Buscar

Química exp 1-relatório 7

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA (CCSST).
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
KALEB MELO DOS SANTOS
	
TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
 
Imperatriz - MA
2022
KALEB MELO DOS SANTOS
TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
Trabalho apresentado no curso de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Maranhão no centro de ciências sociais saúde, tecnologia para a obtenção de nota
Imperatriz - MA
2022
Resumo
	Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base do ácido clorídrico (HCl) e do leite. Essa realização foi feita com o auxílio de diversos equipamentos do laboratório e também com a solução de fenolftaleína, onde foram alcançados resultados satisfatórios.
Introdução
	A titulação se trata de um método analítico de química, que serve para determinar a quantidade desconhecida de uma substância a partir de uma segunda substância, cuja concentração é conhecida. Há vários métodos químicos de titulação, onde um dos principais é o ácido-base, onde há a ocorrência de uma reação completa entre um componente ácido e um componente básico. Porém, para que seja realizado uma análise correta, há cuidados a serem tomados como por exemplo: a reação deve ser estequiométrica, ou seja, os reagentes podem ser calculados quimicamente, além disso as substâncias devem ser bem conhecidas (Sussuchi, Midori, 2008).
	Segundo F.S. Silva, os indicadores ácido-base são substâncias que possuem propriedades químicas e estruturais específicas, onde os mesmos apresentam os grupos cromóforos que tem a capacidade de mudar de cor na presença de diferentes soluções, onde a variação de cor depende da concentração de íons H+ para meios ácidos ou OH- para meios alcalinos (F.S. Silva, et. Al, 2018).
	Uma das substâncias indicadoras mais utilizadas no ramo da química é a solução de fenolftaleína (C20H14O4), este é um indicador sintético que quando se dissolve em água, origina íons que se equilibram no meio aquoso. Ao adicionar essa substância na solução que será medido o ph, sua coloração pode ser alterada, sendo rosa para um meio básico e incolor para um meio ácido (Alves).
	
	 
	
	Objetivos
Realizar a titulação ácido base do ácido clorídrico (HCl) e do leite.
Materiais
· Suporte universal;
· 2 Becker 100ml;
· 1 Bureta;
· 1 Garra;
· 1 Erlenmeyer 100ml;
· Capela;
· Solução de fenolftaleína;
· Hidróxido de sódio (NaOH);
· Ácido clorídrico (HCl);
· Leite.
Procedimento experimental
	Primeiramente foi pego o suporte universal juntamente da garra e da bureta, para formar a estrutura do experimento. Abaixo da bureta deve-se colocar um Becker. Em seguida houve o preparo das soluções, onde foi colocado, com o auxílio de uma proveta, 10 ml de ácido clorídrico em um Erlenmeyer e aproximadamente 25 ml de hidróxido de sódio, após isso, foi adicionado 4 gotas de fenolftaleína na solução de ácido clorídrico. Vale ressaltar que o preparo dessas soluções ocorreu dentro da capela com o exaustor acionado.
	Em seguida, o hidróxido de sódio foi colocado dentro da bureta e depois foi ajustado ao menisco. Depois o Erlenmeyer foi colocado abaixo da bureta que foi aberta lentamente para um maior controle. O ácido teve que ser homogeneizado constantemente com o gotejamento ocorrendo dentro da vidraria. Quando a coloração foi alterada, o gotejamento foi sessado, e as medidas foram anotadas.
	Após a titulação do ácido, foi realizada a titulação do leite, onde inicialmente houve o preparo da solução, adicionando 10 ml de leite em um Erlenmeyer com 5 gotas de fenolftaleína, em seguida, ocorreu o mesmo processo da titulação do ácido.
Resultados e discussão
	 Com o experimento foi visto que quando o menisco chegou em 10 ml a solução havia entrado em equilíbrio. Com isso temos a seguinte fórmula:
Ca*Va=Cb*Vb
Essa fórmula é usada para descobrir a concentração ácida:
Ca=0,1*0,01/0,01
Ca=0,1ml
	Já para o leite, o equilíbrio foi alcançado com o menisco marcando 2,55 ml. Com isso temos a seguinte fórmula:
Porcentagem de acidificação=V*f*0,9/A
Adicionando os resultados, temos:
Porcentagem de acidificação=2,55*0,99*0,9/10
Porcentagem de acidificação=0,227205%
Conclusão 
	Foi notável que no experimento houve uma diferença de ml entre as 2 titulações, isso pode ter ocorrido devido a quantidade de fenolftaleína, pois no ácido clorídrico houve a adição de apenas 4 gotas desse composto, enquanto que no leite foi adicionado 5 gotas. Isso também pode ter causado a diferença de tempo entre as titulações, onde a do leite foi muito mais rápida.
Referências
Silva, A. F. S., Brito, L. M., & Gonçalves, J. L. da S. (2018). Extratos vegetais: uma Alternativa à Fenolftaleína no Ensino de Química Analítica
Sussuchi, Eliana Midori, S. M. F. Moraes, and M. V. R. de Souza. "TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE." Química I (2008): 212-24.
SOUZA, Líria Alves de. "Indicadores de pH"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/indicadores-ph.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2022.

Continue navegando