Buscar

EXERCICIOS - RESULTADOS DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO EM GESTAO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
1. A gestão de pessoas envolve a associação de elementos heterogêneos, dada a multiplicidade de atores, conhecimento, recursos materiais e imateriais que estão presentes tanto no planejamento e na prática quanto em seus resultados. Assim, é possível identificar diferentes caminhos para realizar pesquisas das quais decorrem dados para interpretação e análise.
Em gestão de pessoas, a pesquisa aberta, a partir da qual é possível aprofundar a análise do significado das ações e das relações humanas, considerando aspectos subjetivos, é baseada em dados:
Você acertou!
B. qualitativos.
A pesquisa com dados qualitativos é a que proporciona se aprofundar no significado das ações e relações humanas — um lado não perceptível e não captável em equações, médias e estatísticas. Assim, trabalha com uma realidade que não pode simplesmente ser quantificada, uma vez que se refere a um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes; que correspondem a relações, processos e fenômenos — que, por sua vez, não podem ser reduzidos apenas a operações variáveis. As demais alternativas referem-se a outros tipos de dados: discretos (são tipos de dados quantitativos), quantitativos (relacionado a medidas), operacionais (relativos à determinada operação dentro de uma empresa); contínuos (são tipos de dados quantitativos, de escala contínua). 
2. Entre os diversos indicadores que podem ser utilizados na gestão de pessoas, de acordo com a necessidade da empresa e sua área de atuação, estão os demográficos, financeiros e operacionais/de processo.
Com base nesta afirmativa, e no conteúdo estudado nesta Unidade de Aprendizagem, é possível assinalar, como exemplo de indicador operacional/de processo:
Você acertou!
C. o número médio de colaboradores usuários do plano de saúde.
Os indicadores operacionais ou de processos são uma categoria que contém indicadores que ajudam na compreensão do desempenho de processos internos e ações pertinentes à área de gestão de pessoas. Portanto, o exemplo adequado é: número médio de colaboradores usuários do plano de saúde. A amplitude de comando e a proporção de colaboradores são exemplos de indicadores demográficos; enquanto o custo de saúde por colaborador e a remuneração média por colaborador são exemplos de indicadores financeiros. 
3. O velocímetro informa a velocidade de um carro, ou seja, a distância que o carro pode andar em determinado tempo. A balança informa a massa (em kg) de um indivíduo, por meio do qual este pode calcular seu IMC, relacionando com a altura, interpretando se está ou não no peso ideal. Ao final do jogo de futebol, o juiz informa a quantidade de faltas nos dois tempos do jogo e, com a informação, é possível avaliar se o primeiro tempo foi mais ou menos violento do que o primeiro. 
Na área de gestão de pessoas, instrumentos de medição que possibilitam visualizar informações sobre o resultado da execução da estratégia, de forma a comunicar o alcance das metas e sinalizar a necessidade de ações de atualização de trajetória são:
Você acertou!
C. os indicadores.
Indicadores são instrumentos de medição que possibilitam visualizar informações sobre o resultado da execução da estratégia, de forma a comunicar o alcance das metas e sinalizar a necessidade de ações corretivas. Sua utilização é uma importante ferramenta de gestão, uma vez que possibilita a transparência na divulgação de resultados, garantindo o alinhamento dos esforços por meio de linguagem e objetivos comuns; definindo critérios objetivos e reconhecidos pela organização. Já as fórmulas são equações que executam cálculos sobre valores em uma planilha;  enquanto os padrões são os elementos que se repetem de maneira previsível; e as variáveis são elementos representantes do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômenos; e, por fim, os pontos fortes são aspectos positivos e elementos de destaque.
4. 
Após a realização do preenchimento da matriz SWOT, são verificados alguns encaminhamentos que podem ser dados aos elementos de cada quadrante preenchido. Sobre esses encaminhamentos, analise as afirmativas:
I. Deve-se buscar tirar o máximo de partido dos pontos fortes, de forma a aproveitar o máximo as oportunidades detectadas.
II. Deve-se tirar o máximo de partido dos pontos fracos, de forma a minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
III. Deve-se desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos, e que, simultaneamente, aproveitem oportunidades emergentes.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). ​​​​
Resposta correta.
A. As afirmativas I e III estão corretas.
A partir da compreensão das oportunidades e ameaças, dos pontos fortes e fracos, deve-se: a) tirar o máximo de partido dos pontos fortes, de forma a aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas; b) tirar o máximo de partido dos pontos fortes, de forma a minimizar os efeitos das ameaças detectadas; c) desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos, e que, simultaneamente, aproveitem as oportunidades emergentes; d) desenvolver estratégias que minimizem ou ultrapassem os pontos fracos; e, tanto quanto possível, façam frente às ameaças detectadas.
5. Maria é gestora de uma churrascaria, no estado de Goiás, em Alto Paraíso de Goiás, cidade turística que atrai milhares de turistas anualmente. A alta temporada ocorre nos meses de junho e julho, período da seca, quando as cachoeiras dos rios ficam menos perigosas, com menos riscos de afogamento e de inundações na nascente, fenômeno conhecido como tromba d'água. A qualidade da carne, além disso, atrai turistas para a empresa liderada por Maria.
Neste contexto, tem-se:
1. excelente churrasco e espaço kids;
2. valor promocional da carne do frigorífico;
3. tempo de espera para refeição aumentado (dobra) quando há mais turistas na cidade;
4. duração do período chuvoso de dois para quatro meses.
Uma ferramenta utilizada para dar subsídios ao planejamento, produzindo uma análise de cenário importante também para a gestão de pessoas é a análise SWOT.
Pela análise SWOT, é possível identificar, no cenário da gestora Maria, os números 1 a 4, como:
Você acertou!
B. forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a área.
Conhecida em português como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a Matriz SWOT permite avaliar os ambientes internos e externos da organização, fornecendo melhor visualização dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização; e, desta forma, formular estratégias voltadas para a melhoria. Objetivos, metas e resultados, estado atual, estado desejado, estado presente e estado futuro para a área, talento, qualidade, diferencial e habilidades da área, aspectos mensuráveis, específicos, alcançáveis e realísticas da área, são todos elementos que não constam no descritivo da análise SWOT, e, portanto, não devem ser assinalados.​​​​​​​​​​​​

Continue navegando