A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
N2 ADM BANCARIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
1. A incerteza é uma dúvida; isso implica situações nas quais se tem conhecimento antecipado dos eventos futuros, podendo ou não se conhecer a sua dimensão, mas que não se sabe, com antecedência, a probabilidade de acontecerem. Definimos tais incertezas como riscos.
 
Um desses riscos é resultante de mudanças fundamentais na economia ou no ambiente político. Qual é a classificação desses riscos? Assinale a alternativa correta.
	
	
	Risco financeiro.
	
	
	Risco estratégico.
	
	
	Risco planificado.
	
	
	Risco do negócio.
	
	
	Risco de mercado.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Antes de fazermos qualquer tipo de aplicação financeira, é necessário entender os riscos que cada operação de investimentos possui. Cada investidor trabalha com mais ou menos aversão ao risco. E, para saber onde você se encontra, é necessário fazer um teste de perfil de investimentos.
 
Assinale a alternativa que apresenta quais são os três perfis de investidores.
	
	
	Conservador, moderado e sensato.
	
	
	Conservador, moderado e agressivo.
	
	
	Conservador, tradicional e moderado.
	
	
	Conservador, cauteloso e moderado.
	
	
	Conservador, moderado e cauteloso.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o excerto a seguir:
“[...]responsável pelas operações de venda de moedas (divisas) e instrumentos de fomento estrangeiros. Aqui, os agentes voltados ao comércio internacional são os principais atuantes [...]”.
 
MACHADO, L. H. M. Sistema Financeiro Nacional . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 23.
 
Considerando o excerto apresentado, assinale a alternativa que indica o segmento do mercado financeiro abordado.
	
	
	Mercado de crédito.
	
	
	Mercado monetário.
	
	
	Mercado de capitais.
	
	
	Mercado cambial.
	
	
	Mercado de valores imobiliários.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia o excerto a seguir:
“Para uma gestão eficiente, é importante conhecer o funcionamento do mercado financeiro e as suas principais operações. Neste sistema, o mercado financeiro tem um papel indispensável, pois promove a interação de agentes superavitários e deficitários [...]. No Brasil, são quatro os segmentos do mercado financeiro [...]”.
 
MACHADO, L. H. M. Sistema Financeiro Nacional . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 23.
 
A respeito dos quatro segmentos do mercado financeiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (F ) Mercado monetário – segmento no qual são realizadas as operações de longo prazo; aqui, os papéis mais negociados têm emissão pelo Banco Central, obedecendo à execução política monetária do Governo Federal com respaldo do Tesouro Nacional, que tem o propósito de financiar o déficit público.
II. ( V ) Mercado de crédito – segmento que assiste as necessidades de crédito no curto, médio e longo prazos. Negocia, principalmente, o financiamento de bens duráveis, investimentos e capital de giro das empresas, além do consumo.
III. ( V ) Mercado de capitais – segmento que atende às necessidades de crédito no médio e longo prazos. Abrange, em especial, investimentos em ativos imobilizados. As operações são realizadas entre investidores e emissores (devedores) e negociadas em bolsa de valores.
IV. (V  ) Mercado cambial – responsável pelas operações de venda de moedas (divisas) e instrumentos de fomento estrangeiros. Aqui, os agentes voltados ao comércio internacional são os principais atuantes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	V, V, V, F.
	
	
	F, V, V, V.
	
	
	V, F, F, F.
	
	
	V, V, V, V.
	
	
	V, V, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o excerto a seguir:
“[...] um sistema financeiro é, basicamente, um conjunto de mercados nos quais os recursos são alocados, ou seja, direcionados de acordo com a demanda. [...] Consiste, assim, em um dos elementos de maior relevância para a economia de um país, já que suas movimentações de recursos proporcionam maior liquidez e circulação da moeda, que aumenta os níveis de atividade econômica”.
 
FERREIRA, M. A. Sistema Financeiro Nacional : uma abordagem introdutória dos mecanismos das instituições financeiras. Curitiba: Intersaberes, 2014. p. 17.
 
Considerando o excerto apresentado sobre o Sistema Financeiro Nacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Subsistema normativo – é o subsistema responsável pela disciplina das regras de funcionamento e da atuação dos entes financeiros e por sua deliberação, com o atributo de estabelecer as normas, além de promover a fiscalização e as sanções aos participantes que descumprem suas determinações. É a porção do Sistema Financeiro Nacional que assegura o cumprimento dos marcos legais do setor e, por conseguinte, a segurança e a confiabilidade das operações financeiras. V
 
II. Subsistema operativo – é o setor do Sistema Financeiro Nacional que realiza as intermediações financeiras, tendo como finalidade cumprir o processo de intermediação do suporte operacional e da administração, ou seja, busca viabilizar o financiamento dos entes econômicos deficitários a partir dos excedentes de recursos dos entes econômicos superavitários com o diferencial de juros (chamado de spread ), que remunera os intermediários financeiros. V
 
III. Subsistema normativo – apenas o Conselho Monetário Nacional compõe esse subsistema. F
 
IV. Subsistema operativo – é composto, exclusivamente, de instituições bancárias.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e IV, apenas.
 
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de órgãos reguladores e instituições, sejam públicas ou privadas, que garantem o desenvolvimento da economia por meio da execução de regras que irão facilitar a transação bancária entre os agentes do mercado.
 
Um dos papéis do SFN é promover a interação de agentes superavitários e deficitários. Assinale a alternativa que identifica a diferença entre esses dois agentes:
	
	
	Agente superavitário é aquele cujo gasto é superior à renda, recebendo juros pelo capital aplicado; agente deficitário é aquele que se propõe a pagar juros pelo capital que obteve como empréstimo. F
	
	
	Agente superavitário é aquele cujo gasto é inferior à renda, solicitando empréstimos para compô-la; agente superavitário é aquele que se propõe a pagar juros pelo capital que obteve como empréstimo. F
	
	
	Agente superavitário é aquele cujo gasto é inferior à renda, recebendo juros pelo capital aplicado; agente deficitário é aquele que se propõe a pagar juros pelo capital que obteve como empréstimo. V 
	
	
	Agente deficitário é aquele cujo gasto é inferior à renda, recebendo juros pelo capital aplicado; agente superavitário é aquele que se propõe a pagar juros pelo capital que obteve como empréstimo.F
	
	
	Agente superavitário é aquele cujo gasto é inferior à renda, recebendo juros pelo capital aplicado; agente deficitário é aquele que tem o gasto inferior à sua renda.V
 
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Atua no recolhimento compulsório e nos depósitos das instituições financeiras. É o agente responsável por retirar ou aumentar a circulação da moeda na economia do país. O compulsório irá sinalizar aos mercados as taxas de juros às quais as novas transações serão submetidas.
 
O compulsório é responsabilidade de qual agente do Sistema Financeiro Nacional?
	
	
	Conselho Monetário Nacional.
	
	
	Fundo Monetário Internacional.
	
	
	Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
	
	
	Banco Central do Brasil.
	
	
	Comissão de Valores Mobiliários.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. São títulos de dívida de longo prazo emitidos por sociedades anônimas de capital fechado ou aberto, voltados para desenvolver projetos de investimento ou para alongar o perfil de endividamento. Nesse tipo de operação, quem capta os recursos paga ao aplicador o capital investido, mais juros, em data acordada.
 
A definição acima se refere a qual investimento? Assinale a alternativa correta.
	
	
	Recibos de Depósito Bancário.
	
	
	Letras de Crédito Imobiliário.
	
	
	Letras