Buscar

Atividade 1 MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudante, leia o excerto a seguir:
“O controlador é o ‘cérebro’ do braço robótico industrial e permite que as partes do robô operem em conjunto. Ele funciona como um computador e permite que o robô seja ligado a outros sistemas. O controlador do braço robótico executa um programa. O programa é introduzido com um console de instruções conhecido como teach pendant., com o auxílio de um programa em um computador”.
VALERIO, R.; GARCIA, M. V. R. O Futuro da Robótica. In: SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR ENIAC, 6., 2014, v. 1, n. 6, p. 148. Anais… Disponível em: http://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/download/218/248/547.  Acesso em: 27 ago. 2021. 
 Com os conteúdos estudados, fica claro que um robô funciona similarmente a um computador, pois necessita de instruções de programação para realizar suas atividades. Dessa forma, os robôs não substituem os homens, mas eles completam o serviço deles. Como já discutido, muitas vezes, o robô recebe o nome de braço robótico, pois apresenta algumas similaridades com o braço humano. Logicamente que o peso que um robô consegue manipular é maior do que o do braço humano. A partir dessas informações, trace um paralelo entre juntas, eixos e motores com um braço humano. Escreva, no mínimo, 15 linhas e fundamente seu texto com o material de estudo.
Resposta;
Estabelecendo uma comparação entre o braço articulado e um braço humano, em comparação as suas semelhanças, graus de liberdades, às partes, e os elos de um braço. São as estruturas rígidas, que estão entre duas juntas, como exemplo o braço e o antebraço. Uma junta tem a função de fazer a ligação entre dois elos e proporcionar o movimento atribuído a ela, seja linear, rotacional ou esférico, funcionando, assim, como a articulação do ombro, cotovelo ou punho, por exemplo. 
Seu funcionamento requer motores, sensores e mecanismos, além de partes conectadas que fazem movimentos de rotação e translação que simulam um braço humano. O número de articulações define a flexibilidade da movimentação e cada uma delas representa um grau de liberdade. A base de sustentação do braço mecânico equivale ao ombro humano e é responsável pelo equilíbrio. O cotovelo proporciona o grau de verticalidade e dá o grau de liberdade, O pulso proporciona o grau de verticalidade e é responsável pela precisão. A mão e os dedos são as garras de captura de elementos, enquanto o braço e o antebraço são apoios de extensibilidade. Na indústria, os robôs podem realizar várias funções, como: pintar, soldar, fundir, montar, movimentar cargas, inspecionar produtos e realizar testes, tudo realizado com segurança, precisão e velocidade.
Na extremidade do manipulador, o efetuador é qualquer dispositivo que seja utilizado para a execução da atividade a qual o robô está encarregado, podendo ser desde uma garra para pegar um objeto ou até mesmo um instrumento com câmera utilizado em cirurgias robóticas minimamente invasivas. 
No outro extremo, o braço é fixado em uma base, seja ela fixa ou móvel. Os graus de liberdade do braço robótico são calculados e podem ser limitados isso depende da sua finalidade e quantidade de eixos, como no braço humano que possui sete graus de liberdade. O conjugado – torque – de um motor elétrico é proporcional ao seu custo, assim como ao seu tamanho e, como citado antes, é possível realizar um acoplamento de transmissão redutora para minimizar a despesa de acordo com a proposta de uso: mais velocidade ou mais força. 
Nos sistemas hidráulicos, o custo também cresce de acordo com o torque, porém de uma forma mais lenta, validando suas aplicações em atividades as quais de mandem maior esforço, como o sistema nervoso e músculos humanos.

Continue navegando