Buscar

Organização social - aluno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização social
Organização social é o modo como uma sociedade constitui-se para que todos os indivíduos possam conviver em harmonia em uma sociedade. Chamamos organização social o fenômeno que permite diversos elementos distintos vivendo em comunidade. Para além da estrutura social básica, há a organização de um todo complexo (sociedade) dividido em partes distintas (indivíduos). A gestão dessas partes individuais e subjetivamente diferentes é a organização social. A organização social implica modelos políticos, econômicos e sociais que devem garantir o pleno funcionamento da ordem dentro de uma sociedade.
O que é organização social
Pense, primeiramente, no mundo animal: entre os animais não há lei (exceto a lei da natureza), ou seja, não há lei civil. Se não há lei civil, não há civilização. Não havendo civilização, tampouco racionalidade humana, também não há moral entre os animais. Não havendo todos esses elementos, não há sociedade e sim comunidade primitiva. Também não há economia, noções de valores, distinção, trocas etc. Não havendo esse conjunto de elementos no mundo animal, a comunidade primitiva na qual algumas espécies vivem é regida apenas pelos instintos e pela lei de natureza. O ser humano é diferente. O ser humano desenvolveu a linguagem e o raciocínio. Com isso a vida em comunidade (as comunidades primitivas eram as famílias e os clãs) permitiu a quebra de barreiras naturais com o desenvolvimento de leis morais, de leis de convivência e da troca entre famílias. Para o antropólogo franco-belga Claude Lévi-Strauss, a troca mais antiga entre famílias que permitiu a formação de sociedades com mais de uma delas foi o casamento. Com base nessa formação mais complexa, os seres humanos começaram a desenvolver novas formas de convívio, o que necessitou de uma gradativa organização para gerir a sociedade na medida em que ela fosse crescendo. Na esteira desse desenvolvimento social, veio a política; as noções de governo, de Estado, de economia, de valor, e de moeda para facilitar as trocas comerciais; e todos os elementos que constituem a formação social atual. A organização social é um complexo conjunto de fatores que constitui as sociedades em sua faceta política, econômicas e moral. 
Formas de organização social e política e a noção de Estado
As sociedades organizaram-se de distintas maneiras ao longo dos séculos. A noção de Estado surgiu ainda na Antiguidade, para suprir a necessidade de uma organização social que abarcasse um grande número de indivíduos e sofreu diversas modificações ao longo dos tempos. Ademais, antes do surgimento do Estado, havia outras organizações sociais menores que perduram até
hoje, apesar de serem abarcadas pelo Estado, que é a
 organização maior. No começo os seres humanos
 agrupavam-se por famílias, tendo em comum o laço sanguíneo que unia as pessoas em prol da proteção e alimentação. As famílias começaram a crescer, formando união de famílias, que eram os clãs. Começa aqui também a troca interfamiliar de membros para a instituição do matrimônio, pois o incesto passou a ser percebido como algo negativo nesse tipo de constituição. A união de clãs formou as tribos. Das tribos vimos nascer as cidades, e, com as cidades, nasceu a noção de política e governo. Com elas também veio o sentimento de pertencimento nacional e patriótico com base na origem e na terra onde os cidadãos nascem. 
O processo de socialização
O processo de socialização tem início a partir dos primeiros contatos com os outros indivíduos e instituições, sendo esses agentes socializadores. Estes por sua vez exercerão coerções a fim de “ensinar” como se integrar à sociedade e manter-se coesa a ela. Nesse sentido, a socialização é de extrema importância para que se mantenha a harmonia social. A grosso modo, afirma-se que existem dois estágios ou tipos de socialização. 
Primária: A socialização primária seria aquela onde a criança apreende as primeiras habilidades intelectuais e sociais, obtendo suas primeiras experiências com as convenções sociais. Geralmente a socialização primária ocorre no seio da família. 
Secundária: A socialização secundária seria o contato, ou acesso, subsequente, ingressando em grupos e instituições da sociedade e absorvendo suas regras, práticas, convenções, crenças, etc. É por meio da socialização secundária que os indivíduos aprenderão a desempenhar seus diversos papeis sociais e obterão cultura, em seu sentido amplo.
Atividades
1. Questões:
A. O que é uma organização social.
B. O que podemos chamar de organização social? 
C. O que implica em uma organização social?
D. Existe lei civil entre os animais? Qual lei que existe entre os animais? 
E. No mundo animal, não há sociedade e sim comunidade primitiva. Também não há economia, noções de valores, distinção, trocas etc. Não havendo esse conjunto de elementos no mundo animal, a comunidade primitiva na qual algumas espécies vivem é regida apenas pelos instintos e pela lei de natureza. E como é a relação de convivência entre os seres humanos?
