Capanema-PR
RU: 1538629
A Importância do Lúdico na Educação Infantil
TEMA: Este trabalho teve como tema analisar a importância do lúdico na Educação Infantil, como, jogos, brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças e o método lúdico no ensino aprendizagem através da pratica na Educação infantil. E também as metodologias utilizadas, e a importância para a mesma, para a inserção de jogos, brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil. 
Problema de Pesquisa: Buscou responder a seguinte pergunta: Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos, brinquedos e brincadeiras para a Educação Infantil, e qual a importância para a mesma?
Objetivo Geral da Pesquisa: compreender sobre o lúdico, jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças no processo ensino-aprendizagem.
Justificativa: trabalho como professora auxiliar de uma turma de maternal, em uma escola particular. Percebi que o lúdico se faz muito importante no dia-a-dia escolar, e resolvi me aprofundar no assunto e saber mais sobre as metodologias usadas para aplicar a ludicidade na Educação Infantil e os benefícios de ensino-aprendizagem trazidos pelas mesmas.
Fundamentação Teórica: 
· Para Kishimoto (2003, p.7) jogo, brincadeira e brinquedo possuem significados distintos. Portanto, brinquedo é entendido como instrumento, suporte de brincadeira, brincadeira como uma descrição de uma conduta estruturada com regras e o jogo designa tanto o objeto, como as regras da ação da brincadeira.
· Froebel (apud Kishimoto, 2008 p.68) configura o brincar como a fase mais importante da infância, onde a criança por meio desta atividade desenvolve uma representação auto ativa do interno, atendendo assim a necessidade e impulsos internos.
· Zanluchi( 2005, p.89) reafirma que “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas”. Assim, destacamos que quando a criança brinca, parece mais madura, pois entra mesmo de forma simbólica, no mundo adulto que cada vez se abre para que ela lide com as diversas situações.
· De acordo com Vygotsky(1998), ao discutir o papel do brinquedo, refere-se especificamente á brincadeira de faz de conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com cabo de vassoura como se fosse um cavalo. No brinquedo a criança sempre se comporta além do comportamento habitual, o mesmo possui todas as tendências do desenvolvimento sob forma coordenada, sendo ele uma grande fonte de desenvolvimento.
· Segundo Craidy e Kaecher ( 2001) relata que quando uma criança coloca varias cadeira uma atrás da outra e diz que é um trem, percebe-se que ela já é capaz de simbolizar, esta capacidade representa um passo importante para o desenvolvimento do pensamento da criança. Brincando, a criança exercita suas potencialidades e se desenvolvem, pois há todo um desafio, contido nas situações lúdicas, onde provoca o pensamento e leva a criança alcançar níveis de desenvolvimento que só às ações por motivos essenciais conseguem. 
· Para Piaget, o jogo é essencial na vida da criança, pois prevalece a assimilação. No jogo, a criança se apropria daquilo que percebe da realidade. Defende que o jogo não é determinante nas modificações das estruturas, mas pode transformar a realidade.
· Segundo Jean Piaget (1990), o jogo é fundamental para o desenvolvimento da criança ao afirmar que a atividade lúdica é o berço das atividades intelectuais da criança, sendo por isso indispensável a pratica pedagógica.
Metodologia: tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, com aplicação de questionário, onde foram formuladas perguntas do tipo aberta, ou seja, não estruturada para que o respondente pudesse responder por escrito de acordo com suas opiniões, e teve como procedimento a pesquisa qualitativa.
Para essa pesquisa acerca de conhecimento sobre ludicidade na Educação Infantil o ambiente escolhido para a pesquisa foi na Escola Sonho Meu. Depois das visitas e conversas com a diretora da instituição, resolve-se dar inicio na pesquisa, onde foi aplicado um questionário para as professoras do Maternal, Jardim l, Jardim ll e do Pré, para identificar qual a visão dos mesmos a respeito do lúdico como ferramenta educativa durante a alfabetização e quais as principais dificuldades encontradas ao trabalharem com o lúdico.
Considerações Finais: A partir da pesquisa vemos que a criança aprende enquanto brinca. De alguma forma a brincadeira se faz presente e acrescenta elementos indispensáveis ao relacionamento com outras pessoas. Assim, a criança estabelece com os jogos e as brincadeiras uma relação natural e consegue extravasar suas tristezas e alegrias, angustias entusiasmos, passividades e agressividades, é por meio da brincadeira que a criança se envolve no jogo e partilha com o outro, se conhece e conhece o outro.
Vemos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano, principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada, não apenas como diversão, mas como objeto de desenvolver as potencialidades da criança, visto que o conhecimento é construído pelas relações interpessoais e trocas recíprocas que estabelecem durante a formação integral da criança.
Como afirma o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil a brincadeira deve ser um elemento constante na rotina das escolas que atuam com a educação de crianças, entretanto a brincadeira precisa ser encarada como um instrumento que colabora para a aprendizagem, deixando de ser utilizada apenas nos intervalos das ações pedagógicas ou como forma de preencher o planejamento diário e completar a carga horária.
Por intermédio dos estudos feitos, dando-nos base para compreender sobre a ludicidade e sua atuação nos espaços de Educação Infantil, destacamos a sua eficácia no processo de aprendizagem das crianças. Foi possível verificar que os professores que atuam na escola, tem buscado em suas metodologias trabalhar com essas atividades lúdicas, com as brincadeiras e os jogos.
O objetivo proposto na realização deste trabalho foi alcançado, pois foi possível perceber como as atividades lúdicas agem diretamente na aprendizagem dos alunos e como esses recursos são explorados pelos professores em sala de aula.
Este trabalho trouxe contribuições relevantes para nossa formação, podemos ter um contato maior com a realidade do cotidiano escolar. Através da realização das pesquisas desse trabalho foi possível consolidar que as atividades lúdicas auxiliam e contribuem para uma atividade mais significativa, eficaz e prazerosa no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos na Educação Infantil.
Referências: 
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas de jogos pedagógicos. 11° Ed. São Paulo: Layola, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular para Educação Infantil. Brasília, 1998, Vol. 2. Disponível em :< WWW.mec.org.br>
CRAIDY, Carmem Maria, org; KAERCHER, Gladis E., org. Educação infantil:pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5. Ed. São Paulo: Cortez. 2001. 
LUCKESI, Cipriano Carlos.< WWW. Luckesi.com.br/ textos/ ludicidade e atividades lúdicas. Acesso em 28 de Abril de 2014.
LUDKE, Meng; ANDRÉ, Marli E.A.D. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo. EPU, 1986. 
MARCONI. M.D.A; LAKATOS. E.M.T. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3° Ed. São Paulo: Atlas, 1996.
PIAGET, Jean (1990) A Formaçãodo Símbolo na criança. Editora: Livros técnicos e Científicos.
Revista Maringá Ensina nº 10 – fevereiro/abril 2009. A importância da formação lúdica para professores de educação infantil. Rúbia Renata das Neves Gonzaga. (p. 36-39).
SANTOS, P. Santa Marli. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: 4º edição, Editora Vozes, 1997.
TELES, Maria Luiza Silveira. Socorro! É proibido brincar! Petrópolis: Vozes, 1997.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.

Continue navegando

Outros materiais