Buscar

AVA1 - Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVA1 – Empreendedorismo
O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM, de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora. Teve início em 1999 e, atualmente, no mundo, o GEM é o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora.  
De acordo com o GEM, em 2016 acentuou-se a mudança no cenário da economia brasileira que se iniciou em 2014 e continuou em 2015. A desaceleração econômica do país nesses três anos culminou com um período recessivo que começou com a crise nos mercados internacionais, tornou-se mais grave com a continuada queda do preço das commodities, e, especialmente, com a crise. Esse cenário se mostrou menos favorável ao empreendedorismo por oportunidade e, em decorrência da situação de maior desocupação no país, acarretou um incremento no empreendedorismo por necessidade. Foi o que se viu em 2015, sendo que, em 2016, a participação relativa dos dois tipos de empreendedorismo praticamente repetiu os números do ano anterior. 
 
Fonte: GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil: 2016. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores. Curitiba: IBQP, 2017. 
 
Diante do exposto no estudo da GEM e dos conteúdos apresentados na nossa disciplina, construa uma análise que identifique os principais motivos que levaram à mudança quanto ao tipo de empreendedorismo no país. Justifique sua resposta trazendo exemplos que a comprovem e apresente as referências que embasam sua análise. 
Para completar sua resposta e defender seu ponto de vista, não se esqueça de comentar sobre os posts dos colegas (mínimo de duas participações). 
Resposta: 
Boa tarde.
O desemprego e a crise econômica no Brasil são os principais fatores do aumento do empreendedorismo no país, especialmente por necessidade. Com a pandemia, estima-se que a escassez de emprego seja um fator motivador para empreender.
A vocação empreendedora nunca esteve tão em alta no Brasil e, nos momentos de crise (como durante a pandemia), torna-se ainda mais evidente. Em 2020, o país deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.
De acordo com o último levantamento (GEM 2019), estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.
Algumas pessoas que perderam emprego durante a crise tiveram que se reinventar, como vender doces, salgados. Os restaurantes começaram a fazer o serviço de delivery.
Para ter um empreendimento de sucesso nos dias de hoje em nosso país é preciso inovação, dedicação e inteligência.
Referência: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2020/06/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020.html

Continue navegando