Buscar

ADMINISTRAÇÃO BANCÁRIA N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO BANCÁRIA
NOVAS PERGUNTAS 
1 - Antes de fazermos qualquer tipo de aplicação financeira, é necessário entender os riscos que cada operação de investimentos possui. Cada investidor trabalha com mais ou menos aversão ao risco. E, para saber onde você se encontra, é necessário fazer um teste de perfil de investimentos.
 
Assinale a alternativa que apresenta quais são os três perfis de investidores.
R: Conservador, moderado e agressivo.
2 - O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de órgãos reguladores e instituições, sejam públicas ou privadas, que garantem o desenvolvimento da economia por meio da execução de regras que irão facilitar a transação bancária entre os agentes do mercado.
 
Um dos papéis doSFN é promover a interação de agentes superavitários e deficitários. Assinale a alternativa que identifica a diferença entre esses dois agentes:
R: Agente superavitário é aquele cujo gasto é inferior à renda, recebendo juros pelo capital aplicado; agente deficitário é aquele que se propõe a pagar juros pelo capital que obteve como empréstimo.
3 - Leia o excerto a seguir:
“[...] Responsável pelas operações de venda de moedas (divisas) e instrumentos de fomento estrangeiros. Aqui, os agentes voltados ao comércio internacional são os principais atuantes [...]”.
 
MACHADO, L. H. M. Sistema Financeiro Nacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 23.
 
Considerando o excerto apresentado, assinale a alternativa que indica o segmento do mercado financeiro abordado.
R: Mercado cambial.
4 - Leia o excerto a seguir:
“[...] Um sistema financeiro é, basicamente, um conjunto de mercados nos quais os recursos são alocados, ou seja, direcionados de acordo com a demanda. [...] Consiste, assim, em um dos elementos de maior relevância para a economia de um país, já que suas movimentações de recursos proporcionam maior liquidez e circulação da moeda, que aumenta os níveis de atividade econômica”.
 
FERREIRA, M. A. Sistema Financeiro Nacional: uma abordagem introdutória dos mecanismos das instituições financeiras. Curitiba: Intersaberes, 2014. p. 17.
 
Considerando o excerto apresentado sobre o Sistema Financeiro Nacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Subsistema normativo - é o subsistema responsável pela disciplina das regras de funcionamento e da atuação dos entes financeiros e por sua deliberação, com o atributo de estabelecer as normas, além de promover a fiscalização e as sanções aos participantes que descumprem suas determinações. É a porção do Sistema Financeiro Nacional que assegura o cumprimento dos marcos legais do setor e, por conseguinte, a segurança e a confiabilidade das operações financeiras.
 
II. Subsistema operativo - é o setor do Sistema Financeiro Nacional que realiza as intermediações financeiras, tendo como finalidade cumprir o processo de intermediação do suporte operacional e da administração, ou seja, busca viabilizar o financiamento dos entes econômicos deficitários a partir dos excedentes de recursos dos entes econômicos superavitários com o diferencial de juros (chamado de spread), que remunera os intermediários financeiros.
 
III. Subsistema normativo - apenas o Conselho Monetário Nacional compõe esse subsistema.
 
IV. Subsistema operativo - é composto, exclusivamente, de instituições bancárias.
 
Está correto o que se afirma em:
R: I e II, apenas.

Outros materiais