Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - Bromatologia - AULA 2 ead

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BROMATOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA:
	CURSO: Biomedicina
	POLO: Campina Grande
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Naira Paes de Moura
			TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula (relatar os principais métodos de determinação de lipídeos e o que foi utilizado em aula, importância para a composição centesimal, os métodos referentes a deterioração de lipídeos e como evitá-los)
Os lipídeos são compostos que geralmente insolúveis em água e pouco solúveis em solventes orgânicos. Na aula foi utilizado a amostra do queijo coalho, na realização da análise determinamos o percentual de gordura/lipídios presente nos alimentos através da análise de Soxhlet, ou extração de gordura por meio de éter. Essa análise tem como pontos importantes: fornecer ácidos graxos essenciais, transportar as vitaminas lipossolúveis, melhorar o sabor e textura dos alimentos e os odores. Eliminando a água no lipídeo para inibir a rancificação oxidativa.
2. Materiais utilizados.
· Copo do extrator de Soxhlet;
· Extrator com o copo de celulose e copo de vidro;
· 50 ml de Clorofórmio;
· Dessecador com sílica 
· Balança analítica
· 5g do queijo coalho
· Almofariz e pestilo
· Espátula, pinça
· Proveta graduada
3. Realizar os cálculos.
 Pr x 100 Pa = Peso da amostra
 Pa Pr = Peso resíduo
0,5 g x 100
 5
150 / 100 = 30% de lipídeos 
			TEMA DE AULA: DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula, relatando a importância da determinação do teor de proteínas para a composição centesimal dos alimentos.
O tema abordado na aula foi o método de Kjedahl que consiste em passar por dois tipos de processos. Nesse método a amostra passa por três etapas a primeira é a digestão onde a amostra e pesada em papel vegetal, transferida para o tubo de Kjedahl acrescida do ácido sulfúrico e a mistura catalítica. Quando aquecida em um bloco digestor a temperatura e aumentada gradativamente até que atinja 400°C, mantendo no digestor até que a solução fique azul-esverdeada. Após esfriar adicionar 10 ml de água, para que o carbono e o hidrogênio sejam oxidados. A destilação e a segunda etapa, por aquecimento direto ou arraste de vapor. O sulfato de amônio e tratado com o hidróxido de sódio para liberação de amônia. Nessa etapa acopla-se o destilador um Erlenmeyer com 20 ml de solução e adapta o tubo de Kjedahl ao destilador adicionando a solução para realizar a destilação. A titulação e o terceiro passo desse método onde determina a quantidade de nitrogênio com solução de ácido sulfúrico 0,1 m até viragem do indicador que posteriormente e anotado o valor gasto na titulação.
2. Determinar o teor de proteínas das amostras estudadas.
Cálculo do percentual de Proteínas, onde V = diferença entre o número de ml de um ácido sulfúrico 0,05M e o número de ml de hidróxido de sódio 0,1 M gastos na titulação.
f = fator de correção , p = peso da amostra.
V x 0,14 x f
 P
15 x 0,14 x 6,25 = 13,1% de Proteínas
 1g
			TEMA DE AULA: ANÁLISE DE LEITE 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula, ressaltando a importância das análises que atestam a qualidade do leite, diante das constantes falsificações.
Devido ao leite ser facilmente perecível e muitas vezes alterados para a sua comercialização a análise do leite tem grande importância para avaliar a qualidade e integridade do produto e assim garantir todas as etapas da produção. Mantendo as condições sanitárias , higiene e propriedades nutricionais seguras. O leite e considerado um dos alimentos mais testados e avaliados para que se possa garantir a qualidade do produto. Nas análises são observados : acidez, peroxidase, identificação de amido, determinação do pH e densidade.
2. Apresentar os resultados das análises realizadas no leite.
1.Análise de acidez: foi observado um ponto de virada com coloração rosado claro. Método: 10 ml de amostra para o Erlenmeyer adicionado de 20 ml água para a diluição, adiciona 6 gotas da solução de fenolftaleína até obter a coloração rósea.
2.Análise de peroxidase: apresentou a coloração salmão no leite pasteurizado sinalizando que há presença de enzima.Método:10 ml no tubo de ensaio, aquece a 40° para a ativação de enzimas, acrescentar 2 ml de solução e adicionar 3 gotas de peróxido de hidrogênio.
3.Análise de identificação de amido: a coloração azulada indicou adulteração por presença do amido e a amostra que não houve mudança na coloração indicou que não houve adulteração do produto. Método: 10 ml da amostra em um béquer, aquecer até ebulição por 5 min, resfriar em água corrente, adicionar 5 gotas do reagente lugol. Na presença do amido a coloração azul indica.
4.Análise de determinação do pH: realizou a leitura no aparelho de pHmetro com resultado de 7,1 de pH no leite. Método: 50ml da amostra no béquer, com o auxílio do pH-metro determinar o pH.
5.Análise de densidade: foi utilizado o termolactodensimetro onde se pode observar se há adição de água ao leite. Foi observado que a densidade estava dentro dos parâmetros com o resultado 1, 051 de densidade. Método: 500 ml de leite em uma proveta
Referências Bibliográficas:
ANDRADE, C. B E. Análises de Alimentos: uma visão química da nutrição. São Paulo: livraria Varela, 2006.
FRANCO, B. D. G. M.; LANGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 1996. 
FERREIRA, F. N; MONTEIRO, M. I. C; SILVA. L I. D. Determinação de Nitrogênio Total em amostras de Rochas Petrolíferas pelo Método kjeldahl/Indofenol. Jornada de Iniciação Cientifica, CETEM/RJ. 2004. 
NEVES, R. A. M.; MIRA, N. V. M. DE; MARQUEZ, U. M. L. Caracterização de hidrolisados enzimáticos de pescado. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.24, n. 1, p. 101-108. 2004.
.

Mais conteúdos dessa disciplina