Buscar

discursiva ensino de história 7474

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva- Fundamentos metodológicos e prática do ensino de história 
O papel do historiador mudou muito em razão da popularização da história. A primeira grande mudança que se pode perceber é que o cotidiano foi “ descoberto”, tornado a história mais atraente para o grande público. As reflexões históricas produzidas na atualidade não se preocupam mais só com grandes guerras, heróis seitas secretas, cultos medievais etc. Nós últimos anos, a história descobriu o campo cultural, em que é possível analisar diversos fenômeno que ainda não haviam sido estudados. É por isso que vários outros temas se tornam objetos de estudos dos historiadores, como por exemplo, a história do vinho, do aborto ( tema de enorme repercussão nos dias atuais), das mulheres, da juventude, do medo, do perdão, das cidades.
Em função dessas mudanças no rol de temas abordados pela história foi preciso também questionar o tradicional papel do historiador. Este, hoje não pode mais apenas narrar os eventos históricos sem conectá-los uns aos outros. É vital que, na sua formação intelectual haja espaço para a interdisciplinaridade, pois um historiador que não entenda por exemplo, de filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras ciências, está fadado a análises estéreis. Torna-se cego e vazio. 
Sabemos que o estudo do passado não pode ser feito diretamente, mas mediado pelos vestígios da atividade humana, as chamadas fontes históricas. Para que o historiador pudesse interpretar corretamente a relação do homem com seu tempo, foi preciso alargar o seu tradicional conceito.

Outros materiais