Buscar

AD1 Educação Infantil 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ad1 Educação Infantil 2
Aluno: Jackciene Rodrigues Arruda de Carvalho Silva 
Polo: Cardoso Moreira 
Matrícula:22111080138
 
 Violência sexual 
 A violência sexual é uma agressão que atinge crianças, adolescentes, homens e mulheres de diferentes etnias. Esse tipo de agressão Abala o psicológico e desestrutura a vida social de qualquer pessoa.
 Nas estatísticas da violência praticadas na sociedade, a agressão contra a criança e adolescente se destaca com grandes proporções onde a família aparece como a maior violadora dos direitos infanto-juvenis.
 Na maioria dos casos o abuso parte de familiares próximos , amigos ou conhecidos que sem o menor pudor destrói a integridade e o emocional da vítima .Estima-se que menos de 10% dos casos não são denunciados devido ato ser cometido por pessoas próximas.
 Segundo Williams (2002) é O Delito menos denunciado na sociedade brasileira por várias razões: vergonha , sentimento de culpa ,medo de represálias, ameaças entre outros. Em muitos casos quando o agressor é da família a denúncia é ainda menor ,pois o afastamento poderia resultar em complicações de caráter emocional e econômico.
 Há casos onde a vítima é julgada e tratada como se tivesse favorecido o abuso, seja em suas vestimentas ou por suas atitudes. Sendo assim, o julgamento da sociedade torna a vítima prisioneira dos seus próprios traumas. Diante de todos os riscos que comprometem a saúde física e mental ,as consequências desse tipo de violência são muitas e seus transtornos físicos e psicológicos podem ser devastadores e duradouros.
 Alguns sintomas podem ser sinais de alerta para pais e professores passarem investigar melhor a causa de Tais transtornos como: comportamento autodestrutivo ,ansiedade ,isolamento ,depressão sentimento de culpa ,problemas escolares ,agressividade e muitos outros. Toda vítima ,de alguma forma ,vai apresentar algum tipo de transtorno e isso afetará o seu desenvolvimento físico, cognitivo e suas relações pessoais ,tanto familiar quanto na parte sentimental. Em muitos casos a pessoa não consegue se relacionar com ninguém quando chega na fase adulta, pois não consegue se libertar dos traumas sofridos.
 A escola tem uma importância muito significativa no enfrentamento do problema ,pois a criança ou adolescente tem uma relação interpessoal com o professor e com todos os gestores . A família junto com a escola e todos os órgãos competentes, devem agir de forma a garantir os direitos e a integridade da criança.
 O professor deve ser um instrumento também de observação pois sua atuação pode identificar vários tipos de violência tanto sexual como doméstica . A escola deve se comprometer com a garantia de todos os Direitos da Criança e do Adolescente Pois é na escola que a maioria dos transtornos e problemas são identificados e encaminhados para tratamento médico especializado.
 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem garantir que todos estão seguros perante a lei, porém nem sempre isso acontece. O Brasil precisa de leis mais severas contra esse crime ,com penas mais rígidas e duradouras . Todas as crianças precisam de proteção e cuidado e cabe a sociedade denunciar e repudiar esse crime .

Continue navegando