F. Para o antropólogo franco-belga Claude Lévi-Strauss, qual a troca mais antiga entre famílias que permitiu a formação de sociedades?
G. Os seres humanos começaram a desenvolver novas formas de convívio, o que necessitou de uma gradativa organização para gerir a sociedade na medida em que ela fosse crescendo. Na esteira desse desenvolvimento social estão? 
H. Como surgiu a noção de Estado?
I. Retire do texto o trecho que descreve o crescimento das famílias, a formação interfamiliares as tribos e cidades.
J. Como ocorre o processo de socialização e quais são os agentes socializadores?
K. Explique como ocorre a socialização:
2. Marque (v) para Verdadeiro e (F) para Falso.
A. ( ) Organização social é o modo como uma sociedade constitui-se para que todos os indivíduos possam conviver com desafetos em uma sociedade.
B. ( ) A gestão dessas partes individuais e subjetivamente diferentes é a organização individual.
C. ( ) A socialização primária seria aquela onde a criança apreende as primeiras habilidades intelectuais e sociais, obtendo suas primeiras experiências com as convenções sociais. Geralmente a socialização primária ocorre no seio da família.
D. ( )Entre os animais existe a lei civil, e todos são civilizados.
E. ( )A socialização secundária seria o contato, ou acesso, subsequente, ingressando em grupos e instituições da sociedade e absorvendo suas regras, práticas, convenções, crenças, etc.
F. ( )Havendo todos esses elementos, há uma sociedade entre os animais irracionais.
G. ( ) Também há entre os animais irracionais economia, noções de valores, distinção, trocas etc.
H. ( ) Organização social é o modo como uma sociedade constitui-se para que todos os indivíduos possam conviver em harmonia em uma sociedade.
I. ( 	 )Não havendo todos esses elementos, não há sociedade e sim comunidade primitiva.
J. ( ) Para o antropólogo franco-belga Claude Lévi-Strauss, a troca mais antiga entre famílias que permitiu a formação de sociedades com mais de uma delas foi o divorcio.
K. ( ) A organização social é um complexo conjunto de fatores que constitui as sociedades em sua faceta na vida moderna.
L. ( ) As sociedades organizaram-se de uma única maneira ao longo dos séculos.
M. ( ) A noção de Estado surgiu no século XXI, para suprir a necessidade de uma organização social que abarcasse um grande número de indivíduos e sofreu diversas modificações ao longo dos tempos.
N. ( ) A união de clãs formou as famílias. 
O. ( )O processo de socialização tem início a partir dos primeiros contatos com os outros indivíduos e instituições, sendo esses agentes socializadores.
3. Preencha as lacunas com as palavras do texto.
A. ______ social é o modo ______ uma ______ constitui-se ______ que ______ os ______ possam conviver em ______ em uma ______.
B. Chamamos ______ social o ______ que permite ______ elementos ______ vivendo em ______.
C. ______ além da ______ social ______, há a ______ de um ______ complexo (______) ______ em partes______ (______).
D. Pense, ______, no mundo ______: entre os ______ não há lei (______ a ______ da ______), ou ______, não ______ lei ______. Se ______ há lei ______, não há ______.
E. Não ______ todos ______ elementos, ______ há ______ e sim ______ primitiva. ______ não ______ economia, ______ de ______, distinção, ______ etc.
F. Com ______ a vida em ______ (as ______ primitivas ______ as ______ e os ______) ______ a ______ de ______ naturais ______ o ______ de leis ______, de ______ de ______ e da ______ entre ______.
G. ______ o ______ franco-belga ______ Lévi-Strauss, a ______ mais ______ entre ______ que ______ a ______ de ______ com mais de uma ______ foi o ______.
H. Na ______ desse ______ social, ______ a ______; as ______ de ______, de ______, de ______, de ______, e de ______ para ______ as trocas ______; e ______ os ______ que ______ a ______ social ______.
I. A ______ de ______ surgiu ______ na ______, para ______ a ______ de uma ______ social que ______ um ______ número de ______ e sofreu ______ modificações ao ______ dos ______.
J. No ______ os seres ______ agrupavam-se por ______, tendo em ______ o laço ______ que unia as ______ em ______ da ______ e ______.
K. A ______ de ______ formou as ______. Das ______ vimos ______ as ______, e, ______ as ______, ______ a ______ de ______ e ______.
Professora: Guênia Soares de Almeida

Continue navegando