Buscar

PRE ROTEIRO

Prévia do material em texto

Pré-Roteiro da peça teatral
Tema: Covid -19
Introdução: Médico(a) e Enfermeira(a)
HISTORIA DA DOENÇA: Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, China. Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – que é o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. O termo “pandemia” se refere à distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade.
SINAIS E SINTOMAS: Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum: febre de início súbito, acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 
TRANSMIÇÃO: Tosse, catarro, contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
 
TRATAMENTOS: Não possui tratamento especifico, controlar os sintomas é essencial para que não haja complicações graves. Caso você apresente os sintomas, o Ministério da Saúde recomenda repouso, isolamento. Caso haja piora do quadro geral, com surgimento de sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, procure urgentemente um serviço de saúde, tenha ainda mais atenção se o paciente fizer parte do grupo de risco, como idosos e pessoa com doenças crônicas.
· Lavar as mãos com água e sabão com frequência
· Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
· Evitar contato próximo com pessoas doentes
· Ficar em casa quando estiver doente
· Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
· Manter a distância, usar máscara e álcool.
EXAMES:
· RT-PCR: é o exame mais comum e também o mais eficaz:
Inicialmente é colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo (isto é, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta) ou amostra de sangue, em alguns casos. 
· RT-LAMP: opera de modo semelhante ao RT-PCR: detecta o DNA do microrganismo por meio de secreção das vias aéreas superiores. 
· Antígeno: O método por antígeno é o mais rápido
 Iremos demostrar como a equipe de saúde se comporta diante do caso de um casal com suspeita de covid-19.
ACS: vale ressaltar que em época de pandemia os agentes comunitários de saúde não entravam nas casas ficavam somente de fora e totalmente equipados
ACS: Bom dia? 
 Vocês estão bem?
CASAL: Não, estou toda quebrada fazem 3 dias que eu e meu marido estamos com febre, comendo praticamente nada, sem sentir gosto pense em um negócio ruim.
ACS: Saíram de casa esses dias ou recebam visitas? 
CASAL: Sim, meus parentes de Fortaleza estiveram aqui e depois disso ficamos doentes e eles também.
ACS: vocês sabem que as recomendações são não sair de casa sem proteção e não receber visitas, provavelmente estejam com Covid, fiquem em casa que tomarei as medidas necessárias.
CASAL: besteira, isso ne verdade não.
ACS: chega ao Posto e informa a Enfermeira que se informa sobre o caso e mobiliza a equipe.
 ENFERMEIRA: Infelizmente pelas circutâncias e pela alta demanda não poderemos ir até lá, continuaremos com a mesma medida realizada aqui até agora dentro de todas as medidas de segurança vamos traze-los a unidade para que realizem o exame que tenham o atendimento necessário
CASAL É LEVADO AO POSTO. CONSULTADO PELO MEDICO QUE SOLICITA O EXAME RT-PCR.
ENFERMEIRA E TECINA FAZEM A COLETA DO EXAME
PSCIOLOGO ENTRA COM A PARTE DE ACONSELHAR E ACALMAR-LOS SOBRE A DOENÇA.
DENTISTA TAMBÉM OS ORIENTA SOBRE A HIGIENE BUCAL E COMO GUARDAR SUAS ESCOVAS.

Continue navegando